Tapas & Beijos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tapas & Beijos
Slaps & Kisses (EN)[1]
Besos & Bofetadas (ES)[2]
Tapas & Beijos
Informação geral
Formato série
Gênero comédia romântica
Duração 45 minutos aproximadamente
Criador(es) Cláudio Paiva
Elenco
País de origem  Brasil
Idioma original (em português)
Temporadas 5
Episódios 169 (lista de episódios)
Produção
Diretor(es) Maurício Farias
Produtor(es) Cláudio Paiva
Tema de abertura "Entre Tapas e Beijos"
Banda Calypso (2011-2013)[3]
Sidney Magal (2014-2015, reprise 2020)[4]
Composto por Nilton Lamas
Tema de encerramento "Entre Tapas e Beijos"
Banda Calypso (2011–13)
Sidney Magal (2014–2015)
Exibição
Emissora original TV Globo
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 5 de abril de 201115 de setembro de 2015

Tapas & Beijos é uma série brasileira produzida pela TV Globo e exibida de 5 de abril de 2011 até 15 de setembro de 2015.[5] Teve autoria de Cláudio Paiva e redação final de Nilton Braga e Cláudio Lisboa, com a colaboração de Márcio Wilson, Péricles Barros, Adriana Chevalier, Denise Crispun, Cláudia Gomes, Júlia Spadaccini, Felipe Flexa, Luiza Yabrudi e Carla Faour. Contou com a direção de Daniela Braga e Clara Kutner e Direção geral e núcleo de Maurício Farias.[6]

Trouxe Fernanda Torres e Andréa Beltrão como protagonistas, e Vladimir Brichta, Fábio Assunção, Érico Brás, Malu Rodrigues, Otávio Müller, Fernanda de Freitas e Kiko Mascarenhas nos demais papéis centrais da trama, contando as aventuras e desventuras das duas amigas que trabalham juntas na loja de vestidos Djalma Noivas.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Fátima (Fernanda Torres) e Sueli (Andréa Beltrão) são grandes amigas. Independentes e solteiras, as duas dividem um apartamento no Méier, bairro do subúrbio carioca, e trabalham em uma loja que aluga vestidos de noivas e artigos para cerimônias de casamento em Copacabana, a Djalma Noivas. Todos os dias, elas lidam com os sonhos de muitas mulheres e também esperam encontrar seus príncipes encantados, mas a tarefa não parece ser nada fácil. Afinal, a vida sentimental das duas é cercada de confusões.[6]

Sueli foi casada com Jurandir (Érico Brás), um típico malandro que evita ter trabalho em sua vida. O casamento durou dois meses, mas a relação não deu certo e os dois acabaram se separando. Jurandir ficou sumido por alguns anos, mas voltou para atormentar a vida sentimental da ex-mulher, que contava com Santo Antônio (Kiko Mascarenhas) em pessoa como conselheiro sentimental. Porém, Jurandir acabou virando garçom. A vendedora não quis saber do ex e só tinha olhos para Jorge (Fábio Assunção), dono da boate La Conga que chegou a Copacabana com muita simpatia e acabou encantando Sueli. O que Sueli não imaginava é que Jorge fosse pai de Bia (Malu Rodrigues), uma jovem rebelde e dominadora.

Enquanto isso, Fátima precisa administrar um casamento com um homem esperto, o sedutor Armane (Vladimir Brichta). Dono de uma pequena importadora no bairro de Copacabana, ele se dedica a ela em um certo horário, fora do comercial. Ela era amante dele, quando o malandro era casado e prometia que, assim que os filhos ficassem grandes, ele se separaria da esposa e casaria com Fátima. Porém, a esposa descobriu o caso mais cedo que o esperado.

Vizinho ao Djalma Noivas e à importadora de Armane, fica o restaurante de Seu Chalita (Flávio Migliaccio), o Rei do Beirute. O libanês é um viúvo de meia idade que quer se casar de qualquer forma. Também Djalma (Otávio Müller) e Flavinha (Fernanda de Freitas) parecem formar um casal estável, apesar das crises de ciúmes de Flavinha. Apaixonados, os dois vivem um relacionamento um pouco confuso. Além de ser casada com o dono da Djalma Noivas, Flavinha é uma das funcionárias da loja e não dá mole para Fátima e Sueli.

