Eliza Dushku

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Eliza Dushku
Nascimento 30 de dezembro de 1980 (38 anos)
Watertown
Cidadania Estados Unidos
Cônjuge Peter Palandjian
Alma mater Universidade George Washington
Ocupação atriz, atriz de cinema, ator de televisão, dublador, atriz de teatro
Página oficial
http://www.elizapatriciadushku.com

Eliza Patricia Dushku (Boston, 30 de dezembro de 1980) é uma atriz estadunidense conhecida por seus papeis principais nas séries Tru Calling e Dollhouse, mas principalmente pela sua personagem recorrente Faith nas séries Buffy the Vampire Slayer e Angel.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Eliza[1][2] começou com apenas dez anos. Juntamente com o seu irmão, foi a uma audição comercial onde tropeçou nas escadas (e partiu o nariz), tornando-se rapidamente uma drama queen. Foi escolhida ao fim de uma busca de cinco meses nos EUA para o papel da ligação de Alice, no filme That Night. Em 1993, Dushku encenou um papel "como uma pérola" ao lado de Robert De Niro e Leonardo DiCaprio em This Boy's Life, um papel que ela disse ter aberto muitas portas.

No ano seguinte, encarnou o papel de filha adolescente de Arnold Schwarzenegger e Jamie Lee Curtis em True Lies. Teria também o papel de filha de Paul Reiser no filme Bye Bye, Love; de Cindy Johnson com Halle Berry e Jim Belushi em Race The Sun; assim como papéis num filme da televisão e em uma película curta.

Eliza fez depois uma pausa na carreira para terminar os estudos. Ela foi aceita na George Washington and Suffolk Universities, em Boston. Em 2003, ela fez vários papéis: além de voltar a ser a irreverente Faith Lehane em Buffy, estrelou os filmes Wrong Turn, The Kiss e a série de televisão, Tru Calling.

Em 2005, Eliza saiu em um grande período de férias, que começou com o cancelamento de Tru Calling, que só durou duas temporadas. No dia primeiro de outubro de 2005, ela anunciou no Wizard World Boston que faria um filme com Alan Rickman, Danny DeVito, Peter Boyle e Bill Pullman, chamado Nobel Son, além de uma peça na Broadway chamada Dog Sees God.

Em seguida, anunciou em abril de 2006 outro filme, On Broadway, com Amy Poehler, do seriado Saturday Night Live. Em julho, Eliza começou a gravar mais um filme, Sex and Breakfast, com Macaulay Culkin, e dublou a personagem Yumi para o videogame Yakuza. Além disso, ela filmou um novo curta chamado The Last Supper, que satiriza as passagens da Bíblia, e Zoe, com James Van Der Beek, do seriado Dawson's Creek.

Em setembro de 2006, Eliza anunciou que gravaria um novo filme de terror, Open Graves, com Mike Vogel, de O Massacre da Serra Elétrica e Poseidon, na Espanha. As filmagens foram finalizadas em novembro. Em dezembro, Eliza começou a gravar o comentado The Alphabet Killer, de Rob Schmidt, o mesmo diretor de Pânico na Floresta. Trailers para Nobel Son e The Alphabet Killer foram lançados com bastante antecedência.

Em 2009, foi a protagonista do seriado Dollhouse, que durou duas temporadas.

Em janeiro de 2018, a atriz declarou, numa carta pública, que, enquanto filmava True Lies, em 1994, foi abusada sexualmente pelo coordenador de dublês do filme, Joel Kramer. Segundo o relato detalhado de Dushku, o dublê, que tinha 36 anos na época, a envolveu metodicamente para levá-la a um quarto de hotel, onde o abuso aconteceu. Mais tarde, ele a levou para casa em um táxi, segurando-a no colo, no banco de trás, durante o trajeto. Quando contou o evento a uma colega de filmagem, sofreu um acidente que causou uma fratura de costela. Ela acredita que esse acidente no set teria sido facilitado por Kramer, que era responsável pela segurança da então jovem atriz. Dushku concluiu a sua carta dizendo que se sentiu encorajada a participar da recente onda de denúncias de assédio sexual em Hollywood porque viu o seu agressor abraçando uma menina numa foto, semanas antes.[3]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Eliza Dushku em 28 de abril de 2007.
Ano Título Papel
2013 Hulk and the Agents of S.M.A.S.H. She-Hulk
2011 White Collar Raquel
Fight Night Champion (VG) Meagan McQueen
2010 The Big Bang Theory Agente Page
2009 Dollhouse Echo/Caroline
Open Graves Erica Vargas
2007 The Alphabet Killer Megan Paige
Sex and Breakfast Renee
On Broadway Lena Wilson
Nobel Son Sharon "City" Hall
2006 The Last Supper Waitress
Yakuza (VG) Yumi
2003-2005 Tru Calling Tru Davies
2003 The Kiss Megan
Wrong Turn Jessie Burlingame
2002 City by the Sea Gina
The New Guy Danielle
2001 Soul Survivors Annabel
Jay and Silent Bob Strike Back Sissy
2000 Bring It On Missy Pantone
2000-2003 Angel Faith Lehane
1999 Switch (Série) Nina Lector
1998-2003 Buffy the Vampire Slayer Faith Lehane
1996 Race the Sun Cindy Johnson
1995 Journey Cat
Bye Bye, Love Emma Carlson
1994 True Lies Dana Tasker
Fishing with George
1993 This Boy's Life Pearl
1992 That Night Alice Bloom

Referências

  1. Cinema Yahoo[ligação inativa]. Acessado em 9 de novembro de 2010.
  2. Cinema PT. Acessado em 9 de novembro de 2010.
  3. Rodrigo Torres (16 de janeiro de 2018). «Eliza Dushku diz que sofreu assédio de coordenador de dublês de True Lies quando tinha 12 anos». Consultado em 16 de janeiro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]