Elefante-da-floresta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Como ler uma caixa taxonómicaLoxodonta cyclotis
Loxodontacyclotis.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 EN pt.svg
Em perigo (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Proboscidea
Família: Elephantidae
Género: Loxodonta
Espécie: Loxodonta cyclotis
Nome binomial
Loxodonta cyclotis
(Matschie, 1900)

O elefante-da-floresta (Loxodonta cyclotis) é um elefante que habita as florestas da Bacia do Congo. Anteriormente era considerada tanto um sinônimo ou uma subespécie do elefante-da-savana (Loxodonta africana); mas um estudo de 2010 estabeleceu que os dois são espécies distintas. O contestado elefante pigmeu da bacia do Congo, muitas vezes assumido como uma espécie distinta (Loxodonta pumilio), é provavelmente um elefante-da-floresta cujo tamanho menor e/ou maturidade precoce é devido às condições ambientais.

Características e diferenças entre o elefante-da-savana[editar | editar código-fonte]

As diferenças entre o elefante-da-floresta e o elefante-da-savana são: longa e estreita mandíbula (no elefante-da-savana é curta e larga), as suas orelhas são arredondadas (orelhas de um elefante-da-savana são mais pontiagudas), presas mais retas e mais para baixo, consideravelmente menores, e o tamanho e o número das unhas dos pés. O macho do elefante-da-floresta raramente ultrapassa os 2,5 metros de altura, enquanto o elefante-da-savana tem geralmente mais de 3 metros e, por vezes quase 4 metros de altura.

Elefante-da-floresta macho em uma floresta desmatada, Gabão.

No que diz respeito ao número de unhas: o elefante-da-savana tem normalmente quatro unhas dos pés na pata dianteira e 3 na pata traseira, já o elefante-da-floresta normalmente tem 5 unhas do pé na pata dianteira e 4 na pata traseira (como o elefante-asiático), mas os híbridos entre as duas espécies ocorrem.

Dieta[editar | editar código-fonte]

O elefante-da-floresta é herbívoro e geralmente come folhas, frutos, cascas e, ocasionalmente, visita depósitos de sal e os lambe. Eles comem uma grande proporção de frutas e às vezes são a dispersores único de algumas plantas arbóreas como Balanites wilsoniana e Omphalocarpum.

Conservação[editar | editar código-fonte]

Devido à caça e à alta demanda de marfim, o a população de elefantes-da-floresta se aproximou dos níveis críticos nos anos 1990 e início de 2000.


Translation arrow.svg
Este artigo ou secção resulta, no todo ou em parte, de uma tradução do artigo «African Forest Elephant» na Wikipédia em inglês, na versão original. Você pode incluir conceitos culturais lusófonos de fontes em português com referências e inseri-las corretamente no texto ou no rodapé. Também pode continuar traduzindo ou colaborar em outras traduções. Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)