Após muitas indas e vindas, as amigas inseparáveis Fátima e Sueli se casam com seus respectivos amores, porém começam a perceber que suas relações já estão desgastadas. Sueli continua tendo como pedra no sapato a dançarina Lucilene (Natália Lage), que faz de tudo para destruir o casamento dela com Jorge, enquanto Fátima tem que aguentar o advogado da ex-mulher de Armane, Tavares (Kiko Mascarenhas), que vai tentar de todo jeito tirar tudo de Armane. Bia, filha de Jorge, acaba trazendo Jurandir, ex de Sueli, para dentro de seu apartamento, causando vários constrangimentos.

Já Djalma e Flavinha continuam às turras na loja Djalma Noivas. E seu Chalita procura um noiva para se casar. Descobre-se que Flavinha era a dançarina de bota no Clube Sanduíche. Chalita se casa com Lucilene. Djalma perdoa Flavinha por ter escondido o segredo. Já Tijolo (Orã Figueiredo) e Tavares continuam causando confusões.

Não aguentando mais, as amigas resolvem pôr um fim nos casamentos, e assim Fátima e Sueli tentam levar suas vidas adiante mas não conseguem, tendo recaídas com os maridos várias vezes.

Na última temporada, após anos trabalhando na loja "Djalma Noivas", Fátima e Sueli pedem demissão e abrem o seu próprio negócio: um brechó chique. Jorge, Bia e Jurandir tentam ajudar.

Só que, com o novo estabelecimento funcionando exatamente onde foi a loja de Armane, a vizinhança ignora o brechó, achando que fizeram alguma coisa com o ex-comerciante; pois Armane está há cinco meses sumido do bairro. Porém o malandro não está vivendo muito bem vendendo pau-de-selfie e outras bugigangas como sacoleiro e voltando a morar com a atual/ex-mulher, pelo menos até ele ser expulso de casa após ser pego a traindo com a vizinha.

Djalma e Flavinha continuam no dilema sobre suas funcionárias e Djalma tentando controlar a loja de Sueli e Fátima. Tavares e PC brigam por causa de seus relacionamentos e suas profissões. Jurandir ainda continua a questionar Bia sobre ser pai do filho dela.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Intérprete Personagem Temporadas

(2011)

(2012)

(2013)

(2014)

(2015)
Fernanda Torres Fátima Regina Pereira dos Santos
Andréa Beltrão Sueli Sampaio
Fábio Assunção Jorgeney "Jorge" Almeida
Vladimir Brichta Armane Vilar
Érico Brás Jurandir das Graças
Otávio Müller Djalma Guedes
Fernanda de Freitas Flávia "Flavinha" Guedes
Kiko Mascarenhas Tavares / Santo Antônio
Daniel Boaventura Paulo César Toledo "PC"
Flávio Migliaccio Seu Chalita Assad
Malu Rodrigues Maria Beatriz "Bia" Almeida das Graças
Orã Figueiredo Tijolo
Natália Lage Lucilene Barbosa
Rafael Primot Stephanie
Analu Prestes Shirley Assad
Evandro Mesquita Mustafá Assad Al-Masi

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Intérprete Personagem
Sérgio Guizé Vanderlei / Lorraine Cristine[7]
Ana Paula Secco Mãe Jurema
Bella Rodrigues Milena
Bianca Comparato Carol / Cleonice
Carla Andrea mulher de Valdinei
Charles Fricks Marreco
Cintia Rosa Geise
Duda Ribeiro gerente da boate
Fabiana Gugli Márcia
Fabíula Nascimento Samantha
Flávia Reis Lurdinha
Gilberto Gawronski Toni Tattoo
Guilherme Winter Valdinei
Gustavo Machado Félix
Isio Ghelman Miranda
Jayme del Cueto Seu Arlindo
Letícia Isnard Jurema
Luciana Birolli Márcia (Marcinha)
Luiz Carlos Miele Giusepe
Márcio Vito Siqueira
Miguel Andrade Nicolau
Nikolas Antunes Seu Arlindo (jovem)
Nilvan Santos Roberto
Priscila Assum Margarete
Renata Tobelem Regina Célia
Rodrigo Pandolfo Romildo
Selma Lopes Mãe de Seu Chalita
Simone Gabriel Zulmira
Sônia Braga Helô Siqueira
Vinícius Manne Ubirajara
Yoná Magalhães Leda
Cris Nicolotti Catarina
Eucir de Souza Nicolau
Felipe Abib Leléu
José Victor Pires Cenoura (criança)
Júlio Levy Geraldo
Marcello Airoldi Cenoura
Melissa Vettore Soraia
Paolla Oliveira Celeste
Paulo Hamilton Espeto
Priscila Assum Margarete
Ravel Cabral Ubirajara
Renata Castro Barbosa Mulher de Tavares
Rose Abdallah Mãe de Romildo
Stella Rabello Carminha
Anderson Mello Meleca
Ângela Rabelo Mãe de Santo
Daisy Lúcidi Amélia
Fábio Lago Palhares
Felipe Rocha pastor Jonas e primo Dino
Malu Galli Márcia
Marcius Melhem Regino
Miá Mello Alessandra
Paulo Betti Miro
Renan Tardeli Roberto Sávio
Gillray Coutinho Coelho, Dono da sexshop

