El señor de los cielos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
El Señor de los Cielos
O Senhor dos céus (BR)
Logotipo da 1ª temporada
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 42-45 minutos
Criador(es) Luis Zelkowicz
Mariano Calasso
Andrés López
País de origem  Estados Unidos
 México
 Colômbia
Idioma original Espanhol
Produção
Produtor(es) Graciela Ugalde
Co-produtor(es) José Gerardo Guillén
Produtor(es) executivo(s) Joshua Mintz
Produtor(es) Co-executivos Martha Godoy
Produtor(es) supervisor(es) Marcela Mejia
Distribuída por Argos Comunicación
Telemundo Televisión Studios
Caracol Televisión Internacional
Elenco Rafael Amaya
Ximena Herrera
Carmen Villalobos
Mauricio Ochmann
Raúl Méndez
Fernanda Castillo
Marlene Favela
Robinson Díaz
Gabriel Porras
Tema de abertura "El jefe de todos" por Cardenales de Nuevo León (1ª temporada)

"El verdadero jefe de todos" por Cardenales de Nuevo León (2ª temporada) "Aurelio Casillas" por Cardenales de Nuevo León (3ª temporada)

Tema de encerramento "El jefe de todos" por Cardenales de Nuevo León (1ª temporada)

"El verdadero jefe de todos" por Cardenales de Nuevo León (2ª temporada) "Aurelio Casillas" por Cardenales de Nuevo León (3ª temporada)

Compositor da música tema Marco Flores
Exibição
Emissora de televisão original Telemundo
Transmissão original 15 de abril de 2013 - presente
N.º de temporadas 4
N.º de episódios 262
Cronologia
El rostro de la venganza
Señora Acero

El Señor de los Cielos é uma telenovela produzida pela Telemundo em parceria com a Argos Comunicación, sendo dividida por temporadas[1].

A trama conta com Rafael Amaya interpretando o personagem título da história, além de Fernanda Castillo, Carmen Aub, Carmen Villalobos, Raúl Mendez, Maritza Rodríguez, Vanessa Villela, Sabrina Seara, Erika de la Rosa e com atuações antagônicas de Mauricio Ochmann, Leonardo Daniel, Tommy Vásquez, Ivonne Montero, Franklin Virguez, Sebastián Ferrat, Sara Corrales e Róbinson Díaz

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Primeira Temporada[editar | editar código-fonte]

A novela conta a história de Aurelio Casillas, um dos narcotraficantes mais importantes no México nos anos 90 . A única amibção de Aurelio era para se tornar o mais poderoso narco México , não se importando para ser cauteloso e muito menos impressionante. Ele conseguiu para ter fortuna, mulheres, casas, edifícios e mansões sem muito esforço.

Quando era pequeno, Aurelio não sabia ler nem escrever. Ele perdeu o pai desde jovem e teve que sustentar sua família com seu irmão Victor Casillas. Com a ajuda de Daniel Jimenez Arroyo "O Letrudo" Aurelio aprendeu a ler e escrever. Ximena, a mulher de sua vida e mãe de seus 3 filhos Heriberto (Ruy Senderos), Rutila e Luz Marina viveu no mundo do tráfico de drogas desde a infância: seu pai, Don Cleto, foi um dos mais poderosos senhores da droga da época. Aos 15 anos, ela conhece Aurelio e se apaixona perdidamente ele.

Depois de continuar a crescer e ganhar fama e fortuna, Aurelio se torna inimigo do Cartel de los Robles, no qual a irmã mais nova dos Robles, Monica Robles, lida com as finanças de seus irmãos; no entanto, seu lado fraco é a sua paixão secreta por Aurelio. Ela esconde seus sentimentos para não perder o controle e não ser facilmente derrotado por seus inimigos. Quando Aurelio assassina seus dois irmãos, Isidro e Guadalupe, Monica tenta se vingar, mas perde o controle sobre si mesma e continua apaixonada por Aurelio, ajudando-o com os seus crimes no futuro.

Marco Mejia, um policial do México que perdeu o pai por causa de Aurelio, consegue fazer com que o rosto de Casillas seja revelado para a imprensa e notícias da mídia, que o apelido de "Senhor dos Céus".Conhecido o rosto de Aurélio, a polícia e os inimigos começam a atacar a sua organização para lhe tomar o poder completo.

