Corporação Israelita de Radiodifusão Pública

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Corporação Israelita de Radiodifusão Pública
תאגיד השידור הישראלי
Corporação Israelita de Radiodifusão Pública
Tipo Corporação estatutária (pública)
País  Israel
Fundação 15 de maio de 2017
Cobertura Mundo inteiro
Nome(s) anterior(es) Autoridade de Radiodifusão de Israel
Página oficial www.kan.org.il

A Corporação Israelita de Radiodifusão Pública[1] (IPBC; em hebraico: תאגיד השידור הישראלי) ou KAN é a emissora estatal de Israel. Depois de vários atrasos devido a divergências sobre a sua estrutura trazidas pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o IPBC começou oficialmente as suas operações em que rádio e televisão carregam o cobertor marca KAN ( em hebraico: כאן) - a 15 de maio de 2017, sucedendo a Autoridade de Radiodifusão de Israel (IBA) como emissora estatal.[2] Os seus objetivos formais incluem promover a expansão do conhecimento, a cultura israelense e a inovação na radiodifusão.

Modern white-and-glass building
A corporação do edifício principal, em Jerusalém

História[editar | editar código-fonte]

Fechamento IBA[editar | editar código-fonte]

A Autoridade de Radiodifusão de Israel (IBA) deteriorou-se em status e função. Comissões públicas descobriram que a deterioração resultou de uma série de fatores, incluindo seu grande número de funcionários, altos custos salariais, acordos rígidos de salário e a lei que os rege. Os autores dos relatórios recomendaram mudanças estruturais na autoridade e na lei.

Em julho de 2013, o Ministro das Comunicações Gilad Erdan contratou uma empresa de consultoria externa para examinar o futuro do IBA. À luz dos dados, o Comité Landes foi criado e publicou as suas decisões no início de março de 2014. De acordo com os acordos alcançados, a taxa de televisão seria cancelada em 1º de abril de 2015, e uma nova entidade de radiodifusão seria estabelecida para substituir a IBA.

Legislação[editar | editar código-fonte]

Para formular a legislação necessária, o Knesset criou um comitê (liderado por MK Karin Elharar) para discutir a lei de radiodifusão pública. O comitê iniciou suas deliberações em 11 de junho de 2014 e rapidamente conduziu uma série de reuniões para permitir a conclusão do processo legislativo até o final da sessão do Knesset em julho. Em 9 de julho, uma lei foi aprovada e passada para o Knesset para uma segunda e terceira leitura. A Lei de Radiodifusão Pública, que ordenou a criação da Corporação Israelense de Radiodifusão e o fechamento da Autoridade de Radiodifusão, foi aprovada em 29 de julho de 2014. De acordo com a nova lei, um quarto dos funcionários do novo corpo viria da IBA e da televisão educacional.

Seção 7 da lei descreve a atividade da corporação:

  • (A) A Israeli Broadcasting Corporation irá transmitir e fornecer vários tipos de conteúdo visualmente, áudio e escrito, na TV, no rádio e na Internet.
  • (B) O conteúdo fornecido pela Israel Broadcasting Corporation deve ser independente e dirigido a todos os cidadãos e residentes do Estado de Israel, deve refletir e documentar o Estado de Israel como um Estado judeu e democrático, seus valores e a herança de Israel e dar expressão justa, igual e equilibrada à diversidade de pontos de vista e opiniões predominantes no público israelense.
  • (C) A Empresa Israelense de Radiodifusão fornecerá conteúdo e conteúdo noticioso em assuntos do dia-a-dia de maneira profissional, justa, responsável, independente, crítica, imparcial e confiável, com transparência e com o exercício de julgamento jornalístico e lealdade ao verdade e obrigação de informar ao público.
  • (D) A Israeli Broadcasting Corporation fornecerá conteúdo diversificado para crianças e jovens e promoverá a criação de conteúdo educacional para crianças e jovens.
  • (E) A Corporação Israelense de Radiodifusão fornecerá conteúdo abordando a diversidade de populações na sociedade israelense, incluindo transmissões em hebraico, transmissões em árabe para a população árabe em Israel e transmissões em outras línguas predominantes na sociedade israelense.

No cumprimento de suas funções (conforme declarado nesta seção), a Israel Broadcasting Corporation agirá:

  1. expandir a educação e o conhecimento
  2. para promover a cultura, o trabalho original de qualidade israelense e a música israelense
  3. Promover a inovação nos domínios do conteúdo de difusão e das tecnologias de distribuição e difusão

Recrutamento e nomeações[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2014, a Corporação Israelense de Radiodifusão Pública iniciou suas operações. Eldad Koblenz foi nomeado chefe da corporação em março de 2015. O presidente do conselho de administração é Gil Omer. Em 7 de junho de 2016, Shlomi Abrhm Globrzon foi nomeado diretor do departamento de notícias. Em novembro de 2016, cerca de 600 funcionários foram recrutados para a empresa (principalmente gerentes, finanças e tecnologia). O orçamento de mão-de-obra alocado para recrutamento possibilitou o recrutamento de 912 funcionários.

