Elena Landau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde janeiro de 2013)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Elena Landau nasceu no Rio de Janeiro, em 1958. Economista com atuação de destaque na implantação de reformas estruturais no estado brasileiro, em meados da década de 1990, migrou para o ramo do Direito, tornando-se uma voz de referência principalmente nas questões ligadas ao setor elétrico brasileiro. Elena foi assessora da presidência do BNDES e, posteriormente, diretora da área responsável pelo Programa Nacional de Desestatização, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Elena Landau faz parte do grupo de economistas formados pela PUC-Rio que tem entre seus principais expoentes os economistas Armínio Fraga, Persio Arida, Gustavo Franco, André Lara Resende, Francisco Lopes, Pedro Bodin e Edmar Bacha. Alguns deles foram os responsáveis pela criação do Plano Real, lançado em julho de 1994, momento em que o Brasil inaugurou o período de estabilidade econômica, pondo fim a décadas de inflação descontrolada. A estabilização econômica abriu caminho para a redução da desigualdade e estabeleceu as bases de um novo ciclo de crescimento para o país.

Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Cursou parte do programa de doutorado em Economia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), mas não chegou a concluir, passando a se dedicar ao estudo do Direito. Formou-se em Direito pela PUC-RJ.

Em janeiro de 1994, tornou-se diretora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, até junho de 1996. Desde novembro de 1997, é diretora presidente da Elandau Consultoria Econômica. Em janeiro de 2007 tornou-se sócia do escritório de advocacia Sergio Bermudes. Elena Landau é reconhecida pela edição latino-americana da revista Chambers and Partners, principal publicação especializada no perfil dos principais advogados do mundo, como uma das principais advogadas brasileiras, notadamente por sua atuação na área de regulação do setor elétrico.

Sua relação com o futebol vai além do amor pelo Botafogo. Elena mantém intensa participação no debate sobre futebol e chegou a ser consultora para novos negócios nessa área.