Depois de vários meses, Marco consegue fazer Aurelio cair, explorando suas terras, mansões e jóias. Aurelio, depois de ter sido encurralado, decidir fazer uma operação de rosto, morrendo em uma maca de hospital . No final, Heriberto cumpre a promessa que fez a seu pai antes antes dele morrer, e mata Marco Mejia.

Segunda Temporada[editar | editar código-fonte]

Todos crêem que Aurélio morreu naquela cama de hospital, mas uma mentira. Agora Aurelio retorna da morte para se vingar de quem se atreveu a traí-lo.

Aurelio Casillas retorna com a ajuda de sua amante inabalável Monica Robles e seu fiel irmão Victor "Chacorta" Casillas buscará retomar o vôo e recuperar a cadeira do Capo De Capos, mas não é o único concorrente, pois agora José María "El Chema" Venegas procura reivindicar esse título e enviar de volta para o senhor dos céus a onde crer que deve estar.

Além disso, a agente solitária Leonor "La Colombiana" Ballesteros deve prender Casillas sem a ajuda de seu companheiro de equipe Marcos Mejia, que foi morto por Heriberto Casillas. Ela terá o apoio do governador de Jalisco, sua filha Victoria Nevarez e seu marido Ignacio Miravalle e com a morte do governador todos devem ficar do lado de Chema ou Aurelio pois ambos começarão uma corrida para chegar para a presidência de Jalisco e reivindicar esse território. Em uma história de tragédia e morte Aurelio terá de enfrentar uma longa, sangrenta e desgaste , pois com a morte de sua amada Ximena, o ataque contra seu sobrinho, seu amor fugaz por Victoria e com a sombra de Chema Venegas lhe perseguindo deverá regressar o voo ao seu céu precioso mas com a surpresa que sua filha Rutilla o fará avô de seu pior inimigo.

Terceira Temporada[editar | editar código-fonte]

Aurelio Casillas está na prisão sem saber se é dia ou noite, sendo espancado e torturado diariamente pelos soldados da Marinha, comandadas por Marcado e Medardo, dois generais corruptos do corpo de segurança de Rodrigo Rivero e adicionados à recompensa que seu rival El Chema pôs em sua cabeça. Mas quando o ambicioso agente da CIA, Tim Rowling vê uma maneira de escalar na organização oferece um acordo para Casillas: trabalhar para a lei, mas com a pressão de sua família ameaçada, o ataque sofrido por seu sobrinho Victor Casillas Jr, a vida que leva Rutilla, sua filha agora presa a Venegas que, com humilhação e abuso pagará o preço por sua vingança, seu filho e sua esposa Monica Robles procurada por toda a América e com a morte brutal de seu irmão "Chacorta" deverá ceder e ser liberado a qualquer preço. Mas a agente Ballesteros depois de ver o difícil e o número de baixas que sofreu para metê-lo preso não produz, além disso, isso a desestabilizará, pois começará a se sentir atraída por Casillas, por isso deverá ceder e com sua nova família a amiga Julia Rowling e seu novo parceiro Omar Teran deve retornar a si e decidir qual o caminho escolher.

Aurélio livre e com o retorno de velhos amigos como o deputado Silva, Don Feyo Aguilera e Lilo, o agente cubano e a obrigada de Tijeras e juntos a nova geração de líderes do narcotráfico SuperJavi, Victor Jr deverá lutar em duas frentes o agora exilado marcação traída Venegas e fundou seu próprio grupo a Emes e seu antigo rival Venegas começar uma longa guerra para acabar com a um dos três. Mas Aurelio não é o único com problemas porque Venegas será em uma encruzilhada entre o amor que você tem com Rutila, a luta desesperada que leva contra Emes, a morte de seu agente Andrews (Ari Sebastian Brickman), ea falta de atenção vai fazer com que seus negócios de mentalidade que vai tropeçar novamente e novamente para o ponto em que terminou a trabalhar como no início.

Mas o destino sempre se transforma, o aparecimento de Esperanza Salvatierra , a rivalidade que surge com Don Feyo por causa da infidelidade de sua esposa condessa e Monica última vai ao ar o trai com Victor, que enfrentam seu tio por causa de uma decisão Aurelio levou tanto tempo para entrar no negócio, com a adição de sua filha Marina Luz com drogas e sua nova doença vera se ele é capaz de evitar a queda do céu.

