Saltar para o conteúdo

Edward Lasker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Edward Lasker
Nascimento3 de dezembro de 1885
Kępno
Morte25 de março de 1981 (95 anos)
Nova Iorque
CidadaniaAlemanha, Estados Unidos, Reino da Prússia
Alma mater
Ocupaçãoescritor de não ficção

Edward Lasker (Kępno, 3 de dezembro de 1885Nova Iorque, 25 de março de 1981) foi um escritor e Mestre Internacional de Xadrez norte-americano. É o autor de História do Xadrez (título original, The Adventure of Chess), publicado pela primeira vez em 1959.

Infância e educação

[editar | editar código]

Edward Lasker nasceu em Kempen, província de Posen, Prússia, Império Alemão (atual Kępno, Polônia), de Sigismund Lasker e Flora Bornstein. Ele se mudou na infância, tendo estudado em Breslau (atual Wrocław) e em Charlottenburg (atualmente parte de Berlim).

Formou-se na Technische Hochschule em Charlottenburg (agora Technische Universität Berlin ) em Engenharia Mecânica e Elétrica, tendo se graduado em 1910.

Carreira na engenharia

[editar | editar código]

Antes da Primeira Guerra Mundial, mudou-se para Londres e, em 1914, logo após o início da guerra, para os EUA, terra natal de sua mãe. Trabalhou em Chicago a Sears & Roebuck como engenheiro de segurança. Quando os Estados Unidos entraram na guerra, em 1917, ele até recebeu os documentos de alistamento, mas com o direito de isenção por ser alemão. Ele renunciou à isenção, o que, segundo ele, tornaria sua cidadania americana mais rápida; no entanto, a guerra terminou antes que ele fosse convocado para o serviço militar.

Em 1921-1923, ele inventou uma bomba tira-leite mecânica, que salvou a vida de muitos prematuros e fez com com que ele ganhasse muito dinheiro, embora isso tenha feito com que seus amigos se referissem a ele jocosamente como "o jogador de peito". [1]

Seu professor de xadrez em Breslau foi Arnold Schottländer . Em Berlim, ele venceu o Campeonato da Cidade (1909) e escreveu seu primeiro livro de xadrez, intitulado "Estratégia de Xadrez" ( Schachstrategie, 1911), que teve muitas edições em inglês e alemão.

Lasker (à direita) com Savielly Tartakower

Lasker publicou vários livros sobre damas americanas, xadrez e Go . Ele venceu cinco Campeonatos Abertos dos Estados Unidos de Xadrez (1916, 1917, 1919, 1920 e 1921); este torneio era conhecido na época como Aberto do Oeste. Seu melhor resultado foi uma derrota por pouco, 8,5 a 9,5, em uma partida contra Frank Marshall pelo Campeonato dos Estados Unidos em 1923; este resultado foi alcançado após Lasker ter conseguido um adiamento enquanto liderava a partida devido a um grave ataque de pedra nos rins.

Devido a esse resultado, Lasker foi convidado a participar do lendário torneio de xadrez de Nova York de 1924, um torneio de todos contra todos, com jogadores de classe mundial como Alekhine, Efim Bogoljubov, Capablanca, Emanuel Lasker e Réti. Ele terminou em décimo lugar entre onze jogadores, mas muitas de suas partidas foram aguerridas. Por exemplo, ele teve desempenho semelhante ao de Alekhine, venceu as partidas contra Réti e Savielly Tartakower, ambos entre os 10 melhores do mundo na época, de acordo com o ranking estimado do site Chessmetrics.com, empatou com Capablanca e empatou uma partida contra Emanuel Lasker.

Esta partida foi verdadeiramente extraordinária, pois o ex-campeão mundial perdeu uma vantagem pronunciada e só conseguiu segurar o empate contra Edward ao demonstrar que o lado inferior consegue segurar o empate em certos tipos de finais de torre e cavalo contra um cavalo solitário. A partida durou 103 lances e mudou a teoria do final de jogo, já que ninguém havia demonstrado esse empate específico antes, nem na teoria nem na prática. Lasker era o único amador de xadrez no fortíssimo grupo de profissionais.

Sua partida mais famosa é provavelmente o sacrifício da dama e a caça ao rei contra Sir George Thomas.[2] Depois que Lasker lhe deu o xeque-mate, Thomas disse: "Isso foi muito bom". Lasker, que ainda não havia aprendido inglês, ficou tocado pelo espírito esportivo de Thomas depois que um espectador traduziu o comentário de Thomas para o alemão. Lasker escreveu que, se tivesse vencido a partida contra um grande amador de Berlim, seu oponente provavelmente lhe teria dito: "Você teve sorte! Se eu tivesse jogado [10...Bxe5] em vez de [...De7], você teria perdido".

