Encarnado (cor)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Encarnado - Adj. e Subs. (Latim Ruber, rufus) Cor que surge na parte mais baixa do espectro, logo , a menos refractada. Familiar por ser a cor do sangue, do fogo (um plasma entre a matéria e a energia), das rosas, da papoula e da fruta amadurecida.

Em Portugal, encarnado é sinónimo de vermelho. Ambos os termos podem ser usados para designar a mesma cor. No entanto, históricamente, o termo 'vermelho' está associado ao comunismo, pelo que esta designação era interdita durante o regime do estado novo.[carece de fontes?]


Curiosidades

  • Diferente de Vermelho - o Vermelho é obtido artificialmente através do sulfato de mercúrio, e por meio da sua utilização como pigmento ou como selante para a construção naval. Sinônimo de escarlate, ou encarnado brilhante e mais claro. Ver obras de Ticciano.
  • De acordo com o estatuto do Clube, o Encarnado é uma das cores oficiais do Sport Lisboa e Benfica, de Portugal, e do Fluminense FC, do Rio de Janeiro, Brasil, enquanto muitos confundem o encarnado do Fluminense com as cores Vermelho e Grená.

* Por causa da cor predominante do time de futebol português Benfica, e chamado também de " encarnados " os torcedores desse time.

Ícone de esboço Este artigo sobre cor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.