Elena Naimushina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Yelena Naimushina
Елена Наимушина
Informações pessoais
Nome completo Yelena Arkadyevna Naimushina
Modalidade Ginástica artística feminina
Representante União Soviética
Nascimento 19 de novembro de 1964
Krasnoyarsk - Distrito Federal da Sibéria, União Soviética
Nacionalidade russa
Falecimento 14 de março de 2017 (52 anos)
Moscou, Rússia
Compleição Peso: 40 kg Altura: 1,45 m
Nível sênior
Período em atividade 19761981

Yelena Arkadyevna Naimushina em russo: Елена Аркадьевна Наимушина (Krasnoyarsk, 19 de novembro de 1964Moscou, 14 de março de 2017[1]) foi uma ginasta que competiu em provas da ginástica artística pela extinta União Soviética.

Elena foi descoberta durante a realização do Campeonato Soviético de 1978, no qual terminou em terceiro lugar no individual geral. No mesmo ano entrou para seleção do bloco e disputou a Copa Chunichi, na qual encerrou em segundo lugar na disputa do individual geral.

O auge de sua carreira foi 1980, no qual, junto a equipe soviética conquistou a medalha de ouro olímpica por equipes, junto as compatriotas Maria Filatova, Natalia Shaposhnikova, Nelli Kim, Yelena Davydova e Stella Zakharova. Adiante, conquistou um ouro e uma prata na Copa do Mundo de Ginástica em Toronto, na trave e no solo respectivamente. Mais tarde, obteve o mesmo resultado no Campeonato Sovético. No campeonato Moscow World Stars, conquistou uma medalha de ouro na trave, uma de prata nas barras assimétricas, e duas de bronze, uma no solo e outra no individual geral.

Elena ficou conhecida por seu exercício de solo com a música folk russa "Kalinka", que sempre agradava o público durante as competições, embora seu aparelho de melhor desempenho fosse a trave de equilíbrio.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Amanda Turner (15 de março de 2017). «Olympic Champion Naimushina Dies at 52» (em inglês). International Gymnast Magazine Online. Consultado em 15 de março de 2017 


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) ginasta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.