Elaine Chao

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Elaine Chao
Foto oficial de 2017.
18ª Secretária dos Transportes
dos Estados Unidos
Estados Unidos
Período 31 de janeiro de 2017
a atualidade
Presidente Donald Trump
Antecessor(a) Anthony Foxx
24ª Secretária do Trabalho
dos Estados Unidos
Estados Unidos
Período 29 de janeiro de 2001
a 20 de janeiro de 2009
Presidente George W. Bush
Antecessor(a) Alexis Herman
Sucessor(a) Hilda Solis
Dados pessoais
Nome completo Elaine Lan Chao
Nascimento 26 de março de 1953 (64 anos)
Taipei, Taiwan
Alma mater Mount Holyoke College
Universidade Harvard
Cônjuge Mitch McConnell (1993–presente)
Partido Republicano

Elaine Lan Chao (Taipei, 26 de março de 1953) é uma política estadunidense, 18ª e atual Secretária dos Transportes de seu país. Chao é filiada ao Partido Republicano.

Nascida na República da China, Chao é a primeira cidadã ásio-americana e sino-americana a integrar um gabinete presidencial estadunidense. Entre 2001 e 2009, serviu como Secretária do Trabalho do gabinete de George W. Bush, após integrar o Departamento dos Transportes durante a presidência de George H. W. Bush entre 1989 e 1991.[1][2]

Em 29 de novembro de 2016, o então Presidente-eleito Donald Trump nomeou Chao ao Departamento de Transportes.[3][4] Em 31 de janeiro de 2017, sua nomeação ao cargo foi confirmada pelo Senado por 93 votos a favor e 6 votos contrários.[5]

Chao é esposa do Senador Mitch McConnell, de Kentucky, que ocupa a Liderança Republicana do Senado desde 3 de janeiro de 2007.[6]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Chao nasceu em Taipei, Taiwan, em 26 de março de 1953; mais velha das seis filhas da historiadora Ruth Mulan Chu Chao e de James Chao, que iniciou sua carreira na marinha mercante e, posteriormente, fundou uma companhia de navegação sediada em Nova Iorque.[7] Naturais de Xangai, os pais de Chao mudaram-se para Taipei após a tomada de poder pelo Partido Comunista na sequência da Guerra Civil Chinesa em 1949. Chao mudou-se para os Estados Unidos aos 8 anos de idade, em 1961, juntamente com a mãe e duas de suas irmãs; seu pai já havia mudado-se para o país anos antes.

Durante o ensino primário, Chao frequentou a Escola Elementar Tsai Hsing em Taipei. Após sua mudança para os Estados Unidos, Chao transferiu-se para a Syosset High School, em Syosset, Long Island. Aos 19 anos de idade, Chao foi naturalizada como cidadã estadunidense.

Em 1975, Chao bacharelou-se em Economia pelo Mount Holyoke College, situado em South Hadley, Massachusetts. Durante seu período universitário, Chao trabalhou para o Departamento de Admissões, o Departamento de Economia, editou o anuário, integrou o time universitário de hockey e participou do clube de equitação da universidade. No primeiro semestre como caloura da universidade, Chao tornou-se co-editora do anuário. Em seu segundo período, foi transferida para a Dartmouth College, onde cursou Finanças.

Em 1979, Chao concluiu seu MBA pela Harvard Business School, tendo sido anteriormente a primeira mulher eleita representante de classe na instituição. Chao também integrou o clube financeiro e o clube de transportes da universidade.

Carreira política[editar | editar código-fonte]

Secretária do Trabalho (2001-2009)[editar | editar código-fonte]

Chao e o presidente afegão Hamid Karzai durante lançamento dos programas de assistência para reconstrução do Afeganistão.

Chao foi o único membro do gabinete presidencial de George W. Bush a servir durante os dois mandatos completos. Foi também a pessoa que permaneceu por mais tempo à frente do Departamento do Trabalho desde Frances Perkins, que liderou-o de 1933 a 1945 durante o governo de Franklin D. Roosevelt.

De acordo com estatísticas da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional, em 2007 - após seis anos desde a posse de Chao - a fatalidade em locais de trabalho havia caído 14% desde 2001. Sob sua liderança, o Departamento do Trabalho empreendeu uma série de reformas legislativas visando "proteger a saúde, segurança, remuneração e aposentadoria segura" dos trabalhadores estadunidenses ao "recuperar os níveis de remuneração e planos de aposentadoria". Chao também foi responsável por reestruturar os programas do departamento e modernizar algumas regulamentações. Ao longo de seu mandato, o Departamento do Trabalho reduziu seu orçamento de 11,7 bilhões para 11,6 bilhões de dólares, tornando-se o primeiro departamento executivo estadunidense taxado como "verde" pelo Escritório de Administração e Orçamento.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Elaine Chao e Mitch McConnell acompanhados do estrategista republicano Vincent Harris, em 2013.

Em 1993, Chao casou-se com Mitch McConnell, Senador do Kentucky e eventual Líder da Maioria do Senado. Ambos se conheceram através de Stuart Bloch e sua esposa Julia Chang Bloch, então embaixadora dos Estados Unidos no Nepal. Bloch, que tornou-se a primeira ásio-americana a chefiar uma missão diplomática estadunidense, descreveu Chao como "uma tigresa" em referência à sua postura educadora.

Campanha de McConnell[editar | editar código-fonte]

Nos dois anos anteriores às eleições ao Senado de 2014, Chao "compareceu a cinquenta eventos próprios e uma centena de eventos em nome de seu marido", tendo sido considerada "uma força motora para sua campanha de reeleição" e uma vitória factual contra as alegações de Alison Lundergan Grimes de que McConnell seria contrário ao empoderamento feminino. Após sua vitória eleitoral, McConnell afirmou: "o maior tino que tenho é, de longe, a única mulher do Kentucky que serviu num gabinete presidencial, minha esposa, Elaine Chao."

Referências