Egon Spengler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Egon Spengler


Dados da publicação
Publicado por Columbia Pictures
DIC Entertainment
88MPH Studios
Primeira aparição filme Ghostbusters
Criado por Harold Ramis
Dan Aykroyd
Terra natal Estados Unidos Ohio
Afiliações Caça-Fantasmas
Universidade de Columbia
Ocupação cientista, professor da Universidade de Columbia e caça-fantasma
Parceria Ray Stantz
Peter Venkman
Winston Zeddemore
Base de operações Nova York
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Egon Spengler, mais creditado como Dr. Egon Spengler, é um personagem fictício da franquia Ghostbusters. Egon é um cientista Ph.D presente nos filmes Ghostbusters e Ghostbusters II, nas séries animadas The Real Ghostbusters e Extreme Ghostbusters, em vários jogos de videogames da franquia e na série de história em quadrinhos Ghostbusters: Legion.

Ele é membro de um grupo de cientistas que resolvem abrir uma empresa especializada em atividades paranormais chamada Ghostbusters (Caça-fantasmas, em português). Nos filmes, foi interpretado pelo ator Harold Ramis.

Personagem[editar | editar código-fonte]

Alto, lacônico, desajeitado e usuário de óculos, Egon é membro de um grupo responsável por pesquisas paranormais. Viciado em ciência, ele é o criador dos equipamentos dos Caça-fantasmas ao lado do Dr. Ray Stantz, o que o faz ser o "cérebro" dos caça-fantasmas.

Egon é um sujeito frio e calculista. Geralmente, quando os outros membros do grupo não compreendem alguma situação ocorrida, recorrem a ele para uma explicação, mesmo que essa também não seja entendida em muitas vezes. Apesar de ser brilhante, não tem muita sociabilidade (como as demonstrações de interação entre ele e a personagem Janine Melnitz, que sempre o paquera). Quase sempre ele precisa da ajuda de Peter para falar pelo grupo.

Dubladores[editar | editar código-fonte]

Nas versões americanas em animação, assim como no novo jogo de videogame que será lançado, Egon é sempre dublado por Maurice LaMarche. Nas versões brasileiras, incluindo os dois filmes e a animação The Real Ghostbusters, o personagem é dublado por Jorge Barcellos, sendo os três nos estúdios da BKS.

Ghostbusters 1 e 2[editar | editar código-fonte]

Egon (Harold Ramis) é o mais sério e objetivo membro do time. Dentre seus passatempos, ele menciona que coleciona "esporos, bolores e fungos". No primeiro filme, ele mostra ter uma queda por bolos e doces. Ele também menciona que já tentou fazer uma auto-trepanação, mas foi impedido por Peter Venkman.

The Real Ghostbusters[editar | editar código-fonte]

O cabelo de Egon na animação é um diferente do visto nos filmes. No filme, ele usa topete e cabelos nas cores castanho escuro, enquanto na animação, seu cabelo tem um tom loiro e uma forma esquisita, que lembra um "rocambole". Seu macacão é de cor verde-azulado, porém em vários capítulos aparece com um tom mais próximo do cinza.

Durante a série, ele descobre que é descendente de magos. Nutre um certo romance com a secretária Janine Melnitz (assim como acontece nos filmes), porém sua maneira desajeitada frustra muitas vezes os planos de Janine. No episódio "Cry Uncle" (Chore, Tio), é mencionado que Egon cresceu em Ohio.

Assim como nos filmes, ele é o cérebro do time, tomando as decisões sempre baseado em lógica e na ciência.

Extreme Ghostbusters[editar | editar código-fonte]

Nessa nova série, Egon é o único remanescente dos antigos Ghostbusters. Seu cabelo continua loiro como na série animada anterior, porém mais comprido e amarrado em forma de "rabo-de-cavalo". Ele ainda vive no antigo edifício do corpo de bombeiros onde funciona o quartel general dos Caça-fantasmas, continuando com suas pesquisas sobre acontecimentos paranormais e dando aulas em uma universidade local. Quando começam a aparecer fantasmas na cidade novamente, Egon é forçado a recrutar quatro estudantes para auxiliá-lo como novos caça-fantasmas. Esses estudantes são Kylie Griffin, uma garota gênio e especialista em ocultismo. Eduardo Rivera, um latino cínico e relaxado, Garrett Miller, um jovem atleta de cadeira de rodas e Roland Jackson, um jovem gênio especialista em maquinaria. Seguindo o grupo ainda estão presentes Janine Melnitz, a ex-secretária dos caça-fantasmas que retorna ao antigo emprego e Geleia, o monstro de gosma verde, mascote do time.

Dessa vez Egon não participa mais da ação diretamente, funcionando como retaguarda do novo grupo, se comunicando com eles através de rádio.

Videogames[editar | editar código-fonte]

Nos vários jogos lançados sobre a franquia, sempre o personagem é baseado no personagem dos filmes, interpretado por Harold Ramis, com características semelhantes.

Ghostbusters: Legion[editar | editar código-fonte]

Na série em quadrinhos, o dr. Egon Spengler é o mesmo personagem do filme, especialista nos equipamentos do grupo e um dos principais a resolver o mistério da "Legião" da história do título.

Citações[editar | editar código-fonte]

  • Dr. Peter Venkman: "Egon, isso me lembra quando tentou abrir um buraco em sua própria cabeça. Se lembra disso?"

Dr. Egon Spengler: "E eu teria conseguido se não tivesse me impedido". (Ghostbusters de 1984)

  • "Eu sempre falo sério" (Ghostbusters de 1984)
  • Janine Melnitz: "Você tem algum hobbie?"

Dr. Egon Spengler: "Eu coleciono esporos, bolores e fungos" (Ghostbusters de 1984)

  • "Não cruzem os raios" (Ghostbusters de 1984)
  • "Me desculpe Venkman, eu estou aterrorizado demais para usar o raciocínio lógico" (Ghostbusters de 1984)
  • "Ray… eu gostaria de atirar no monstro, poderia me dar licença?" (Ghostbusters II de 1989)
  • "Precisamente" (The Real Ghostbusters)
  • "Fascinante" (The Real Ghostbusters)
  • "Cthulhu faz Gozer parecer uma garotinha assustada" (The Real Ghostbusters)
  • Dr. Peter Venkman: "São sempre os mais quietinhos." (Ghostbusters 2 1989).