Empresa Gazômetro de Transportes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Camera-photo.svg
Ajude a melhorar este artigo sobre Transportes ilustrando-o com uma imagem. Consulte Política de imagens e Como usar imagens.

A Empresa Gazômetro de Transportes. (conhecida apenas por Gazômetro) é uma empresa de transporte coletivo brasileira, com sede em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. É associada ao Consórcio Unibus e sua numeração inicial é 40xx. É importante ressaltar que a grafia do nome da empresa é bastante confundida com a Usina do Gasômetro, que se escreve com "s" ao contrário da empresa que é com "z".

Histórico[editar | editar código-fonte]

A empresa iniciou suas atividades no ano de 1950, após seu fundador receber após o pagamento de uma dívida, um ônibus velho sem motor e sem pneus, que foi restaurado e passou a fazer linhas nos bairros Independência e Auxiliadora.

Concorrência[editar | editar código-fonte]

Depois de algum tempo, em torno de meses, foram adquiridos outros 04 veículos que foram operar na linha Agronomia, que também era operada pela Empresa Piedade. Após a notícia da aquisição de mais 05 veículos para a frota.

Troca[editar | editar código-fonte]

O dono da Empresa Piedade, propôs a troca da linha na Agronomia pela linha do Gazômetro nas imediações do Rio Guaíba. No ano de 1955, após ser reconhecida pelos seus bons serviços, a Gazômetro recebeu a concessão da SMT para operar as linhas 38 - Santana e 39 - São Manoel,

Frota atual[editar | editar código-fonte]

A Gazômetro opera com uma frota de 25 veículos equipados com chassis Mercedes-Benz (OH-1418, OH-1518, OH-1621LE, OH-1622L, OF-1722M e O-500M) e carrocerias Marcopolo (Torino G6, Viale e Gran Viale articulado), Neobus (Mega 2000 e Mega 2006) e Comil (Svelto 2008). É a menor empresa de ônibus operante em Porto Alegre e faz parte do consórcio Via Leste

Notas[editar | editar código-fonte]

  • A empresa, que tem a tradição de comprar ônibus pequenos com chassis até 17 toneladas e carrocerias até 10m já teve em sua frota Monoblocos Mercedes-Benz O-364 11R e O-371UL, Marcopolo Torino G4 OF-1113 e OF-1115, Torino G4 Mercedes-Benz OF-1315, Torino GV e Neobus Mega Mercedes-Benz OF-1318.
  • O único veículo com chassi pesado que a empresa teve no passado foi um Marcopolo Viale com chassi Volvo B7R, que também era o único carro com ar condicionado da frota, com prefixo 4015 e que operou nas linhas rápidas do Unibus.
  • A empresa também é dona das operações de uma linha de táxi-lotação: Santana.
  • Era proprietária da empresa de turismo e fretamento VINDA, que foi extinta no início de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]