Eleazar (sumo sacerdote)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Eleazar (filho de Aarão))
Eleazar
Eleazar (sumo sacerdote)
Gravat del s. XVI
Nascimento 1192 a.C.
Morte 1100 a.C.
Terra de Israel
Progenitores
Cônjuge daughter of Putiel
Filho(a)(s) Fineias
Irmão(ã)(s) Itamar (filho de Aarão), Nadabe, Abiú

Eleazar (ou Eleázar[1]), (no hebraico אֶלְעָזָר " Deus ajuda"[1]), foi o terceiro filho de Aarão com Eliseba, levita, sacerdote e Sumo Sacerdote de Israel. Com sua esposa, filha de Putiel, teve um filho Finéias.[2] Tornou-se no chefe da família dos levitas. Com a morte de seus irmãos Nadabe e Abiú, foi nomeado para assumir o oficio do pai. Os seus irmãos não tiveram filhos.

Ele e o irmão mais novo, Itamar, deram descendência aos sacerdotes no santuário. De acordo com a tradição bíblica, apenas os descendentes de Aarão, poderiam ser elevados ao cargo de Sumo sacerdote.

No monte Hor, subiu juntamente com o pai, Aarão, e o tio, Moisés, altura em que as vestes de Sumo sacerdote foram transferidas de Aarão para Eleazar, sucedendo-se, então, a morte de Aarão. Subsequentemente, Eleázar passou a exercer as funções de Sumo Sacerdote de Israel, que tinham sido do pai.

Juntamente com Moisés, fizeram o recenseamento dos israelitas nas capinas de Moabe, próximo do rio Jordão, em frente a Jericó.

Eleázar morreu e foi sepultado em Gibeá, nos montes de Efraim.


Referências

  1. a b Infopédia. «Eleázar | Dicionário Infopédia de Nomes Próprios (Antroponímia)». infopedia.pt - Porto Editora. Consultado em 14 de dezembro de 2022 
  2. Êxodo 6:25

Árvore genealógica baseada na Bíblia.

Anrão
Joquebede
Aminadabe
Aarão
Miriã
Moisés
Eliseba
Naassom
Putiel
Nabade
Abiú
Eleazar
Itamar
esposa
Fineias



Ícone de esboço Este artigo sobre a Bíblia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Precedido por
Aarão
Sumo Sacerdote de Israel Sucedido por
Finéias