Saltar para o conteúdo

Eliomar de Lima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eliomar de Lima
Nome completo Eliomar de Lima
Nascimento 11 de dezembro de 1962 (61 anos)
Fortaleza, Ceará
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Jornalista e Blogueiro

Eliomar de Lima (Fortaleza, CE, 11 de dezembro de 1962), é um jornalista, radialista, colunista e blogueiro brasileiro. Nasceu no antigo bairro do Coqueirinho, atual Parquelândia, filho do policial civil e dono de mercearia Hélio Martins e da dona de casa Nadir Batista de Lima.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ingressou no curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Letras na Universidade Estadual do Ceará (Uece), com especialização posterior em Marketing e Gestão pela UFC. Começou sua carreira jornalística aos 21 anos, como produtor executivo da Rádio Uirapuru. Posteriormente começou a escrever para o Jornal O Povo, onde mantém até hoje uma coluna. Atuou também nos jornais Tribuna do Ceará e O Estado, na rádio Rádio O Povo CBN e na TV O Povo[1].

Em 2011 recebeu da Câmara Municipal de Fortaleza a Medalha Antônio Drummond, em reconhecimento ao seu serviço jornalístico[2]. Em 2012 foi considerado um dos 30 cearenses mais influentes do ano, de acordo com uma enquete realizada pela revista Fale![3]. Em 2017, recebeu da Câmara Municipal de Fortaleza a medalha Boticário Ferreira, mais alta honraria do legislativo da Capital cearense[4]. Possui também certificados de amigo do Corpo de Bombeiros Militares do Ceará, amigo dos servidores da Controladoria Geral do Estado e amigo da Defensoria Pública do Estado.

Atualmente tem seu próprio blog, intitulado “Blog do Eliomar”, incorporado ao portal O Povo Online. Sempre integrado às novas tecnologias, conduz também o programa "Sobe e Desce", no Instagram, e em outros veículos de mídias sociais do Grupo de Comunicação O POVO.

Os pais Hélio Martins e Nadir Batista de Lima fundaram em 1954 o Bar Besouro Verde, um dos mais tradicionais pontos boêmios e gastronômicos do bairro Parquelândia. Atualmente, o estabelecimento é administrado pelo irmão de Eliomar, Wellington Martins. É casado com Socorro França de Lima, com quem teve dois filhos, Vinícius (também estudante de jornalismo) e Vítor. É torcedor vibrante do Ceará Sporting Club.

Referências

  1. CMFor concede medalha ao jornalista Eliomar de Lima. Página visitada em 09/01/2013.
  2. Eliomar de Lima é homenageado com medalha Antonio Drummond. Página visitada em 08/01/2013.
  3. Os 30 cearenses mais influentes - 2012. Página visitada em 08/01/2013.
  4. Online, O POVO. «Eliomar de Lima, jornalista do O POVO, recebe Medalha Boticário Ferreira». www.opovo.com.br. Consultado em 30 de outubro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]