Hey Arnold!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ei Arnold!)
Hey Arnold!
Ei Arnold! (BR)
Hey Arnold!
Logo de Hey Arnold!
Informação geral
Formato série de desenho animado
Gênero Animação
Comédia de situação
Drama
Duração 24–46 minutos
Criador(es) Craig Bartlett
Desenvolvedor(es) Craig Bartlett
Joe Ansolabehere
Steve Viksten
Elenco Toran Caudell
Phillip Van Dyke
Alex D. Linz
Spencer Klein
Jamil W. Smith
Francesca Marie Smith
Justin Shenkarow
Christopher P. Walberg
Christopher Castile
Jarrett Lennon
Benjamin Diskin
Sam Gifaldi
Anndi McAfee
Olivia Hack
Dan Castellaneta
Tress MacNeille
Craig Bartlett
Maurice LaMarche
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 5
Episódios 100
Produção
Diretor(es) de criação Tuck Tucker
Coprodutor(es) Steve Viksten
Joseph Purdy
Composto por Jim Lang
Exibição
Emissora original Nickelodeon
Transmissão original 7 de outubro de 1996 – 8 de junho de 2004

Hey Arnold! é uma série de desenho animado estadunidense criada por Craig Bartlett. Composta por 100 episódios, foi ao ar nos Estados Unidos entre 7 de outubro de 1996 a 8 de junho de 2004 pela Nickelodeon.

A série se concentra em um aluno da quarta série chamado Arnold, que mora com seus avós em uma pensão. Episódios centram-se em suas experiências de vida da cidade grande enquanto lidam com os problemas que ele e seus amigos encontram.

Hey Arnold! recebeu muitas críticas positivas, por conta de ser um dos poucos desenhos a explorar tão bem assuntos sérios e tristes, comuns no dia-a-dia, retirando lições de vida, de uma forma comovente e leve.

A ideia de Bartlett para o show é baseada em um personagem menor chamado Arnold, que ele criou enquanto trabalhava no programa Pee-wee's Playhouse. Os executivos gostaram do personagem, e Bartlett completou o elenco inspirando-se em pessoas com quem ele cresceu em Portland, Oregon, e Seattle, Washington. Bartlett criou o episódio piloto em sua sala de estar em 1994 e a produção oficial começou em 1995. Os animadores trabalharam para transformar Arnold de claymation para animação tradicional, levando à estreia da série. A série terminou a produção em 2001, após 5 temporadas e 100 episódios. Um filme baseado na série, Hey Arnold!: The Movie, foi lançado em 2002. Todas as cinco temporadas foram lançadas em DVD.

Um projeto de telefilme, Hey Arnold!: The Jungle Movie foi aprovado. Ele começa de onde a série terminou e resolveu linhas de trama não respondidas da história.[1][2][3] O filme estreou em 24 de novembro de 2017 na Nickelodeon.

Produção[editar | editar código-fonte]

A ideia de Bartlett para o desenho animado surgiu de um personagem secundário chamado Arnold, que foi criado enquanto ele ainda estava trabalhando no programa Pee-wee's Playhouse.[4] Os produtores executivos da Nickelodeon aprovaram o personagem e Bartlett completou o elenco de personagens se inspirando em pessoas com que cresceu em Portland, Oregon.[5] Ele criou o episódio piloto em sua sala de estar em 1994 e a produção oficial começou em 1995.[5]

Inicialmente, o personagem foi apresentado em uma trilogia de curtas de animação de 1988 a 1991: Arnold Escapes from Church (1988),[6] The Arnold Waltz (1990)[7][8] e Arnold Rides a Chair (1991), sendo o último citado exibido durante o programa Sesame Street. Uma curta de oito minutos, intitulada Arnold (1996), foi exibida nos cinemas antes do filme Harriet the Spy.[4]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O desenho conta a história de Arnold, um garoto de 9 anos da quarta série, apelidado por muitos de "cabeça de bigorna", e seus amigos de vizinhança: Gerald, um garoto esperto que é o melhor amigo de Arnold, sempre com uma lenda urbana na manga, consegue consegue contar histórias de congelar a espinha.

Arnold vive com seus avós paternos, Phil e Gertrude, em uma pensão na cidade fictícia de Hillwood. E pouco se sabe sobre os pais do garoto, Miles e Stella, apenas que eram grandes exploradores. O episódio "The Journal" se dedica completamente as aventuras que os pais fizeram, através do diário deles. Todavia, o episódio termina com vários fios soltos: por que não voltaram para ver o filho? Estão em perigo? Vivos?

