Emperor of the North Pole

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Emperor of the North Pole
O Imperador do Norte (BR)
 Estados Unidos
1973 •  cor •  118 min 
Direção Robert Aldrich
Roteiro Christopher Knopf
Elenco Lee Marvin
Ernest Borgnine
Keith Carradine
Género Drama
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Emperor of the North Pole (br: O Imperador do Norte) é um filme estadunidense de 1973, estrelado por Lee Marvin, Ernest Borgnine, e Keith Carradine. Foi re-publicado sob o título mais curto Emperor of the North, e é mais conhecido com este nome. Refere-se ao título com que os vagabundos homenageiam o personagem de Lee Marvin, que significa algo como o "Imperador ou Rei do Nada".

O filme aborda as situações envolvidas com a Grande Depressão da década de 1930, quando levas de desempregados e delinquentes estadunidenses tomavam os trens para viajarem de cidade em cidade, sem pagar, em busca de trabalho ou fugindo das autoridades. O filme se passa no estado do Oregon nos Estados Unidos. Baseia-se, em parte, no livro The Road, de Jack London.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Shack (Ernest Borgnine) é um sádico guarda ferroviário responsável por impedir que pessoas viajem nos trens sem pagarem passagens. À medida que o filme se inicia, Shack mata um homem lançando-o sobre os trilhos com o trem em movimento, já demonstrando sua fixação doentia pela tarefa. Shack tem uma coleção de armas (tipos de marretas ou martelos) para combater os vagabundos, como são referidos no filme. O solitário A-No.1 (Lee Marvin) é experiente em viajar sem pagar e deseja fazer o que nenhum outro fez: andar no trem vigiado por Shack. Cigaret (Keith Carradine) é um jovem imitador de A-No.1 e que se assina nos muros como A Nº para ser confundido com ele. A No. se une ao Número 1 para aprender os truques de malandro da ferrovia. E ambos desafiam o maléfico Shack, viajando no trem ilegalmente.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Elenco Personagem
Lee Marvin A No. 1
Ernest Borgnine Shack
Keith Carradine Cigaret
Charles Tyner Cracker
Malcolm Atterbury Hogger
Simon Oakland Policeman
Harry Caesar Coaly
Hal Baylor Yardman's Helper
Matt Clark Yardlet
Elisha Cook Jr. (como Elisha Cook) Gray Cat


Ligações externas[editar | editar código-fonte]