Empel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Empel
Localidade dos Países Baixos
A antiga Câmara Municipal de Empel en Meerwijk
Localização de Brabante do Norte nos Países Baixos
Localização
Município 's-Hertogenbosch
Tipo de localidade Aldeia
Fuso horário +01:00
Características geográficas
Área 6,63 km²
- terra 5,71 km² (86,1 %)
- água 0,92 km² (13,8 %)
População (31 dez 2008) 5 390 hab.
   - densidade 0,7 hab/Km²
Códigos
Localização de Empel no município de 's-Hertogenbosch
(área mais clara do mapa)
Portal Portal Países Baixos

Empel é uma aldeia e um bairro no município neerlandês de 's-Hertogenbosch, na província de Brabante do Norte com cerca de 5 390 habitantes (31 de dezembro de 2008, fonte: CBS[1]).

Etmologia[editar | editar código-fonte]

O nome Empel vem da palavra protogermânica amba. Amb ou Emb significa água. Mais tarde ela foi escrita Empla ou Empele. Era uma aldeia rodeada de água. As mudanças no curso do rio Mosa e o tamanho exato do território de Empel sofreram grandes alterações ao longo dos séculos.

História[editar | editar código-fonte]

Empel tem sua origem em um passado distante. Existem achados arqueológicos que indicam sua origem celta e foram encontradas ruínas de um templo romano dedicado a Hercules Magusanus, o nome latino do supremo deus dos Batavos.[2].

Na Idade Média foi Empel juntamente com Meerwijk um feudo. O centro da aldeia localizava-se onde atualmente fica o bairro de Oud-Empel, em Maaspoort.

Durante a Revolução Francesa, o feudo passou a ser governado por Luís I da Holanda, que o transformou em município com o nome de Empel en Meerwijk.

No final da Segunda Guerra Mundial, a antiga aldeia de Empel sofreu sérios danos e sua igreja católica foi destruída. A aldeia, a igreja e a Câmara Municipal, foram reconstruídas, por volta de 1952, em um novo local a sudeste da localização anterior. A nova aldeia de Empel era a sede administrativa do município de Empel en Meerwijk e permaneceu assim até 1971, quando o município foi extinto e as vilas de Empel e Meerwijk foram anexadas ao município de 's-Hertogenbosch.[3]

Referências

  1. «Statline» (em inglês). Consultado em 11 de agosto de 2009 
  2. «Empel, O santuário de Magusanus» (em inglês). Consultado em 11 de agosto de 2009 
  3. Ad van der Meer e Onno Boonstra (2006). «Repertorium van Nederlandse gemeenten 1812-2006» (em neerlandês). KNAW. Consultado em 11 de agosto de 2009 
A igreja católica de Empel.