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Fátima (Fernanda Torres) — Ela é uma mulher independente financeiramente, que trabalha na Djalma Noivas, em Copacabana, e divide com a amiga Sueli (Andrea Beltrão) um apartamento no Méier, bairro do subúrbio carioca. Impulsiva e esquentada, ela precisa aprender a administrar um relacionamento com um homem casado, Armane (Vladimir Brichta). Foi amante dele no passado, o sedutor prometeu largar a mulher, Clotilde, quando os filhos estivessem crescidos e ficar com Fátima, porém a esposa descobriu o caso muito cedo.
  • Sueli (Andréa Beltrão) — Uma mulher na faixa dos 40 anos de idade, que trabalha como vendedora na Djalma Noivas, em Copacabana, independente e simpática, mas também esquentada. Ela é melhor amiga de Fátima (Fernanda Torres), com quem divide apartamento no Méier, bairro do subúrbio carioca. Separada de Jurandir (Érico Brás) depois de dois meses de casamento, Sueli precisa aprender a lidar com a volta do ex-marido, que ficou sumido por alguns anos.[8]
  • Jorge (Fábio Assunção) — O dono da boate de strip-tease La Conga é um artista que não alcançou o estrelato e decidiu mostrar sua arte dirigindo shows em uma casa noturna. O bonitão chegou a Copacabana com muita simpatia e acabou encantando Sueli (Andréa Beltrão).[8] Tem uma filha adolescente, Bia (Malu Rodrigues), no qual se dá bem até ela se envolver com Jurandir, a quem o sogro considera um exemplo perfeito de vagabundo. Por conseguinte, o relacionamento com a filha e o genro acabam por afetar o seu casamento com Sueli, além de viver sob o assédio descarado de Lucilene (Natália Lage).
  • Armane (Vladimir Brichta) — O sedutor dono de uma importadora em Copacabana é casado, mas não consegue ficar longe de Fátima (Fernanda Torres), com quem mantém um caso há anos.[8] No decorrer da série, se separa da sua primeira esposa para se casar com Fátima, mas não conseguem conviver em paz por conta da personalidade forte de Fátima e principalmente pelas traições de Armane. Mas apesar de tudo, tem um bom coração, é gentil e muito apaixonado por Fátima.
  • Djalma (Otávio Muller) — O dono da Djalma Noivas, loja que herdou do pai, e é casado com Flavinha (Fernanda de Freitas), uma de suas funcionárias.[8]
  • Flavinha (Fernanda de Freitas) — É casada com Djalma (Otávio Muller) e trabalha como gerente na loja do marido. É ciumenta e controladora.[8] Antes de conhecer Djalma, era stripper em uma boate.
  • Jurandir (Érico Brás) — O malandro foi casado com Sueli (Andrea Beltrão) durante dois meses. Depois da separação, ele sumiu por um tempo, mas agora está de volta para virar a vida de ex-mulher de cabeça para baixo. Tem um relacionamento com Bia (Malu Rodrigues).[8] e acaba se casando com ela, tendo um filho após um tempo. No início, é pouco dedicado ao trabalho, tendo o intuito de virar cantor de pagode, causando conflitos com Bia e principalmente com o sogro, Jorge. Mas após o bebê nascer, ele amadurece e o casal termina bem.
  • Chalita (Flávio Migliaccio) — É um senhor libanês dono do Rei do Beirute, o restaurante da rua. Viúvo, ele vive correndo atrás de Fátima (Fernanda Torres) e Sueli (Andrea Beltrão). Foi casado com Lucilene (Natália Lage) na primeira temporada.[8] No decorrer da série, tem um relacionamento com a cabeleireira Shirley, terminando a série ao seu lado.
  • Lucilene (Natália Lage) — Dançarina da boate La Conga, onde tenta de todas as maneiras e ficar com Jorge (Fábio Assunção) e acabar com o casamento dele e de Sueli (Andrea Beltrão). Piriguete, mimada, foi casada com Chalita (Flávio Migliaccio),[8] mas se divorciaram por conta da falta de caráter da dancarina, que traia o libanês sempre que podia.
  • Bia (Malu Rodrigues) — Decidida e confiante, a loira chegou a Copacabana cheia de suspense e surpreendeu Jorge ao revelar que era sua filha. Tem um relacionamento com Jurandir (Érico Brás).[8] Implica com Sueli quando esta começa a namorar com Jorge e o relacionamento se complica ainda mais quando a gata começa a namorar com o ex -marido da vendedora, causando grandes confusões. Mas com o decorrer do tempo amadurece e todos acabam se dando bem.
  • Tavares (Kiko Mascarenhas) — Advogado chato da ex-mulher de Armane (Vladimir Brichta). Sempre armando confusões para tentar tirar tudo dele. Infernizar a vida dele com Fátima (Fernanda Torres), com pedidos de pensão para os cinco filhos do comerciante com a ex. É amante de Clotilde ex-mulher de Armane. Na primeira temporada, Kiko fazia Santo Antônio.[8]
  • Tijolo (Orã Figueiredo) — Sócio de Jorge na boate La Conga, malandro, sempre o ajuda de qualquer maneira.[8] É casado com a travesti Stephanie (Rafael Primot).

