Embrapa Agroindústria Tropical

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Embrapa Agroindústria Tropical é uma unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Sua sede localizada no município de Fortaleza, mais especificamente no campus do Pici da Universidade Federal do Ceará.

Suas linhas de pesquisa concentram-se na agroindústria tropical, especialmente das culturas de caju e coco.

Essa unidade da Embrapa tem origem no Centro Nacional de Pesquisa de Caju - CNPCa que foi instituído em 1987 para atender as demandas do agronegócio caju. Entretanto foi identificado outras demandas do agronegócio local e em 1993 o CNPCa foi ampliado de Centro de Produto para Centro Temático, com a denominação de "Centro Nacional de Pesquisa de Agroindústria Tropical" a Embrapa Agroindústria Tropical.

Campos experimentais[editar | editar código-fonte]

O Campo Experimental de Pacajus (CEP) foi criado em 1956, na cidade de Pacajus. O CEP pertenceu aos extintos Instituto de Fermentaçao e Instituto de Pesquisa e Experimentação Agropecuária do Nordeste (IPEANE) subordinados ao Departamento Nacional de Pesquisa Agropecuária (DNPEA) do Ministério da Agricultura. A partir de 1974, o campo passou a integrar o sistema Embrapa, com a Unidade de Pesquisa de Âmbito Estadual. Essa unidade foi cedida em comodato a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Ceará (Epace) até 1987, ano da extinção desta.

O Campo Experimental do Curu (CEC) foi criado em 1993 por meio de um contrato entre a Embrapa e o DNOCS na cidade de Paraipaba.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Ciência (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.