Edward James

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde outubro de 2017).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.

Edward William Frank James (16 de agosto de 19071984) foi um poeta britânico, conhecido como patrocinador do surrealismo.

Edward James nasceu 16 de agosto de 1907, o único filho de William James, um magnata americano do ramo ferroviário, que se mudou para a Inglaterra e casou-se com Evelyn Forbes, uma socialite escocesa. Ele tinha quatro irmãs mais velhas: Audrey, Millicent, Xandra, e Silvia. James foi educado brevemente em Eton, em seguida, no Le Rosey, na Suíça, em seguida, em Christ Church, Oxford, onde foi contemporâneo de Evelyn Waugh e Harold Acton. Em 1912 ele herdou 8 mil acres (32 quilômetros quadrados) da propriedade Dean House, em West Sussex, após a morte de seu pai.

No início dos anos 1930, casou-se com Tilly Losch, uma coreógrafa, atriz e pintora austríaca. Ele encomendou várias produções expressamente para ela, a mais notável das quais foi Les Ballets 1933, que incluiu Kurt Weill, Lotte Lenya e George Balanchine. James e Losch se divorciaram em 1934, acusando-a de adultério com Serge Obolensky Prince, um executivo americano hoteleiro.[1]

Referências

  1. Coleby, Nicola, "A Surreal Life: Edward James, 1907-1984", Exhibition Catalogue, Royal Pavilion (Brighton, 1998).
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.