Elon Musk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Elon Musk
Elon Musk 2015.jpg
Nome completo Elon Reeve Musk
Conhecido(a) por SpaceX, PayPal, Tesla Motors, Hyperloop, Zip2, Solar City
Nascimento 28 de junho de 1971 (45 anos)
Pretória, Gauteng, África do Sul
Nacionalidade África do Sul sul-africano
Canadá canadiano
Povo dos Estados Unidos norte-americano
Fortuna Aumento 13,3 Bilhões de dólares (2016)[1]
Filho(s) 6 filhos
Ocupação Empresário, inventor, investidor
Cargo CEO e CTO da SpaceX,
Engenheiro de produto e CEO da Tesla Motors,
Chairman da SolarCity
Salário Tesla Motors
$1 (2014)[2]
Assinatura
Elon Musk Signature.png

Elon Reeve Musk (Pretória, 28 de junho de 1971) é um empreendedor e filantropo sul-africano, canadense e estadunidense.Tem como destaque a criação e participação em empresas como o Paypal,a SpaceX e Tesla Motors.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1982 com apenas 11 anos criou seu próprio vídeo game que mais tarde foi vendido para uma empresa sul-africana por 500 dólares. Formou-se em economia pela Universidade da Pensilvânia e um ano depois obteve um diploma de física. Mudou-se para a Califórnia e fundou a empresa Zip2, uma companhia que desenvolvia conteúdo para portais de notícias.

Em 1999 a empresa foi comprada pela Compaq por 307 milhões de dólares e 34 milhões em ações. Aos 28 anos se tornou milionário. Mais tarde conseguiu a venda do PayPal para o eBay por 1,5 bilhão de dólares.

Em janeiro de 2011 uma de suas empresas, a SpaceX, tornou-se a primeira empresa no mundo a vender um voo comercial à Lua. A missão, marcada para 2013, foi contratada pela empresa Astrobotic Technology, tendo como objectivo colocar um pequeno jipe na superfície lunar, o que não aconteceu. Em 2012 encerrou o projeto do Tesla Roadster, o primeiro modelo da sua autoria, um carro totalmente elétrico que custava cerca de 92 mil dólares. Atualmente, a Tesla já lançou mais três modelos. S, X e o modelo 3, este último com a responsabilidade de trazer os carros elétricos para as massas, partindo de um custo inicial de 35 mil dólares.[3][4]

Hyperloop[editar | editar código-fonte]

Em 2013 apresentou o Hyperloop, um novo conceito de transporte de alta velocidade.

O Hyperloop consiste em um tubo de baixa pressão com cápsulas, transportadas a grande velocidade ao longo do tubo. Permitirá viajar a alta velocidade, aproximando-se dos 1200 km/h.

A construção da ligação entre Los Angeles e San Francisco custaria 6 bilhões de dólares, muito menos do que os 85 bilhões de dólares previstos para o comboio de alta velocidade.

Este meio de transporte será menos vulnerável aos sismos e menos exposto aos acidentes do que o comboio e o avião, “porque não se pode despenhar ou descarrilar”.

O projeto do Hyperloop é apresentado como economicamente viável para ligações inferiores a 1500 km. O preço de uma viagem entre Los Angeles e San Francisco seria de 20 dólares para os 35 minutos de viagem.[5][6]

Em 2015, a Hyperloop Transportation Technologies anunciou que chegou a acordo com a Oerlikon Leybold Vacuum (uma empresa especializada em sistemas de vácuo) e com a Aecom (uma companhia de engenharia de design) para trabalharem em parceria na construção do Hyperloop. Engenheiros da Boeing e da SpaceX já estão envolvidos no projeto. No total, já há 400 profissionais a trabalhar no Hyperloop.

Estas empresas preveem começar a construir uma ligação em tamanho real e já pronta para receber passageiros em 2016. A “pista” de testes, localizada em Quay Valley (na Califórnia), vai ter cerca de 8 quilómetros.[7]

Projeto Multiplanetário[editar | editar código-fonte]

Elon acredita que a humanidade deve ter outra opção para a eventualidade de uma catástrofe global, investindo na colonização de Marte. Em setembro de 2015, declarou que bombardear o planeta vermelho com armas nucleares seria a forma mais rápida de torná-lo habitável e mais parecido com a Terra, derretendo as calotas polares e libertando o dióxido de carbono acumulado sob a superfície, o que estimularia o efeito estufa e tornaria o planeta mais quente. Mais tarde, disse que não faria realmente isso.[8]

Em setembro de 2016 ele anunciou um plano para levar humanos e estabelecer uma colônia em Marte.[9][10][11][12]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.