Atrasos[editar | editar código-fonte]

Em julho de 2016, o primeiro-ministro israelense e ministro das Comunicações Benjamin Netanyahu e o presidente da Histadrut , Avi Nissenkorn, concordaram em adiar a dissolução da IBA e da nova corporação até o início de 2018.

Em um acordo adicional entre Netanyahu e o ministro das Finanças Moshe Kahlon, decidiu-se adiar a nova corporação até 30 de abril de 2017, a menos que ela anunciasse que estava pronta para ser transmitida em 1º de janeiro de 2017. Em dezembro de 2016, Netanyahu e Kahlon concordaram que a corporação começaria a transmitir em 30 de abril de 2017.

Em março de 2017, Netanyahu trabalhou para fechar a IBA em face da oposição de Kahlon. Eles chegaram a um acordo no qual a nova corporação foi adiada para 15 de maio, e a divisão de notícias operaria como uma corporação separada. Em 11 de maio, o Knesset aprovou a divisão da divisão de notícias; no entanto, em 14 de maio, o Supremo Tribunal de Justiça emitiu uma liminar temporária que atrasou a divisão.

Despesas[editar | editar código-fonte]

Orçamento de construção da corporação foi ₪ 350 milhões (US $ 98,1 milhões): ₪ 120 milhões ($ 33,6 milhões) para equipamentos profissionais, ₪ 28 milhões ($ 7.8 milhões) para o trabalho, ₪ 14 milhões ($ 3.9   milhões) para operações, ₪ 128 milhões (US $ 35,8 milhões) para imóveis e US $ 60 milhões para aquisição de conteúdo.  

Estatuto da União Europeia de Radiodifusão[editar | editar código-fonte]

Como a data de lançamento do IPBC estava marcada para 30 de abril de 2017, o Eurovision Song Contest 2017 estava programado para ser transmitido pela Kan 11 da IPBC. A data de lançamento foi adiada em meados de abril para 15 de maio, e o concurso foi transmitido pela IBA (sua última produção televisiva e transmissão).

O pedido da IPBC para a adesão à União Européia de Radiodifusão , substituindo a IBA como emissora pública de Israel, está sendo revisado pelos órgãos diretivos da UER e está pendente de aprovação na Assembléia Geral da EBU.[3] Em 6 de julho de 2017, foi anunciado que um acordo havia sido assinado entre a EBU e a IPBC, permitindo que a corporação participasse de eventos da EBU (como o Festival Eurovisão da Canção ), sem filiação plena.[4]

Israel venceu o Eurovision Song Contest 2018 e, portanto, sediará a edição de 2019 em Tel Aviv.[5] No entanto, a EBU alertou que o plano pendente para tornar o departamento de notícias da IPBC uma emissora separada (deixando o IPBC responsável apenas pela programação de entretenimento) entrava em conflito com as regras que exigiam que emissoras membros lidassem com programação de notícias e entretenimento.[6] Em 18 de junho de 2018, quando uma decisão da corte se aproximava, Netanyahu disse que o governo israelense obedeceria às regras da EBU para proteger a realização do Festival Eurovisão da Canção.[7][8] O IPBC tem participação interina na UER até que a Assembleia Geral da UER vote em sua totalidade como membro em dezembro de 2018.[9]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Desde o dia 15 de maio de 2017, a IPBC transmite dois canais de televisão em transmissores nacionais DVB-T2, satélite, a empresa de cabos HOT , a empresa de satélites YES , pequenos provedores de TV por assinatura (como Cellcom TV e Partner TV) e 24 gratuitas. / 7 transmissão ao vivo na Internet. Em 2018, a KAN apresentou uma resolução de 4K transmitida no Canal 511 (atualmente usado para transmissões da Copa do Mundo da FIFA ).

Os canais de TV de Kan são:

  • Kan 11 : O canal principal da corporação, substituindo o Canal 1 da IBA e principalmente transmitindo notícias, atualidades e programas culturais
  • Makan 33 : O canal de língua árabe, transmitindo notícias e programas culturais e substituindo o canal da IBA 33
  • Kan Educational : Em 15 de agosto de 2018, o Canal 23 (conhecido como Hinuchit ou Televisão Educacional Israelense) foi substituído por um canal de jovens.