Quarta Temporada[editar | editar código-fonte]

No México depois de seis anos muda-se de governo, mas desta vez, por trás das cadeias de poder estão as mãos do criminoso mais hábil da história do país.

Aurelio Casillas, associado com estrategistas políticos, colocou com sucesso uma marionete de seus aliados no salão de Los Pinos, alcançando o status que tanto desejava: a cúpula do poder.

Mas nesta temporada não será a lei, mas seu próprio corpo que vai colocar limites para suas aspirações. Uma dura doença renal o obrigará a procurar pessoas com seu mesmo tipo sangue para encontrar um doador para o necessário transplante que lhe salvará a vida. Não encontrando compatibilidade com mnenhum dos seus parentes próximos, Aurelio deverá recorrer a esse longo prontuário de conquistas amorosas que há deixado plantadas pelo mundo,buscando a um filho perdido que possa ser a sua salvação.

E lá vai começar outra história, porque o grande conflito do Senhor do Céu, proprietário e patrão da terra, agora não só vai encontrar descendentes, mas enfrentar a crueldade e ambição para descobrir naqueles homens que carregam seu próprio DNA, em uma luta desordenada para sobreviver.

Lá fora, nesse mundo que Aurelio já sente conquistado, segue a luta para o controle de negócio da droga entre seu sobrinho Victor, agora em relação aberta com Monica Robles, sempre em combinação com a dupla guerrilha colombiana/ Cartel de los Soles dos generais venezuelanos e da linha de produção de Chema Venegas, associados ao Feyo Aguilera, Tijeras e El Oficial, um novo capo que conquistou toda a produção de matéria-prima na Colômbia, Equador e Peru para forçar todos a se curvar suas relações. Eles estão associados Dalvio Navarrete, o engenheiro, um construtor de túneis na fronteira com os Estados Unidos. Estes dois grupos concorrentes empreender uma luta feroz que, em grande parte, na Colômbia, uma vez que, no México, o boneco imposta pelo presidente Aurelio Casillas, declarou que a guerra travada por Morejon para cartazes, com o novo governo acabou.

Aurelio continuar lavagem de dinheiro através de seu amante, o banqueiro esperança Salvatierra, se aventurar em outras empresas, tais como petróleo, ouro e urânio, tudo ao mais alto nível, enquanto espera por um rim de doador que precisa parece ter re uma vida normal, e quando parece estar prestes a fazer, um grupo de pessoas honestas de vários países, que a vontade difícil montar uma luta corajosa contra a corrupção que tem gerado Aurelio toda a região e em todos os níveis surge.

No plano amoroso Aurelio, além das mães das crianças que se espalhou ao redor do mundo, e aparecem ao determinar quem pode ser o doador em potencial, que vai tentar reavivar as cinzas do relacionamento que teve com ele no passado, um outro personagem que vai duvidar Aurelio em sua decisão de ir com Esperanza como amante fixa aparece. Este é Amparo Rojas, a irmã do falecido Matilda, o ex-Chacorta, que veio para proteger Carlitos, filho Chacorta e Matilde procriar em seu relacionamento tempestuoso. Amparo negociar com Aurelio para deixar sozinho seu sobrinho e alterá-lo tão intensa enfermeiro especialista cuidado, vai dar apoio durante todo o processo de transplante. Neste processo, Amparo vai se tornar uma espécie de anjo da guarda Aurelio e avançou a história, decida, por sua vez, se ele está disposto ou não dar o seu corpo e sua vida inteira para repor capo.