Embora Lasker nunca tenha vencido Capablanca, ele conseguiu empatar de Pretas contra ele no torneio de Nova York de 1924.[3] Lasker geralmente não tinha tanta sorte; por exemplo, Capablanca chegou uma vez um minuto antes de ter sido declarada a derrota por chegada tardia, em Nova York 1915, e Lasker jogou a variação de Riga da Ruy Lopez com a qual tinha alguma experiência, mas Capablanca encontrou uma continuação vantajosa e venceu.[4]

Lasker ficou profundamente impressionado com o Go. Ele leu sobre ele pela primeira vez em um artigo de revista de Oskar Korschelt, que sugeria o Go como um rival do xadrez, uma afirmação que ele achou divertida. Mais tarde, seu interesse foi despertado novamente quando ele notou o registro de um jogo de Go no verso de um jornal japonês sendo lido por um cliente de um café onde jogavam xadrez.[5]

Ele e seu amigo Dr. Max Lange (1883–1923) – não confundir com o mais famoso mestre de xadrez do século XIX, Max Lange – pegaram o papel depois que ele saiu e decifraram o diagrama, mas o jogo não estava completo. A posição os levou a presumir que a notação sob o jogo indicaria uma vitória das Pretas, mas, como não sabiam ler japonês, tiveram que perguntar a outro cliente japonês no café. Para sua surpresa, foi uma desistência por parte das Pretas. Somente após três semanas de estudo, Max Lange foi capaz de entender o motivo da vitória das Brancas. Essa experiência os levou a uma apreciação mais profunda do jogo, e eles o estudaram seriamente, mas não conseguiram interessar outros jogadores de xadrez.[6]

Após dois anos, Emanuel Lasker, que era o campeão mundial de xadrez, retornou dos Estados Unidos para a Alemanha. Quando Edward lhe disse que havia encontrado um jogo que rivalizava com o xadrez, ele ficou cético, mas depois de aprender as regras e jogar uma partida, entendeu que o Go era um jogo estrategicamente complexo. Começaram a estudar Go com Yasugoro Kitabatake, um estudante japonês, e após dois anos conseguiram vencê-lo sem handicap.[7]

Kitabatake organizou um jogo para Edward, Emanuel e o irmão de Emanuel, Berthold, contra um matemático japonês visitante e forte jogador de Go. Os Laskers assumiram um handicap de nove pedras e jogaram em consulta mútua, considerando seus movimentos profundamente, mas seu oponente os venceu sem esforço e sem perder muito tempo pensando. Após o jogo, Emanuel sugeriu a Edward que viajassem aTóquio a fim de estudar mais profundamente Go. Em 1911, Edward conseguiu um emprego na AEG . Depois de um ano na empresa, ele pleiteou ser transferido para o escritório em Tóquio, mas como a empresa só alocava falantes fluentes de inglês em Tóquio, ele foi designado para trabalhar primeiro na Inglaterra.

Edward ficou detido na Inglaterra quando do início da Primeira Guerra Mundial e nunca conseguiu retornar a Tóquio. No entanto, recebeu permissão para viajar aos Estados Unidos de Sir William Haldane-Porter, chefe do que viria a ser o Serviço de Imigração do Reino Unido. Haldane-Porter lembrou que Lasker havia vencido o campeonato de xadrez de Londres em maio de 1914 e que ele havia testemunhado pessoalmente a famosa partida de Edward contra George Alan Thomas naquele mesmo ano. Edward Lasker foi fundamental no desenvolvimento do Go nos EUA e, juntamente com Karl Davis Robinson e Lee Hartman, fundou a Associação Americana de Go.

Em 1971, o Nihon Ki-in lhe concedeu o Prêmio Okura pelo empenho na promoção do Go a nível internacional.

Vida pessoal

[editar | editar código]

Lasker viveu em Nova York até sua morte em 1981. Ele era amigo do ex-campeão mundial Emanuel Lasker. Edward escreveu em suas memórias acerca do torneio de Nova York de 1924, publicadas na edição de março de 1974 da revista Chess Life : "Só descobri que tínhamos parentesco no momento em que ele (Emanuel Lasker) me contou, pouco antes de sua morte, que alguém lhe mostrara uma árvore genealógica da família Lasker, em um dos galhos eu estava pendurado." [8]

Em uma carta datada de 8 de fevereiro de 1973, endereçada a Robert B. Long, Lasker explicou a relação exata:[9]

A genealogia, aliás, indica que o antepassado comum de Emanuel e eu era Samuel Lasker, filho do rabino da vila polonesa de Łask, cujo nome era originalmente Meier Hindels. No entanto, mais tarde, o nome adicional Lasker foi dado a ele para distingui-lo de outro Meier Hindels que também vivia em Łask. Samuel Lasker mudou-se para outra vila, Kępno, em 1769, depois que esa foi capturada por Frederico, o Grande, e se tornou um município alemão, e eu sou o último descendente dele que nasceu lá. Ele era o bisavô do meu bisavô. Seu filho primogênito deixou Kepmen [ sic -Kempen] e se mudou para Jarotschin, outra vila polonesa, Emanuel Lasker era o bisneto daquele.

Se este fato for verdadeiro, isso faria de Edward e Emanuel primos de terceiro grau em segundo grau.

