Edward James

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Edward William Frank James (16 de agosto de 19071984) foi um poeta britânico, conhecido como patrocinador do surrealismo.

Edward James nasceu 16 de agosto de 1907, o único filho de William James, um magnata americano do ramo ferroviário, que se mudou para a Inglaterra e casou-se com Evelyn Forbes, uma socialite escocesa. Ele tinha quatro irmãs mais velhas: Audrey, Millicent, Xandra, e Silvia. James foi educado brevemente em Eton, em seguida, no Le Rosey, na Suíça, em seguida, em Christ Church, Oxford, onde foi contemporâneo de Evelyn Waugh e Harold Acton. Em 1912 ele herdou 8 mil acres (32 quilômetros quadrados) da propriedade Dean House, em West Sussex, após a morte de seu pai.

No início dos anos 1930, casou-se com Tilly Losch, uma coreógrafa, atora e pintora austríaca. Ele encomendou várias produções expressamente para ela, a mais notável das quais foi Les Ballets 1933, que incluiu Kurt Weill, Lotte Lenya e George Balanchine. James e Losch se divorciaram em 1934, acusando-a de adultério com Serge Obolensky Prince, um executivo americano hoteleiro.[1]

Referências

  1. Coleby, Nicola, "A Surreal Life: Edward James, 1907-1984", Exhibition Catalogue, Royal Pavilion (Brighton, 1998).
Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.