En gång i Stockholm

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Suécia "En gång i Stockholm"
Festival Eurovisão da Canção 1963
País
Artista(s)
Língua
Sueco
Compositor(es)
Bobbie Ericsson
Letrista(s)
Beppe Wolgers
Performance das finais
Resultado da semifinal
------
Pontos da semifinal
------
Resultado da final
13.º
Pontos da final
0
◄ "Sol och vår" (1962)   
"Absent Friend" (1965) ►

"En gång i Stockholm" ("Era uma vez em Estocolmo") foi a canção que representou a Suécia no Festival Eurovisão da Canção 1963 que teve lugar em Londres em 23 de março desse ano.

A referida canção foi interpretada em sueco pela cantora de jazz Monica Zetterlund (20 de setembro de 193712 de maio de 2005).[1][2]

A canção foi a vencedora do Melodifestivalen de 1963, onde foi interpretada por Monica Zetterlund e Carli Tornehave. a televisão Sveriges Radio, contudo decidiu que seria Zetterlund a interpretar a canção no Festival Eurovisão da Canção 1963. Foi a décima-terceira canção a ser interpretada na noite do festival, a seguir à canção da Espanha "Algo prodigioso", cantada por José Guardiola e antes da canção da Bélgica "Waarom?", interpretada por Jacques Raymond. Terminou a competição em 13.º e último lugar com 0 pontos (a única vez em que a Suécia obteve essa pontuação na história do Festival Eurovisão da Canção), empatada com as canções dos Países Baixos, Noruega e Finlândia. No ano seguinte, em 1964, a Suécia não participou devido a uma greve dos artistas suecos, mas regressaria em 1965, com a canção "Absent Friend", interpretada pelo cantor de ópera Ingvar Wixell.

Autores[editar | editar código-fonte]

AUTORES
Letrista: Beppe Wolgers
Compositor: Bobbie Ericsson
Orquestrador: William Lind

Letra[editar | editar código-fonte]

A canção é uma balada, na qual Zetterlund desafia um amigo a passear na cidade de Estocolmo, mas a cidade e os rios encontram-se cobertos de neve.

Referências

  1. «Biografia de Monica Zetterlund» 
  2. Leif Thorsson. Melodifestivalen genom tiderna ["Melodifestivalen através dos tempos"] (1999), p. 36-41, 284. Stockholm: Premium Publishing AB. ISBN 91-89136-29-2
Precedido por
"Sol och vår" por Inger Berggren
Suécia no Festival Eurovisão da Canção
1963, por Monica Zetterlund
Sucedido por
"Absent Friend" by Ingvar Wixell
Ícone de esboço Este artigo sobre uma canção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.