Emblema Rosacruz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Emblema Rosacruz é o emblema adotado pelas entidades vinculadas ao rosacrucianismo. Embora com variações, apresenta-se sempre com uma cruz envolvida por uma coroa de rosas, ou apenas uma rosa ao centro. A rosa representa a espiritualidade, enquanto a cruz representa a matéria.

A versão mais rica em simbologia desse emblema foi estabelecida pela Fraternidade Rosacruciana São Paulo, que o apresentou dentro de seu brasão, definido heraldicamente: Luzeiro de ouro pleno carregado de uma cruz cosida de prata, carregada de um triângulo de blau na haste superior, um coração de goles no centro e cingida de sete rosas de púrpura, com as letras I, N, R e I em cada um de seus cantos.

A cruz, tomada por si própria, representa o reino mineral. A haste superior representa o reino vegetal, por receber de baixo a energia que se propaga para seu organismo, a haste inferior representa o reino humano, por receber de cima a energia que se propaga para seu organismo, e a haste horizontal representa o reino animal. O luzeiro representa o Espírito Santo, o coração representa Cristo e o triângulo representa Deus. As sete rosas são o símbolo da espiritualidade, e as letras são as iniciais da frase latina: "Ignea Natura Renovatur Integra" (pt. A Natureza Inteira se renova pelo Fogo).