Edwin J. Burke

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Edwin J. Burke
Nascimento 30 de agosto de 1889
Albany
Morte 26 de setembro de 1944 (55 anos)
Nova Iorque
Cidadania Estados Unidos
Ocupação diretor de cinema, roteirista, ator, dramaturgo
Prêmios Oscar de melhor roteiro adaptado

Edwin J. Burke (Albany, 30 de agosto de 1889 – Nova Iorque, 26 de setembro de 1944) foi um roteirista e cineasta estadunidense. Ele ganhou um Oscar de melhor roteiro adaptado pelo filme Depois do Casamento (1931).[1]

Biografaria[editar | editar código-fonte]

Nascido em 1889, Edwin frequentou a Academia Americana de Artes Dramáticas em Nova York por dois anos antes de iniciar sua carreira no teatro e cinema.

Em 1928, This Thing Called Love, uma de suas primeiras peças, foi exibido na Broadway e mais tarde adaptado para cinema. Enquanto a peça ainda estava em cartaz, ele se mudou para Hollywood para começar a escrever roteiros para a Fox Film Corporation. Burke tornou-se conhecido por seu trabalho em vários filmes de Shirley Temple, como Sob Slaters, Happy Days, Paddy the Next Best Thing entre outros.

Em 1935, mudou-se para High Bridge, Nova Jersey e atuou como diretor do Percy Williams Home e como membro do The Lambs, um dos mais antigos clubes profissionais de teatro nos Estados Unidos.

O Oscar de Burke faz parte da coleção do Instituto Albany de História e Arte.[2]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Burke, Edwin J.». The Lambs ®. Consultado em 18 de julho de 2017 
  2. Indiana Nash (24 de fevereiro de 2019). «There's an Oscar in Albany» (em inglês). dailygazette.com/. Consultado em 18 de julho de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]