Eleonora Maria Josefa de Orléans e Bragança

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Eleonora
Princesa do Brasil
Princesa de Ligne
Princesa de Orléans e Bragança
Cônjuge Miguel de Ligne
Descendência Alice de Ligne
Henrique de Ligne
Casa Orleães e Bragança
Nome completo
Eleonora Maria Josefa Rosa Filipa Miguela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orléans e Bragança e Wittelsbach
Nascimento 20 de maio de 1953 (65 anos)
  Jacarezinho,  Brasil
Pai Pedro Henrique de Orléans e Bragança
Mãe Maria Isabel da Baviera
Religião Catolicismo
Família imperial brasileira
Ramo de Vassouras
COA Dinasty Orleães-Bragança.svg
Família principesca de Ligne
Blason Fécocourt 54.svg

SAR a Princesa Viúva

  • SA o príncipe Wauthier
    SA a princesa Regine
    • SA o príncipe Philippe
      SA a princesa Laetitia
      • SA o príncipe Jean Charles
    • SA a princesa Melanie Yolande
    • SA a princesa Élisabeth Éléonore, Baronesa Baudouin Gillès de Pelichy
  • SA a princesa Anne Marie, Sra. Mortgat
  • SA a princesa Cristina do Brasil
  • SA a princesa Sophie, Condessa Philippe de Nicolay
  • SA o príncipe Antoine
    SA a princesa Jacqueline
    • SA o príncipe Louis
    • SA a princesa Marie
    • SA a princesa Florence
  • SA a princesa Yolande, Sra. Townsend

Eleonora Maria Josefa Rosa Filipa Miguela Gabriela Rafaela Gonzaga de Orléans e Bragança e Wittelsbach (Jacarezinho, 20 de maio de 1953), princesa de Orléans e Bragança e princesa-titular consorte de Ligne, é a oitava filha e segunda varoa de Pedro Henrique de Orléans e Bragança, ex-chefe da Casa Imperial do Brasil, e de Maria Isabel da Baviera. Atualmente, Eleonora seria a sexta na linha de sucessão ao trono brasileiro, mas é discutível se ela poderia assumir após se casar com um chefe de dinastia estrangeira (comprometimento da tradição e da soberania nacional). Mas não, ela não tem nenhum impedimento dinástico ao trono brasileiro pela que a constituição do império do Brasil (constituição usada para definir os herdeiros do trono brasileiro), além disso, Dona Eleonora pode ser considerada consorte do príncipe titular de Ligne e Dom Miguel consorte dela, já que a princesa não está se submetendo e sendo consorte de um país, e sim apenas sendo consorte de um título nobiliárquico da alta nobreza belga (príncipe de Ligne). Por mais que seu marido tenha um título da realeza (príncipe) ele não se submetia à nenhum país e sim a deveres nobres (agora se submete ao Brasil por ter se casado com Dona Eleonora).

Formação e idiomas[editar | editar código-fonte]

Eleonora é licenciada em História em 1979, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem papel social importante na Bélgica, onde reside com seu marido e filhos, em obras de caridade. Ela fala fluentemente o português (sua língua natal), francês, alemão e inglês.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Eleonora casou-se na Igreja da Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, na cidade do Rio de Janeiro, em 10 de março de 1981, com o príncipe herdeiro de Ligne, Miguel de Ligne, primogênito do príncipe-titular Antônio de Ligne e de Alice, Princesa de Ligne. Miguel é o irmão mais velho de sua cunhada, Cristina de Ligne, esposa de Antônio João de Orléans e Bragança.

O casal têm dois filhos:

Ambos nasceram em Bruxelas, tendo Alice renunciado aos seus direitos dinásticos antes de se casar em 2016, agora é mãe da princesa Olympia, fazendo com que Dona Eleonora seja avó, e Henrique sendo o sétimo na linha de sucessão ao trono imperial brasileiro.

Eleonora se tornou princesa-titular consorte de Ligne em 2005, com o falecimento de seu sogro e com a ascensão de seu marido como príncipe-titular de Ligne.

Reside com o marido no Castelo de Beloeil, na província de Hainaut, Bélgica.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]