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporadas Episódios Exibição original Brasil
Início de Temporada Final de Temporada
1 36 5 de abril de 2011 20 de dezembro de 2011
2 38 3 de abril de 2012 18 de dezembro de 2012
3 37 2 de abril de 2013 17 de dezembro de 2013
4 36 8 de abril de 2014 23 de dezembro de 2014
5 22 14 de abril de 2015 15 de setembro de 2015

Exibição[editar | editar código-fonte]

Foi reprisada entre 4 de agosto e 13 de outubro de 2020 na TV Globo, às 23h30 nas terças-feiras, substituindo Manifest: O Mistério do Voo 828 e sendo substituída pela nona temporada do The Voice Brasil.[9]

Foi reprisada pelo GNT entre os anos de 2017 e 2021. Está sendo reprisada pelo Viva desde 2 de janeiro de 2023.[10]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Tapas e Beijos
Tapas & Beijos
Trilha sonora
Lançamento 2015
Gênero(s) Vários
Duração 59:26
Gravadora(s) Som Livre
N.º TítuloMúsica Duração
1. "Entre Tapas e Beijos"  Calypso 3:00
2. "Copacabana, Meu Amor"  Marcus Pitter 3:16
3. "Desculpe o Auê" (part. Roberto de Carvalho)Rita Lee 2:55
4. "Mandrake e os Cubanos"  Skank 4:02
5. "Sábado Em Copacabana"  Sara Montiel 2:42
6. "Príncipe Encantado"  Calypso 3:42
7. "Garota de Copacabana"  Moreira da Silva 1:24
8. "Nova Copacabana"  Nelson Gonçalves 2:43
9. "A Noite Vai Chegar"  Lady Zu 3:53
10. "Copacabana (At The Copa)"  Barry Manilow 3:56
11. "Conga, Conga, Conga"  Gretchen 3:33
12. "Pertinho de Você"  Elizângela 3:11
13. "Sossego"  Tim Maia 3:40
14. "Sufoco"  Alcione 3:56
15. "A Minha Menina" (part. Os Mutantes)Jorge Ben Jor 2:42
16. "Amada Amante"  Roberto Carlos 3:59
17. "Entre Tapas e Beijos"  Sidney Magal 3:13