Rádio[editar | editar código-fonte]

Kan opera oito estações de rádio, transferidas da IBA:

  • Kan Tarbut (Aqui é Cultura), o antigo Reshet Aleph - Talk e programação cultural. As notícias em hebraico são transmitidas nos mesmos horários que o Reshet Bet.
  • Kan Reshet Bet (Kan Rede B) - Notícias, atualidades e esportes, com notícias sobre a hora em hebraico
  • Kan Gimel (Kan C) - música israelense , com notícias hebraicas de hora em hora
  • Radio Makan, o antigo Reshet Dalet - árabe - estação de idiomas
  • Kan Farsi, o antigo Reshet Hei - persa - estação de idiomas
  • Kan REKA (Rede de Imigrantes) - Rádio para os olim israelenses (imigrantes)
  • Kan 88 - Jazz, blues, música eletrônica e relatórios de trânsito
  • Kan Kol Ha Musica (A Voz da Música) - Música clássica e drama, com notícias hebraicas de hora em hora
  • Kan Moreshet (Património) - transmissão religiosa na rede Kan Tarbut

Sete canais de rádio na Web são dedicados a gêneros musicais específicos:

  • Kan Nostalgia
  • Kan Yam Tichon (Mar Mediterrâneo Kan)

Gestão[editar | editar código-fonte]

Borda[editar | editar código-fonte]

O conselho público de 12 membros da corporação determina a política corporativa, incluindo a política geral de transmissão, a aprovação de cronogramas e orçamentos de radiodifusão, a nomeação do gerente geral, a supervisão da administração e a implementação da política. O conselho também é responsável por aprovar a estrutura organizacional, a política de emprego, os registros de pessoal e discutir (e aprovar) seu orçamento e o plano de trabalho anual do CEO.

A nomeação dos membros do conselho é da responsabilidade do Ministro das Comunicações. Embora os membros do conselho tenham um mandato de quatro anos, o Ministro das Comunicações pode (por recomendação do Comitê de Busca) permitir que um membro sirva um período adicional. O conselho inclui pelo menos seis mulheres e pelo menos um membro árabe, incluindo as populações drusa e circassiana . Nos dias 13 e 16 de abril de 2016, o Ministro das Comunicações e Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu aprovou os membros do conselho (liderados por Gil Omer) por recomendação do comitê de busca liderado pelo juiz Ezra Kama.

Director Geral[editar | editar código-fonte]

O CEO da corporação é nomeado para seu conselho de administração. Um comitê de busca liderado pelo juiz Ezra Kama, ex-vice-presidente do Tribunal Distrital de Jerusalém, foi formado. O CEO é nomeado para um mandato de quatro anos, que pode ser prorrogado por outro mandato. Suas funções incluem gerenciamento de rotina, sendo o editor-chefe de transmissões, transmissões programadas e apresentação de propostas orçamentárias e planos de trabalho anuais. O CEO representa a corporação, assina documentos e transações e contrata funcionários.

A corporação nomeou um gerente geral temporário, Eldad Koblenz, por até dois anos após o início da transmissão, simultaneamente com a nomeação do CEO. O gerente geral temporário estabeleceu a infraestrutura necessária para a atividade corporativa até o início da transmissão.

Divisão de notícias[editar | editar código-fonte]

A divisão de notícias fornece conteúdo para as estações digitais, de televisão e de rádio da corporação, que também aparece no site da corporação e na página do Facebook. Um orçamento de 160 milhões de euros foi alocado para a criação da divisão (comparado a um orçamento de 90 milhões para cada uma das empresas de notícias comerciais), com planos originais de empregar 450 jornalistas, fotógrafos e pessoal de produção.

Divisão digital[editar | editar código-fonte]

Durante o estabelecimento da corporação, ela não tinha canais de rádio e televisão porque o IBA ainda estava em operação. O consumo de conteúdo em geral e as notícias em particular foram consumidos por meio de plataformas digitais como VOD , internet e telefones celulares. A Internet foi o primeiro canal de distribuição do IPBC, em meados de 2016.

A divisão digital possui duas divisões: uma Divisão de Criação de Conteúdo responsável pelo conteúdo adaptado às redes sociais e uma Divisão de Produtos responsável pela construção e operação das plataformas digitais. Os serviços prestados pela divisão digital incluem:

  • Website - Contém artigos de conteúdo, vídeos, estações de rádio digital e informações administrativas.
  • Aplicativo para celular - aplicativo para Android
  • Estações de rádio - Várias estações de rádio digitais 24 horas por dia, 7 dias por semana, disponíveis no site e com o aplicativo para Android
  • Podcasts
  • Resumo das Olimpíadas do Rio, enfatizando a atividade israelense
  • Jogo econômico - Apresenta o orçamento do estado.
  • Conteúdo nas redes sociais

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]