Carga moldada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Efeito Monroe)
Um míssil antitanque altamente explosivo seccionado com a carga moldada interna visível.
Um foguete RL-83 Blindicide seccionada.
1: Tampa balística; 2: Cavidade cheia de ar; 3: Forro cônico; 4: Detonador; 5: Explosivo; 6: Gatilho piezoelétrico.

A carga moldada é uma carga explosiva moldada para formar um penetrador formado explosivamente (EFP) para focar o efeito da energia do explosivo. Diferentes tipos de cargas moldadas são usados para várias finalidades, como corte e conformação de metal, iniciação de armas nucleares, penetração de blindagem ou perfuração de poços na indústria de petróleo e gás.

Uma carga moldada moderna típica, com um revestimento de metal na cavidade de carga, pode penetrar no aço blindado a uma profundidade de sete ou mais vezes o diâmetro da carga (diâmetros de carga, ou CD na sigla em inglês), embora profundidades maiores de 10 CD e acima tenham sido alcançadas.[1][2] Ao contrário do que poderia supor-se (por causa da sigla para antitanque altamente explosivo, HEAT, ou "highly explosive anti-tank" em inglês, sinônimo de "calor") o jato EFP de carga moldada não depende de forma alguma de aquecimento ou fusão para sua eficácia; isto é, o jato EFP de uma carga moldada não derrete através da armadura, pois seu efeito é puramente cinético por natureza[3] – no entanto, o processo cria calor significativo e geralmente tem um efeito incendiário secundário significativo após a penetração.

Efeito Munroe[editar | editar código-fonte]

O Efeito Munroe (ou Neumann) é a focalização da energia da explosão por um corte oco ou vazio na superfície de um explosivo. A menção mais antiga de cargas ocas foi mencionada em 1792. Franz Xaver von Baader (1765–1841) era um engenheiro de minas alemão na época; em um jornal de mineração, ele defendeu um espaço cônico na extremidade dianteira de uma carga de detonação para aumentar o efeito do explosivo e, assim, economizar pólvora.[4] A ideia foi adotada, por um tempo, na Noruega e nas minas das montanhas Harz da Alemanha, embora o único explosivo disponível na época fosse a pólvora, que não é um alto explosivo e, portanto, incapaz de produzir a onda de choque que o efeito de carga em forma requer.[5]

Referências

  1. «Archived copy» (PDF). Consultado em 21 de dezembro de 2013. Cópia arquivada (PDF) em 10 de outubro de 2012 
  2. Post, Richard (1 de junho de 1998). «Shaped Charges Pierce the Toughest Targets» (PDF). Science & Technology Review. Cópia arquivada (PDF) em 17 de setembro de 2016 
  3. «Introduction to Shaped Charges, Walters, Army Research Laboratory, 2007» (PDF). p. 17. Consultado em 23 de março de 2017. Cópia arquivada (PDF) em 23 de dezembro de 2016 
  4. Franz Baader (March 1792) "Versuch einer Theorie der Sprengarbeit" (Investigação de uma teoria de detonação), Bergmännisches Journal (Miners' Journal), vol. 1, no. 3, pp. 193–212. Reimpresso em: Franz Hoffmann et al. ed.s, Franz von Baader's sämtliche Werke … [trabalhos completos de Franz von Baader …] (Leipzig (Alemanha): Herrmann Bethmann, 1854), Part I, vol. 7, pp. 153–166.
  5. Donald R. Kennedy, History of the Shaped Charge Effect: The First 100 Years Arquivado em 2019-01-27 no Wayback Machine (Los Alamos, New Mexico: Los Alamos National Laboratory, 1990), pp. 3–5.

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

  • Fundamentals of Shaped Charges, W.P. Walters, J.A. Zukas, John Wiley & Sons Inc., Junho de 1989, ISBN 0-471-62172-2.
  • Tactical Missile Warheads, Joseph Carleone (ed.), Progress in Astronautics & Aeronautics Series (V-155), Publicado por AIAA, 1993, ISBN 1-56347-067-5.