El Corte Inglés

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Em Lisboa
Em Vila Nova de Gaia
A sede da El Corte Inglés em Madrid

El Corte Inglés (lit. O Corte Inglês, quer dizer, o estilo inglês de vestir; à maneira inglesa) é uma cadeia espanhola de grandes armazéns ou lojas de departamento. Conta com mais de cem localizadas em todas as importantes cidades espanholas e duas lojas em Portugal, uma em Lisboa e outra em Vila Nova de Gaia no Grande Porto. El Corte Inglés é mais conhecido em Portugal como O Corte Inglês, em particular no Minho, próxima do histórico Corte Inglés de Vigo. El Corte Inglés tem a sua sede em Madrid.[1] El Corte Inglés de Portugal tem a sua sede em Lisboa.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Em 1934, seu fundador, Ramón Areces, comprou uma alfaiataria (que havia sido fundada em 1890) localizada numa das ruas mais centrais de Madrid, a calle Preciados, e abriu uma sociedade limitada. Em 1940 o capital da empresa foi aberto.

Depois da morte de Areces, seu sobrinho Isidoro Álvarez foi nomeado sucessor e tornou-se rapidamente num dos mais influentes empresários espanhóis. Em 1995 El Corte Inglés comprou seu único sério rival, as Galerías Preciados, que estavam em bancarrota.

A expansão internacional do grupo começou em 2001 em Portugal, com a abertura de um grande armazém em Lisboa, seguido em 2006 pela abertura de outra unidade em Vila Nova de Gaia - Porto.

O grupo não se limita às lojas de departamento, mas é composto de diversas empresas, como Viajes El Corte Inglés (agência de turismo), Hipercor (hipermercados), Opencor (loja de conveniência), Supercor (supermercados), Informática El Corte Inglés, Sfera, entre outras.

Com a morte de Isidoro Álvarez (14 de Setembro de 2014), foi nomeado Presidente do El Corte Inglés o seu sobrinho, Dimas Rodrigo Gimeno Álvarez.

Referências

  1. "Inicio." El Corte Inglés Corporativo. "Hermosilla, 112. 28009 Madrid."
  2. "Início." El Corte Inglés Corporativa. "Av. António Augusto Aguiar, 31 1069-413 Lisboa"

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre El Corte Inglés