Elefante-da-savana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaLoxodonta africana
African Bush Elephant.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 VU pt.svg
Vulnerável (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Proboscidea
Família: Elephantidae
Género: Loxodonta
Espécie: Loxodonta africana
Nome binomial
Loxodonta africana
(Blumenbach, 1797)

O elefante-da-savana (Loxodonta africana) é a maior das duas espécies de elefante-africano. Tanto ele quanto o elefante-da-floresta têm sido geralmente classificados como uma única espécie, conhecida simplesmente como o elefante-africano. Algumas autoridades consideram ainda que as evidências atualmente disponíveis são insuficientes para dividir o elefante-africano em duas espécies.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O elefante-da-savana é a maior espécie de elefante-africano, sendo portanto o maior animal terrestre vivo, atingindo de 6 a 7,3 metros de comprimento e 3,5 a 4 metros de altura na cabeça, e pesando de 6 a 7,5 toneladas.

O maior elefante já registrado, baleado em Angola, em 1965, pesava 12.274 kg (12 toneladas e 274 quilos), em pé tinha 4,2 metros de altura. O corpo dele está montado na rotunda do Museu Nacional de História Natural, em Washington, D.C. O elefante-da-savana normalmente se move a uma velocidade de 10 km/h, mas pode atingir velocidade máxima de 40 km/h quando assustado ou chateado.

Foram encontrados registos de uma espécime de elefante de 15.000 kg (15 toneladas), seu nome foi dado como Esteves. O animal foi abatido pelo mítico caçador "el Fidalgo".


Translation arrow.svg
Este artigo ou secção, resulta, no todo ou em parte, de uma tradução. Do artigo «African Bush Elephant» na Wikipédia em inglês , na versão original. Você pode incluir conceitos culturais lusófonos de fontes em português com referências e inseri-las corretamente no texto ou no rodapé. Também pode continuar traduzindo ou colaborar em outras traduções. Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)