Quando tudo parece seguir seu curso e total estabilidade ser alcançada no mundo dos negócios legais e ilegais Aurelio, quando parece que seus inimigos políticos têm sido humilhada, quando ele alisou as arestas com suas filhas e tudo está andando no plano da afetos subsidiárias e amando seu próprio ambiente vem o cataclismo que irá destruir toda a ordem da família e colocar todos os membros do clã Casillas decidir entre Aurélio e Victor, que tenta destronar o seu tio como o maior criminoso na história do México de todos os tempos. Quando Aurelio Bed mata Contreras, Emiliana filha decide vingar-se dele e fazê-lo amor e matá-lo. Mas logo ele cai em sua própria armadilha, e se apaixona, como Aurelio propõe casamento.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem Temporadas
1 2 3 4 5
Rafael Amaya Aurelio Casillas "El Señor de los Cielos"
Ximena Herrera Ximena Letrán de Casillas
Róbinson Díaz Miltón Jiménez "El Cabo"
Raúl Méndez[2] Víctor Casillas "Chacorta"
Gabriel Porras Marco Cartagena Mejía
Carmen Villalobos Leonor Ballesteros "La Colombiana"
Mauricio Ochmann[3] José María "El Chema" Venegas
Fernanda Castillo Mónica Robles
Marlene Favela Victoria Nevárez "La Gober"
Carmen Aub Rutila Casillas Letrán
Maritza Rodríguez Amparo Rojas
Sabrina Seara Esperanza Salvatierra "La Venezolana"
Vanessa Villela Emiliana Contreras

Recorrente[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem Temporadas
1 2 3 4 5
Andres Parra Pablo Escobar
Sara Corrales Matilde Rojas de Casillas
Fernando Solórzano Óscar Cadena
Arturo Barba Alí Benjumea "El Turco"
Sophie Gómez Irina Borodin "La Rusa"
Lisa Owen Dona Alba Casillas
Juan Ríos General Daniel Jiménez Arroyo "El Letrudo"
Angélica Celaya Eugenia Casas
Marco Pérez Guadalupe Robles "Lupe"
Rocío Verdejo Doris de Jiménez
Tommy Vásquez Álvaro José Pérez "El Tijeras"
Fabián Peña Jesús Linares
Emmanuel Orenday Gregoerio Ponte
Ruy Senderos Heriberto Casillas
Bianca Calderón Roxana Mondragón
Ángel Cerlo General Castro
Arnoldo Picazzo Flavio Huerta
Juan Ignacio Aranda Ramiro Silva de la Garza
Jorge Zárate Juan Villalobos
Javier Díaz Dueñas Don Anacleto "Cleto" Letrán
Erika de la Rosa Elsa Marín
Manuela González Lorelai "Lay" Cadena
Alejandro de la Madrid Ignacio Miravalle
Ari Brickman Jeremy Andrews "El Guero"
Carlos Torres Torrija Maximiliano "Max" Miravalle
Tomás Goros General Antonio Garnica
Surya Mcgregor Cecilia de Miravalle
Antonio de la Vega Santiago Echeverría
Miguel Melo Víctor Casillas Ramos Jr. (joven)
Sahit Sosa Ernesto Gamboa Sánchez
Juan Luis Orendain Padre Lázaro Sánchez
Ausencio Cruz José Antonio Gutiérrez Velarde "Pepe Johnson"
Toño Muñiz Coronel Marcelino Ramos
Irineo Alvarez Lic. Pedro Nevarez
Flavio Peniche "El bigotes"
Carlos Gascón Iñaki Izarrieta
Sandra Díaz Irma Veracierta
Daniel Rascon "El Toro"
Sergio Mur Timothy "Tim" Rawlings
Gala Montes Luz Marina "Luzma" Casillas (Adolescente)
Manuel Balbi Rodrigo Rivero Lanz
Leonardo Daniel Alfredo Aguilera Toscano "El Feyo Aguilera"
Jesús Moré Omar Terán
Verónica Montes Belén Guerrero de Aguilera "La Condesa"
Alejandro López El Super Javi
Jorge Luis Moreno Víctor Casillas Ramos Jr.
Carlos Torres Enrique Morejón
Sandra Beltrán Julia Reyes de Rawlings
Viviana Serna Cristina Salgado
Sebastián Caicedo "El Tostao" Yepes / Eleazar Yepes
Bárbara Singer Elisa Peña
Edgardo González Lilo Planas/Lisandro Otero
Ofelia Guiza Diana
Sebastián Ferrat Juan Antonio Marcado
Sebastián Urdiales Carlos "Carlitos" Casillas
Fernando Sarfatti Valentín Fons
Alejandro Peniche Felipe Medardo
Nestor Rodulfo Coronel Camilo Jaramillo
Alejandro Félix "El Chatarrero"
Ligia Petit Gloria
Marco Zetina Doutor Ricardo Monteverde
Arnulfo Reyes Benjamín "El Espanto"
José Juan Meraz Ramón
Alejandro Navarrete El Zopilote
Plutarco Haza Dalvio "El Ingeniero" Navarrete
Gabriel Coronel Armando Pérez Ricard
Christian Tappan Gustavo "El Oficial" Gaviria
Roxana Chávez Eva Ernestina Gallardo
Iván Tamayo Embaixador Jorge Elías Salazar
Marco Treviño Abel Terán
Juan Pablo Franco Reyes ¨El Reyesito¨
Lorena del Castillo Oficial Evelyn García
Carlos D. Estrada Carlos Casillas Rojas "Carlitos" (adolescente)
Franklin Virguez Diosdado Carreño Arias
Gerardo Taracena El Chaman
Christian Satin "El Roto"
Wendy de los Cobos Aguasanta "La Tata" Guerra
Marisela González Eunice Lara "La Felina"
Ivan Arana Ismael Casillas Guerra
Geraldine Zinat Amalia Ramírez
Diego de Tovar Nicandro "Nicky" Casillas Limón
Carlos Fonseca Nazareno Casillas Ramírez
Ivonne Montero Consuelo "Connie" Limón
Fernando Banda Vitaminas
Ofelia Medina Lourdes
Lambda García Nerio Perera

