Eleonora Giorgi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Eleonora Giorgi
Nascimento 21 de outubro de 1953
Roma,  Itália
Ocupação atriz, cineasta, roteirista
Outros prêmios
David di Donatello, Nastro d'Argento
IMDb: (inglês) (português)

Eleonora Giorgi (Roma, 21 de Outubro de 1953) é uma atriz italiana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

A sua estreia como atriz protagonista é de 1973, no filme Storia di una monaca di clausura de Tonino Cervi, onde também entra Catherine Spaak; o sucesso de público continua no ano seguinte com Appassionata, ao lado de Ornella Muti. No mesmo ano posa nua para a Playboy.

A sua carreira dá um passo em frente em 1976, quando entra em filmes como L'Agnese va a morire de Giuliano Montaldo e Cuore di cane de Alberto Lattuada. Em 1977 é a vez de Una spirale di nebbia de Eriprando Visconti. Elm 1979 casa com Angelone Rizzoli e actua ao lado de Giuliano Gemma e Michele Placido no filme Un uomo in ginocchio de Damiano Damiani, um dos poucos papéis dramáticos da sua carreira.

De facto a sua carreira cinematográfica é quase toda feita em filmes de comédia, tendo actuado ao lado de intérpretes que fizeram fortuna na comédia italiana dos anos oitenta, entre eles Renato Pozzetto, Carlo Verdone, Johnny Dorelli e até Adriano Celentano, ao lado do qual participou nos filmes Mani di velluto, de 1979 e Grand Hotel Excelsior de 1982.

Entre muitos prémios recebidos por Eleonora Giorgi, destacam-se o David di Donatello e Nastro d'Argento[1] de 1982 para a melhor atriz, pelo filme Borotalco de Carlo Verdone. Trabalhou também na rádio e televisão.

Em 1984 pede a separação do marido, recentemente saido da cadeia, depois de envolvido no escândalo P2. Em 2003 faz a sua estreia com directora com o filme Uomini & donne, amori & bugie protagonizado por Ornella Muti.

Em 2008 estreia-se no teatro.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.