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado
2011 Prêmio Extra de Televisão[11] Melhor série Tapas & Beijos Venceu
Melhor atriz Andréa Beltrão Venceu
Melhor tema musical "Entre Tapas e Beijos" Venceu
Troféu APCA Melhor seriado Tapas & Beijos Venceu
Melhores do Ano[12] Comédia Andréa Beltrão e Fernanda Torres Indicado
2012 Prêmio Contigo! de TV[13] Melhor série de TV Tapas & Beijos Venceu
Melhor atriz de série/minissérie Fernanda Torres Venceu
Melhor ator de série/minissérie Vladimir Brichta Venceu
Arte Qualidade Brasil Televisão[14] Melhor série Tapas & Beijos Venceu
Melhor ator Érico Brás Venceu
Melhor atriz Andréa Beltrão Venceu
Melhor diretor Maurício Farias Venceu
Melhor autor de série Cláudio Paiva Venceu
Prêmio Extra de Televisão[15] Humor Tapas & Beijos Venceu
Melhores do Ano[16] Comédia Fernanda Torres Indicado
Prêmio Quem de Televisão[17] Melhor Atriz Indicado
Andréa Beltrão Indicado
2013 Prêmio Contigo! de TV[18][19] Melhor Série ou Minissérie Tapas & Beijos Indicado
Melhor Atriz de Série ou Minissérie Andréa Beltrão Venceu
Fernanda Torres Indicado
Melhor Ator de Série ou Minissérie Fábio Assunção Indicado
Vladimir Brichta Indicado
Prêmio Extra de Televisão Humor Tapas & Beijos Venceu
Melhores do Ano[20][21] Comédia Fernanda Torres Indicado
2014 Troféu Imprensa[carece de fontes?] Melhor Programa Humorístico Tapas & Beijos Venceu
Prêmio Contigo! de TV Melhor Série ou Minissérie Indicado
Melhor Ator de Série ou Minissérie Vladimir Brichta Indicado
Prêmio F5 Fernanda Torres Indicado
Ator Coadjuvante do Ano (série ou minissérie) Vladimir Brichta Indicado
Melhores do Ano Melhor Atriz de Série ou Minissérie Fernanda Torres Venceu
Melhor Ator de Série ou Minissérie Vladimir Brichta Indicado
2015 Melhores do Ano Melhor Ator de Série ou Minissérie Vladimir Brichta Venceu
Melhor Atriz de Série ou Minissérie Fernanda Torres Indicado
2016 Troféu Imprensa Melhor Programa Humorístico Tapas & Beijos Indicado

Referências

  1. «Slaps & Kisses». Globo Internacional. Consultado em 22 de maio de 2018 
  2. «Besos & Bofetadas». Globo Internacional. Consultado em 9 de setembro de 2018 
  3. Flávio Ricco (25 de março de 2011). «Tema de abertura». UOL. Consultado em 11 de junho de 2016 
  4. «Após polêmicas, música de Joelma é trocada na Globo». TV Foco. 8 de abril de 2014. Consultado em 11 de junho de 2016 
  5. «Globo estreia hoje a série "Tapas e Beijos"». Na Telinha. 5 de abril de 2011. Consultado em 11 de junho de 2016. Arquivado do original em 20 de setembro de 2016 
  6. a b Nilson Xavier. «Tapas e Beijos». Teledramaturgia. Consultado em 5 de outubro de 2016 
  7. «Em clima de despedida por Gibão, Guizé garante que voltaria a viver Lorraine». Gshow. Globo.com. 20 de setembro de 2013. Consultado em 5 de outubro de 2016 
  8. a b c d e f g h i j k «Tapas e Beijos (Galeira de personagens)». Memória Globo. Consultado em 5 de outubro de 2016 
  9. «Tapas e Beijos será reprisada pela Globo». Observatório da Televisão. Consultado em 18 de junho de 2020 
  10. Nicolau, Analice (27 de dezembro de 2022). «Em janeiro, fãs de 'Tapas e Beijos' relembram aventuras de Sueli e Fátima no VIVA». Jornal de Brasília. Consultado em 27 de dezembro de 2022 
  11. Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). «Prêmio Extra de TV: 'Tapas & beijos' ganha como Melhor Série». Extra Online. Consultado em 29 de novembro de 2011 
  12. «Domingão' elege os melhores do ano; saiba quem está concorrendo». 29 de março de 2012 
  13. «Confira a lista de vencedores do Prêmio Contigo de Televisão!». 15 de maio de 2012 
  14. «Tapas & Beijos se destaca em premiações de TV». 24 de maio de 2012 
  15. «Prêmio Extra de TV:'Tapas & beijos' é eleito o melhor programa de humor». 27 de novembro de 2012 
  16. «Você gargalhou com eles! Agora, as feras do humor estão no 'Melhores'». 24 de fevereiro de 2013 
  17. «"Avenida Brasil" se consagra como grande vencedora do Prêmio Quem». 19 de março de 2013 
  18. R7 (14 de maio de 2013). «Adriana Esteves vence prêmio Contigo de melhor atriz». Notícias. R7. Consultado em 14 de maio de 2013 
  19. UOL (13 de maio de 2013). «"Avenida Brasil" é a grande vencedora do Prêmio Contigo!». Notícias. UOL. Consultado em 13 de maio de 2013 
  20. Faustão conversa com os finalistas da categoria Comédia (Vídeo)
  21. Leandro Hassum é eleito o Melhor Comediante (Vídeo)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]