Embracon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
Embracon Administradora de Consórcio Ltda.
Logo Consórcio Nacional Embracon
Tipo Empresa privada
Fundação 1988
Sede Brasil Santana de Parnaíba, SP
Página oficial http://www.embracon.com.br

Embracon é uma empresa administradora de consórcios brasileira com sede em Santana de Parnaíba, São Paulo.

Desde 1988 no mercado, é uma das maiores e mais conceituadas empresas especializada em consórcio de automóveis, motos e imóveis. A filosofia de trabalho se baseia em conhecer e atender às necessidades dos clientes que encontram na instituição solidez, credibilidade e uma vasta gama de produtos e serviços.

Atualmente, a companhia conta com mais de 120 filiais, cerca de 3.500 colaboradores, 600 parceiros de vendas e aproximadamente 120 mil clientes ativos em todo o Brasil.

O Embracon é autorizado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil e associado à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios).

História[editar | editar código-fonte]

O Embracon foi criado em 1988, por dois profissionais com larga experiência no mercado de consórcios e que têm como filosofia de trabalho conhecer e atender às necessidades dos clientes com o máximo de competência e responsabilidade. 

Ficheiro:Plano Justo Embracon.jpg
O Embracon cria e lança seu primeiro plano exclusivo "O Plano Justo"

  Com muitos anos de história o Embracon vem ampliando cada vez mais sua participação no mercado de consórcios.  

Como a criação do Plano Justo, em 1997, que revolucionou o ramo de consórcio, e do Plano Sorte Certa, em 1999, que conquistou o segmento de motocicletas. 

O sucesso que alcançamos é a consolidação dos diversos esforços que fazemos, dentro e fora da organização, no sentido de realizarmos nossos negócios de maneira ética, justa e socialmente responsável. 

Internamente, estabelecemos políticas de Recursos Humanos que estimulam o desenvolvimento de nossos colaboradores em um ambiente de trabalho no qual buscamos o equilíbrio entre os aspectos pessoais e profissionais de todos os membros de nossa equipe. Externamente, temos estabelecido parcerias estratégicas, visando consolidar a nossa posição como uma das melhores administradoras de consórcios do Brasil.

No Embracon, os clientes encontram todas essas características reunidas em uma instituição sólida que oferece uma vasta gama de produtos e serviços a fim de responder às mais variadas necessidades no segmento de consórcios.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • (2009) - Melhores Call Centers para se Trabalhar - Operação SAC
  • (2009) - Troféu Ouro do IX Prêmio ABT - (Gestão de Qualidade - Empresas Usuárias)
  • (2009), (2010), (2011), (2012) e (2013) - Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente
  • (2009), (2010), (2011), (2012), (2013), (2014) e (2015) - Melhores Empresas para Trabalhar (Brasil) - Great Place To Work
  • (2010), (2011), (2012), (2013) e (2015) - Melhores Empresas para Trabalhar (Ceará) - Great Place To Work
  • (2010), (2011), (2012), (2013) e (2015) - Melhores Empresas para Trabalhar (Paraná) - Great Place To Work
  • (2010), (2011), (2012), (2013) e (2015) - As Melhores Empresas para Você Trabalhar - Você S/A Exame
  • (2011) e (2012) - Melhores Empresas para Trabalhar (Campinas e Região) - Great Place To Work
  • (2011), (2012), (2013) e (2015) - Valor Carreira - As Melhores na Gestão de Pessoas - (Aon Hewitt)
  • (2011) e (2012) Prêmio ABAC - Categoria Inovação em TI e Práticas de RH
  • (2012) e (2015) - Melhores Empresas para Trabalhar (Centro-Oeste) - Great Place To Work
  • (2012) Melhores Empresas para Trabalhar – Melhores Práticas - Great Place To Work
  • (2013) - Melhores Empresas para Trabalhar (América Latina) - Great Place To Work
  • (2015) - Melhores Empresas para Trabalhar (Barueri e Região) - Great Place To Work
  • (2015) - Melhores Empresas para Trabalhar (Minas Gerais) - Great Place To Work
  • (2015) - As 150 Melhores Empresas em Práticas de Gestão de Pessoas

Consórcio[editar | editar código-fonte]

Consórcio é uma união de pessoas físicas ou jurídicas, em grupo fechado, promovido por uma administradora. É um sistema de compra parcelada e programada de um determinado bem ou serviço.

Grupo e Cota[editar | editar código-fonte]

Grupo é um conjunto autônomo de pessoas com objetivos em comum, tendo como base para agrupamento o prazo e o valor dos bens, que devem ser compatíveis entre os membros. Cota é um número de identificação com o qual o consorciado participa nos sorteios.

Assembleias[editar | editar código-fonte]

Ocorre uma vez por mês para a realização da contemplação dos participantes do grupo de consórcio.

Contemplação[editar | editar código-fonte]

A contemplação é a atribuição do crédito ao consorciado. Seja por sorteio ou lance, com a carta de crédito em mãos, será possível adquirir bens ou serviços, ou ainda, solicitar a restituição das parcelas pagas, no caso dos consorciados excluídos, cujo grupo tenha sido constituído a partir de 06 de fevereiro de 2009.

Sorteio - a contemplação por essa modalidade reflete na própria essência do consórcio, uma vez o consorciado excluído ou aquele que está ativo e em dia com o pagamento de suas contribuições concorre em absoluta igualdade de condições.

É consorciado ativo aquele que mantém vínculo contratual com o grupo, exceto o participante inadimplente não contemplado e o excluído. Para assegurar seu direito de participar dos sorteios, verifique no contrato quais são as condições exigidas.

Lance - após a realização dos sorteios será admitida a contemplação mediante a oferta de lances pelos consorciados ativos. Os critérios para essa oferta e desempate de lances serão definidos em contrato. Portanto, verifique no contrato assinado, todas as condições para participar do sistema de lance. É admitida, desde que previsto em contrato, a contemplação por meio de lance embutido, que nada mais é do que a oferta de recursos mediante a utilização de parte do valor do crédito previsto para distribuição na respectiva assembleia.

No caso de Consórcio de imóvel residencial, o consorciado poderá utilizar o saldo da sua conta vinculada ao FGTS para ofertar lances, complementar o crédito, amortizar, liquidar ou pagar parte das prestações da cota, conforme as regras atuais que constam no manual da Caixa Econômica Federal, órgão gestor do FGTS. Verifique, também, o contrato de participação em grupo de consórcio para aquisição de imóvel.

Fundo Comum[editar | editar código-fonte]

É a soma de recursos destinados a socorrer o grupo nas mais diversas situações, definidas no instrumento de adesão.

Fundo de Reserva[editar | editar código-fonte]

São recursos recolhidos, mensalmente, pelos consorciados em favor do grupo para uma eventual insuficiência no grupo, de forma a permitir a distribuição por sorteio ou lance de, no mínimo, um (1) bem. Na maioria dos grupos, atualmente, o fundo de reserva é destinado para a cobertura do Seguro de Quebra de Garantia, que tem o objetivo de cobrir inadimplências do grupo, garantindo, assim, a saúde financeira do grupo.