Apesar do título do desenho, a história não se foca apenas nele, mas também se foca em personagens secundários, desde os colegas da pensão ou os da escola. Como exemplo temos o Sr. Hyun, um vietnamita que foi forçado a viver longe da filha por conta da guerra do Vietnã - Episódio "Arnold's Christmas".

Embora o protagonista seja Arnold, a história também se concentra em Helga de tal forma que muitos a consideram como personagem principal. É uma garota cujas atitudes muitas vezes antipáticas se devem ao desinteresse e desatenção dos pais. O pai, quase sempre afastado da filha e muito desleixado em estar presente. Além desse fator, é sugerido que Miriam, mãe da garota, tenha problemas com alcoolismo. Quando era mais nova, a única pessoa a demonstrar carinho a ela foi Arnold. Por quem é apaixonada, embora não demonstre por medo da rejeição. É a garota que tenta chamar a atenção dele sempre.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Hey Arnold!: The Movie

Em 28 de junho de 2002 foi lançado o filme Hey Arnold!: The Movie, que mostra Arnold, Helga e Gerald unidos para salvar a antiga vizinhança de um desenvolvedor ganancioso que planeja transformá-la em um enorme shopping center. Ele foi dirigido por Tuck Tucker e contou com a participação especial de Jennifer Jason Leigh, Paul Sorvino e Christopher Lloyd.

Ver artigo principal: Hey Arnold!: The Jungle Movie

Em 2017, a Nickelodeon lançou o telefilme The Jungle Movie, onde foi descoberto o paradeiro dos pais de Arnold. O filme foi exibido no dia 24 de novembro de 2017 nos Estados Unidos. Foi transmitido em 26 de abril de 2018 na América Latina.

Jogo[editar | editar código-fonte]

THQ lançou Hey Arnold!: The Movie, jogo feito para Game Boy Advance. O jogo consiste em 5 mundos, com 4 níveis cada (destaque para o chefão disponível sempre no quarto nível). O jogador pode escolher entre vovô Phil, vó Gertie, Gerald ou Arnold. É possível jogar com Helga através de um cheat, disponível em vários sites pela internet.

Exibição Internacional[editar | editar código-fonte]

No Brasil[editar | editar código-fonte]

A serie de televisão de desenhos animados foi exibida pela Rede Globo e na Rede Bandeirantes e atualmente na TV A Crítica na televisão aberta. Ei Arnold! foi exhibida também pela Nickelodeon na televisão por assinatura.

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal a série, com o nome original, estreou na SIC em 1997 com dobragem portuguesa. Repetiu mais tarde no canal Nickelodeon português.

Na América Latina[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Barsanti, Sam (2 de março de 2016). «Nickeldoeon Wraps Up 14-Year Cliffhanger, Greenlights New Hey Arnold! Movie». AV Club. Onion 
  2. «Nickelodeon is making a Hey, Arnold! movie, because the 90s never ended». 25 de novembro 2015 
  3. Steinberg, Brian. «Nickelodeon to Revive 'Legends of the Hidden Temple' as TV Movie (EXCLUSIVE)». Variety. As part of a presentation to promote its upcoming slate of programs, the kids-content media empire (comprising several cable networks and more) will unveil a live-action TV movie inspired by its mid-1990s game show “Legends of the Hidden Temple,” as well as a two-part TV movie based on “Hey Arnold!,” one of its best-known animated series that ran between 1996 and 2004. 
  4. a b Levesque, John (7 de outubro de 1996). «'Hey, Arnold!' Toons in to Nick's Family Hour Seattle Native's Animated 9-Year-Old Debuts Tonight on Nickelodeon». Seattle Post-Intelligencer. Hearst Corporation. Consultado em 25 de novembro de 2012. Arquivado do original em 25 de Janeiro de 2013 
  5. a b Unmacht, Eric (9 de novembro de 1999). «Here's How They Make a Cartoon». The Christian Science Monitor. Christian Science Publishing Society. Consultado em 25 de novembro de 2012 
  6. James, Caryn (14 de novembro de 1988). «Review/Film; Animated Works From All Over». NYTimes.com. The New York Times. Consultado em 27 de janeiro de 2014 
  7. Hicks, Chris (8 de maio de 1990). «Film review: XXII International Tournee of Animation, The». deseretnews.com. Deseret News. Consultado em 27 de janeiro de 2014 
  8. Bevilacqua, Joe K. (Dezembro de 1998). «Craig Bartlett's Charmed Past Life». www.awn.com. Animation World Magazine. Consultado em 27 de janeiro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]