Enchentes e deslizamentos no Agreste em 2025
| Duração | 11 de janeiro de 2025 - presente |
|---|---|
| Danos | Pessoas desabrigadas e desalojadas, vias e pontes interditadas e perdas humanas |
| Vítimas | 10 mortos (1 em São Bento do Una) (9 em Recife), 500+ desabrigados |
| Áreas afetadas | Região Norte Região Nordeste:
|
As enchentes e deslizamentos nas regiões Norte e Nordeste em 2025 foram causados por eventos de precipitação extrema ocorridos no Agreste, Zona da Mata, no interior e da Região Metropolitana do estado de Pernambuco, Brasil, nos dias 11 de janeiro de 2025 e atualmente. Os municípios como Caruaru, Gravatá, São Bento do Una e Escada foi afetadas, incluindo Garanhuns,[1] que foi a cidade mais afetada.
Contexto
[editar | editar código]Descrição
[editar | editar código]Consequências
[editar | editar código]Pernambuco
[editar | editar código]Garanhuns
[editar | editar código]Em menos de seis horas foram registrados 122,68 milímetros de chuva, quase o triplo da média esperado para todo o mês de janeiro, que é de 45 milímetros. A intensa precipitação provocou alagamentos em vários pontos da cidade e dificultou a circulação de veículos.[2]
Por meio de nota, a prefeitura de Garanhuns informou que acompanhou no local os estragos causados pelas fortes chuvas no município. Foram verificados calçamentos danificados, dentre outros estragos na infraestrutura, assim como árvores caídas e falta de energia, com riscos de choques elétricos.
Na Universidade de Pernambuco (UPE) de Garanhuns, um muro caiu em decorrência da chuva.
São Bento do Una
[editar | editar código]Em São Bento do Una, a chuva também provocou transtornos e alagou vias. Na zona rural do município, no povoado de Jurubeba, um homem perdeu a vida após o carro em que ele estava ter sido arrastado pela água e cair dentro de um rio.
A Polícia Civil registrou o caso através da delegacia de Belo Jardim e está investigando o caso.
Região Metropolitana
[editar | editar código]A chuva foi afetada no município do Recife.[3]
Inter-estadual
[editar | editar código]Além de Pernambuco, a chuva também afetou o litoral dos seguintes estados: R.G. do Norte, Paraíba e Alagoas.
Reações
[editar | editar código]Referências
- ↑ «VÍDEOS: chuvas alagam ruas, derrubam muro de UPE e provocam estragos no Agreste de PE». G1. 11 de janeiro de 2025. Consultado em 14 de janeiro de 2025
- ↑ «VÍDEOS: chuvas alagam ruas, derrubam muro de UPE e provocam estragos no Agreste de PE». G1. 11 de janeiro de 2025. Consultado em 18 de janeiro de 2025
- ↑ «Ruas alagadas, aulas suspensas, deslizamento de barreira e queda de árvores: chuva no Grande Recife causa transtornos; VÍDEO e FOTOS». G1. 5 de fevereiro de 2025. Consultado em 5 de fevereiro de 2025