Elsa Schiaparelli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Elsa Schiaparelli
Nome completo Elsa Schiaparelli
Nascimento 10 de setembro de 1890
Roma,  Itália
Morte 13 de novembro de 1973 (83 anos)
Paris,  França
Nacionalidade Italiana
Ocupação Estilista

Elsa Schiaparelli (Roma, 10 de setembro de 1890Paris, 13 de novembro de 1973) foi uma estilista italiana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida no Palazzo Corsini, Elsa era filha de um decano da Universidade de Roma e uma autoridade em sânscrito. Era sobrinha de Giovanni Schiaparelli, com o qual passou muito tempo estudando os céus. Estudou Filosofia na Universidade de Roma e nesta época, publicou um livro de poesia erótica que chocou sua conservadora família. A Família Schiaparelli a enviou para um convento até que se declarou em greve de fome. Aos 22 anos aceitou um trabalho em Londres como babá. A viagem a Londres lhe deu sua primeira oportunidade no mundo da moda, ao ser convidade a um baile em Paris.

Passou o início de sua vida de casada nas cidades norteamericanas de Boston e Nova York e em 1920 mudou-se para Paris. Em 1928 abriu uma loja chamada Pour le Sport. Sua própria Maison, viria a ser lançada um ano depois (1929).

Contratou artistas plásticos e outros criadores famosos para criarem seus acessórios e tecidos, como por exemplo o grande pintor Salvador Dali e Jean Cocteau. Os movimentos artísticos do cubismo e do surrealismo tiveram influência sobre suas criações. Em 1933, introduziu a chamada manga pagode, influenciada pela moda egípcia, e os ombros largos que caracterizariam a moda até o chamado New Look.

Elsa Schiaparelli lançou broches fosforescentes, botões semelhantes a pesos, cadeados nos casacos, o tingimento de peles. Desenvolveu tecidos com estampas de jornal com os quais fazia lenços e bordava em suas roupas signos do zodíaco. Criou o tom de rosa que passou a chamar “rosa choque”.

Ao realizar a fusão de arte com moda, Elza Schiaparelli ofereceu as mulheres uma nova opção de vestir. Durante a Segunda Guerra Mundial proferiu palestras nos Estados Unidos e em 1949 abriu uma loja filial em Nova York. Realizou seu último desfile em 1954, vindo a falecer em 1973.

Ícone de esboço Este sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.