Exibição[editar | editar código-fonte]

Tal como acontece com a maioria de suas outras novelas, a Telemundo transmite legendas em inglês como legendas em CC3. Desde sua estreia, El Señor de los Cielos é exibida no horário das 22h (21h para a região Central dos Estados Unidos):

A 1ª temporada foi exibida entre 15 de abril e 5 de agosto de 2013, substituindo El rostro de la venganza e sendo substituída por Santa diabla.

Em 22 de abril de 2014, Telemundo lançou uma minissérie através de seu site oficial, intitulada El Señor de los Cielos: capítulo secreto, constando sete partes. Estreou em 22 de maio de 2014 a maneira de episodio piloto para a estréia da segunda temporada da serie.[4][5]

A 2ª temporada estreou em 26 de maio de 2014, substituindo Camelia la texana, e terminou em 22 de setembro de 2014, sendo substituída pela 1ª temporada de Señora Acero[6].

A 3ª temporada foi exibida entre 21 de abril e 21 de setembro de 2015, substituindo Dueños del paraíso e sendo substituída pela 2ª temporada de Señora Acero[7].

A 4ª temporada foi exibida entre 28 de março e 18 de julho de 2016, substituindo La querida del Centauro e sendo substituída pela 3ª temporada de Señora Acero [8].

Audiência[editar | editar código-fonte]

No primeiro episodio a serie obteve 2.3 milhões de telespectadores.[9] No episodio final da primeira temporada obteve 3.7 milhões de telespectadores, convertendo-se assim em uma das telenovelas com mais audiência em 2013 dentro de seu horário no canal Telemundo.[10]

Temporadas Episódios Horário Transmissão original Rank Telespectadores
(em milhões)
Estréia Final Temporada en TV
1 74 Segunda a sexta
10pm/9c
15 de abril de 2013 5 de agosto de 2013 2013 #1[10] 100,000,000[10]
2 84 27 de maio de 2014[11] 22 de setembro de 2014 2014 #1[11] 200,300,000[11]
3 104 21 de abril de 2015 21 de setembro de 2015 2015 #1[11] 100,500,000[12]
4 80 28 de março de 2016 18 de julho de 2016 2016 #1[11] 100,700,000[12]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Nomeado Result
2013 Premios Tu Mundo[13] [14]
Novela do Ano El Señor de los Cielos Indicado[13]
Chumbo Favorita Ator Rafael Amaya Indicado[13]
Chumbo Favorita Atriz Ximena Herrera Indicado[13]
O Melhor Bad Boy Robinson Diaz Venceu[13]
O Melhor Bad Girl Fernanda Castillo Indicado[13]
Sara Corrales Indicado[13]
Melhor Atriz Coadjuvante Angélica Celaya Indicado[13]
Melhor Ator Coadjuvante Raúl Méndez Indicado[13]
O Casal Perfeito Rafael Amaya e Ximena Herrera Indicado[13]
Premios People en Español
Melhor Atriz Ximena Herrera Indicado
Melhor Ator Rafael Amaya Indicado
Melhor Antagonista Feminino Fernanda Castillo Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante Carmen Villalobos Indicado
Melhor Novela El Señor de los Cielos Indicado
2014 Miami Life Awards
Melhor Macho Leading Rafael Amaya Indicado
Melhor Fêmea líder Ximena Herrera Indicado
Premios Tu Mundo[15] [16]
Novela do Ano El Señor de los Cielos Indicado[15] [16]
Chumbo Favorita Ator Rafael Amaya Venceu[15] [16]
Chumbo Favorita Atriz Carmen Villalobos Indicado[15] [16]
O Melhor Bad Boy Mauricio Ochmann Indicado[15] [16]
O Melhor Bad Girl Fernanda Castillo Indicado[15] [16]
Melhor Ator Coadjuvante Raúl Méndez Indicado[15] [16]
O Casal Perfeito Fernanda Castillo e Rafael Amaya Indicado[15] [16]
¡Qué papacito! Rafael Amaya Indicado[15] [16]

