Saltar para o conteúdo

En carne propia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
En carne propia
No Brasil: Na Própria Carne
Informações gerais
Formato Telenovela
Criação Carlos Olmos
Roteiristas
  • Carlos Olmos
  • Enrique Serna
Direção
Elenco
Tema de abertura "En carne propia"
por Pedro Plascencia Salinas
País de origem México
Idioma original espanhol
Episódios 185 (92 na versão internacional)
Produção
Produtor executivo Carlos Téllez
Cinematografia
  • Gabriel Vázquez Bulmán
  • Héctor Dupuy
Duração 21–22 minutos
Empresa produtora Televisa
Distribuição Televisa Internacional
Formato
Formato de imagem 480i (SDTV)
Formato de áudio Estéreo
Exibição original
Emissora Las Estrellas
Transmissão 3 de dezembro de 1990 – 16 de agosto de 1991

En carne propia (no Brasil: Na Própria Carne) é uma telenovela mexicana produzida por Carlos Téllez para a Televisa e exibida no Las Estrellas entre 3 de dezembro de 1990 e 16 de agosto de 1991, em 185 capítulos, substituíndo Destino e substituída por Atrapada.

Foi protagonizada por Edith González e Eduardo Yáñez e antagonizada por Gonzalo Vega, Sebastián Ligarde, Alejandro Tommasi, Patricia Reyes Spíndola e pelo primeiro ator Juan Peláez, além das atuações estelares de Susana Alexander, Claudio Báez, Martha Roth, Norma Lazareno, Mariana Levy, Raúl Meraz e a participação especial de Angélica Aragón.

O ano é 1972: Magdalena Dumont e Octávio Muriel estão comemorando o aniversário da filha deles, a pequena Estefanía, numa festa na mansão da família. Porém esta festa é apenas um cenário e uma oportunidade para o cometimento de um crime. Octavio arma para que Estefânia seja vítima de um falso sequestro e para isso conta com a cumplicidade de Jerônimo. Eles entregam a criança ao "El Albino", um sequestrador que estava na festa disfarçado de palhaço. Magdalena é alertada sobre o sequestro e se desespera. A situação foge de controle quando o sequestrador exige uma cifra de 1 milhão de dólares para devolver a criança. Sem ter onde conseguir esse dinheiro, Octávio apela para Don Alfonso, que libera o dinheiro. No dia acordado, Octávio vai com uma maleta de dinheiro até a ilha onde o El Albino se encontra com Estefânia. Ao perceber que o dinheiro é falso, o sequestrador decide se vingar e começa a atirar e um dos tiros acerta a mão de Octávio. O sequestrador rapta Estefânia e foge no helicóptero, que pouco tempo depois explode no ar.

15 anos depois desses acontecimentos, Magdalena vai de encontro ao detetive Leonardo Rivadeneira e lhe conta todo o ocorrido. Ela contrata os serviços do detetive para que ele encontre sua informante do Canadá que desapareceu e também para revelar ao mundo que tipo de criminoso seu marido é. Octávio agora usa uma mão de ferro, pois amputou a mão verdadeira depois do tiro que levou.

Antes que o detetive possa começar sua investigação, Octavio dá uma festa em sua residência. Ele diz que Magdalena não está bem da cabeça e que pretende interna-la. Nessa hora Magdalena entra na sala e desmascara Otávio. Furioso, ele a mata afogando-a no grande aquário de vidro da sala de jogos de sua mansão, tendo como testemunhas desse crime Jerônimo e Abigail.

Leonardo é então contratado por Don Alfonso Dumont, o pai doente de Magdalena, que quer que ele desmascare Octavio e prove que ele foi o assassino da filha. Embora a engenheira Muriel seja a única herdeira de sua esposa, o testamento de Magdalena inclui uma cláusula na qual ela doa suas córneas para serem transplantadas para Natalia de Jesús e restaurar sua visão.

Exibição no Brasil

[editar | editar código]

No Brasil, a trama foi exibida pelo SBT, entre 15 de março e 3 de maio de 1997, em apenas 8 capítulos que iam ao ar somente aos sábados em capítulos gigantescos com mais de três horas de duração.[2]

Prêmios TVyNovelas 1992

[editar | editar código]
Categoria Nomeado(a) Resultado
Melhor vilão Gonzalo Vega Ganhador

Premios ACE

[editar | editar código]
Categoria Nomeado(a) Resultado
Melhor programa cênico Carlos Téllez Ganhador
Melhor ator Gonzalo Vega Ganhador
Melhor co-atuação masculina Sebastián Ligarde Ganhador
Melhor diretor Carlos Téllez Ganhador
Melhor telenovela Carlos Olmos Ganhador

Referências

  1. «Así recordamos a Gonzalo Vega». People en Español. 10 de outubro de 2019. Consultado em 22 de julho de 2025 
  2. «Há 20 anos, SBT inventou novela semanal com Na Própria Carne». Observatório da Televisão. 7 de abril de 2017. Consultado em 22 de setembro de 2017 

Ligações externas

[editar | editar código]