Lasker era tio da violoncelista e sobrevivente do Holocausto Anita Lasker-Wallfisch; seu pai, Alfons, era irmão de Edward Lasker.[10]

Bibliografia

[editar | editar código]
  • Estratégia de Xadrez 1915 (segunda edição)
  • Xadrez e Damas: o Caminho para a Maestria 1918
  • Go and Go-Moku, 1934 (2ª ed. 1960).
  • Xadrez por Diversão e Xadrez por Sangue, 1942 (2ª ed.), .
  • A Aventura do Xadrez, 1949 (2ª ed. 1959), .
  • Segredos de Xadrez que Aprendi com os Mestres (semi-autobiográfico e instrucional) (1951, 1969) .
  • Xadrez: O Autodidata Completo (1972, Versão Algébrica 1997 com John Nunn) .

Jogos notáveis

[editar | editar código]
abcdefgh
8
a8 preto torre
b8 preto cavalo
f8 preto torre
g8 preto rei
a7 preto peão
b7 preto bispo
c7 preto peão
d7 preto peão
e7 preto rainha
g7 preto peão
h7 preto peão
b6 preto peão
e6 preto peão
f6 preto bispo
e5 branco cavalo
h5 branco rainha
d4 branco peão
e4 branco cavalo
d3 branco bispo
a2 branco peão
b2 branco peão
c2 branco peão
f2 branco peão
g2 branco peão
h2 branco peão
a1 branco torre
e1 branco rei
h1 branco torre
8
77
66
55
44
33
22
11
abcdefgh
Posição após 10...De7?? Mate em 8 lances.
abcdefgh
8
a8 preto torre
b8 preto cavalo
f8 preto torre
a7 preto peão
b7 preto bispo
c7 preto peão
d7 preto peão
e7 preto rainha
g7 preto peão
b6 preto peão
e6 preto peão
f6 branco cavalo
d4 branco peão
g4 branco cavalo
h4 branco peão
g3 branco peão
a2 branco peão
b2 branco peão
c2 branco peão
d2 branco rei
e2 branco bispo
f2 branco peão
h2 branco torre
a1 branco torre
g1 preto rei
8
77
66
55
44
33
22
11
abcdefgh
Posição final após 18.Rd2#

Este é o jogo mais famoso de Edward Lasker, do torneio de Londres de 1912:

Lasker vs. Sir George Thomas, Londres 1912:



1. d4 e6 2. Cf3 f5 3. Cc3 Cf6 4. Bg5 Be7 5. Bxf6 Bxf6 6. e4 fxe4 7. Cxe4 b6 8. Ce5 0-0 9. Bd3 Bb7 10. Dh5 De7?? (primeiro diagrama) 10...Bxe5 ! 11.Dxe5 Cc6 ou 11.dxe5 Tf5 ganhando um peão. 11. Dxh7+ !! Rxh7 12. Cxf6+ Rh6 Se 12...Rh8 13.Cg6 # . 13. Ceg4+ Rg5 14. h4+ 14.f4+ também força o mate, de maneira mais rápidase 14...Rxf4 15.g3+ Rg5 16.h4# ou 15...Rf3 16.0-0#. 14... Rf4 15. g3+ Rf3 16. Be2+ 16.0-0 ou 16.Rf1, com a ameaça 17.Ch2# como um mate mais rápido. 16... Rg2 17. Th2+ Rg1 18. Rd2# 1–0 [2] Um lance de mate alternativo seria 18.0-0-0#, e 17.0-0-0 também daria mate em um com 18.Tdg1#, independentemente da resposta das pretas.[11]

Referências

[editar | editar código]
  1. Patent No. 1,644,257 issued by U.S. Patent Office Arquivado em setembro 28, 2007, no Wayback Machine
  2. a b «Edward Lasker vs George Alan Thomas (1912) Fatal Attraction». Chessgames.com. Consultado em 8 de abril de 2018 
  3. «Edward Lasker vs Jose Raul Capablanca (1924)». Chessgames.com. Consultado em 8 de abril de 2018 
  4. «Jose Raul Capablanca vs Edward Lasker (1915)». Chessgames.com. Consultado em 8 de abril de 2018 
  5. «World Chess Hall of Fame to Induct Four New Jewish Members». 28 de fevereiro de 2017 
  6. «Edward Lasker at Sensei's Library» 
  7. «How Go Came to America». Consultado em 19 de dezembro de 2005. Arquivado do original em 14 de abril de 2012 
  8. Lasker, Edward (março 1974). «The New York Tournament of 1924 - Nostalgic reminiscences of its 50th anniversary by its only surviving participant» (PDF). Chess Life & Review. United States Chess Federation 
  9. Edward Winter, Chess Explorations, Cadogan Chess, p. 173 (quoting Lasker and His Contemporaries, No. 3, p. 119); ISBN 1-85744-171-0. The bracketed sic was apparently added by Winter.
  10. Lasker-Wallfisch, Anita (18 de julho de 2012). Inherit the Truth 1939-1945: The Documented Experiences of a Survivor of Auschwitz and Belsen Kindle ed. London: Giles de la Mare Publishers. ISBN 9781900357371 
  11. Lasker, Edward (junho 1962). «Fifty Years Ago» (PDF). Chess Life. United States Chess Federation 
O Wikiquote tem citações relacionadas a Edward Lasker.

Ligações externas

[editar | editar código]


Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.