Ellen de Lima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ellen de Lima
Informação geral
Nome completo Helenice Teresinha de Lima Pereira de Almeida
Nascimento 24 de março de 1938 (81 anos)
Origem Salvador, Bahia Bahia
Nacionalidade brasileira
Gênero(s) MPB
Período em atividade 1950-presente
Gravadora(s) Columbia
RCA Victor
Chantecler
Odeon
CID
Leblon
Som Livre
Afiliação(ões) As Eternas Cantoras do Rádio, encontro de gerações com o seu filho Rodrigo Almeida .

Helenice Teresinha de Lima Pereira de Almeida, a Ellen de Lima (Salvador, 24 de março de 1938) é uma cantora e atriz brasileira que fez sucesso durante o período dourado do rádio, na década de 1950. Tornou-se conhecida do público por ser a intérprete da célebre "Canção das Misses", escrita por Lourival Faissal, para servir de tema do tradicional concurso de Miss Brasil.

Início da carreira[editar | editar código-fonte]

Ellen nasceu na Bahia, mas já aos dois anos seguiu para o Rio de Janeiro. Começou sua carreira em 1950 no programa de calouros de César de Alencar, na Rádio Nacional, bem como no "Alvorada dos Novos", da Mayrink Veiga, pela qual foi contratada em 1954 para apresentar-se no Rio e em São Paulo.

Foi uma das primeiras contratadas da Columbia (depois CBS e atual Sony-BMG), no Brasil, lançando nesse mesmo ano o seu primeiro disco, a convite do maestro Renato de Oliveira, com o samba-canção "Até Você" (Armando Nunes) e o slow-fox "Melancolia" (Allain Romans, versão de Capitão Furtado).

Em 1957, fez muito sucesso com o bolero "Vício" (Fernando César), gravando seu primeiro LP, "Ellen". Esta canção tocava simultaneamente em varias rádios do Rio de Janeiro.

Canção das misses[editar | editar código-fonte]

Foi na década de 1960 que Ellen de Lima conquistou o público brasileiro com a "Canção das Misses", tema do concurso de Miss Brasil, à época promovido pelos Diários Associados. Até hoje, presente em seus shows.

Ver também[editar | editar código-fonte]