Referências

  1. «El Señor De Los Cielos En 2013 Por Telemundo – PRIMER PROMOCIONAL». Novela Lounge. 10 de janeiro de 2013. Consultado em 19 de dezembro de 2016 
  2. «Raúl Méndez 'Chacorta' En 'El Señor De Los Cielos' Confirma Que No Participará En Temporada 3» (em Spanish). Novela Lounge. Consultado em 23 de septiembre de 2014 
  3. Aroa Díaz. «Comienzan las grabaciones de 'El señor de los cielos 4'». Teleprograma Fotogramas (em Spanish). Consultado em 5 de agosto de 2015 
  4. «El capítulo secreto de 'El señor de los cielos'» (em Español). Consultado em 22 de abril de 2014 
  5. «Estrenarán miniserie digital de "El señor de los cielos"» (em Español). Consultado em 22 de abril de 2014 
  6. «Telemundo estrena segunda temporada de "El Señor de los Cielos"». Hola Ciudad. 26 de maio de 2014. Consultado em 19 de dezembro de 2016 
  7. «Anuncian fecha para "El Señor de los Cielos 3"». Telemundo 247. 2 de abril de 2015. Consultado em 19 de dezembro de 2016 
  8. «Se estrena 'El Señor de los Cielos 4' con Aurelio pautando con 'La Calaca'». Hoy Los Angeles. 20 de março de 2016. Consultado em 19 de dezembro de 2016 
  9. «Telemundo's Premiere of 'El Senor de los Cielos' Delivers Over 2.3 Million Viewers» (em Inglés). Consultado em 20 de mayo de 2014 
  10. a b c «FINALE OF TELEMUNDO MEDIA'S "EL SEÑOR DE LOS CIELOS" AVERAGES OVER 3.7 MILLION VIEWERS» (em Inglés). Consultado em 20 de mayo de 2014  Parâmetro desconhecido |fechaarchivo= ignorado (|arquivodata=) sugerido (ajuda); |archive-url= é mal formado: timestamp (ajuda)
  11. a b c d e Sara Bibel (27 de mayo de 2014). «Telemundo's 'El Señor de Los Cielos' Season Two Premiere Reaches Over 2.7 Million Viewers & 1.7 Million Adults 18-49» (em Inglés). Consultado em 28 de mayo de 2014 
  12. a b Telemundo Super Series 'El Señor de los Cielos' Delivers Highest-Rated Premiere in Network History (em inglês)
  13. a b c d e f g h i j «Listado completo de finalistas Premios Tu Mundo 2013» (em Spanish). Hola Ciudad. July 31, 2013. Consultado em August 19, 2014 
  14. «Premios Tu Mundo 2013: lista de ganadores (FOTOS)» (em Spanish). Huffingtonpost. July 31, 2013. Consultado em August 19, 2014 
  15. a b c d e f g h i Terra Network. «Lista de finalistas a los Premios Tu Mundo 2014» (em Spanish). Entretenimiento Terra. Consultado em August 19, 2014 
  16. a b c d e f g h i «¡Conoce a los ganadores de "Premios Tu Mundo 2014"!» (em Spanish). TVBoricuausa. Consultado em August 22, 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]