Endless Love (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
"Endless Love"
Single de Diana Ross e Lionel Richie
do álbum Endless Love: Original Motion Picture Soundtrack
Lançamento 1 de agosto de 1981 (1981-08-01)
Formato(s) 7" single
Gravação 1981
Gênero(s) R&B
Duração 4:24
Gravadora(s) Motown
Composição Lionel Richie
Produção Lionel Richie
Cronologia de singles de Diana Ross
"Cryin' My Heart out for You"
(1981)
"Medley of Hits"
(1981)
Cronologia de singles de Lionel Richie
"Truly"
(1982)

"Endless Love" é uma música escrita pelo estadunidense Lionel Richie e originalmente gravada como um dueto entre Richie e a cantora compatriota Diana Ross. Nesta balada, os cantores declaram seu "amor sem fim" um pelo outro. Foi regravado pelo cantor americano Luther Vandross com a cantora compatriota Mariah Carey e também pela cantora canadense Shania Twain. O amigo de Richie (e às vezes colega de trabalho) Kenny Rogers também gravou a música. A Billboard nomeou a versão original como o maior dueto musical de todos os tempos.[1]

Sobre a canção[editar | editar código-fonte]

Ross e Richie gravou a canção para a Motown, e foi usado como tema para a adaptação cinematográfica de Endless Love de Scott Spencer. (Jamie Bernstein, como a personagem Susan, canta a música durante o decorrer do filme.) Produzido por Richie e arranjado por Gene Page, foi lançado como um single da trilha sonora do filme em 1981. Enquanto o filme Endless Love foi um sucesso mediano em bilheterias, a música se tornou o segundo single mais vendido do ano (o primeiro foi "Bette Davis Eyes" de Kim Carnes) nos EUA e alcançou o número 1 no Hot 100, onde permaneceu por nove semanas, de 15 de agosto a 10 de outubro de 1981. Também liderou o gráfico de R&B da Billboard e o gráfico Adulto Contemporâneo e alcançou o número 7 no Reino Unido. Ele também se tornou o dueto de maior sucesso da era do rock, superando o sucesso de "Wake Up Little Susie" de 1957 dos Everly Brothers, que passou quatro semanas na primeira posição. Ambas as músicas passaram seis meses na parada, com "Endless Love" barrando o hit do Everly em uma semana.[2]

A composição soul se tornou o single mais vendido da carreira de Ross, e sua 18ª e última carreira número um (incluindo seu trabalho com The Supremes). Foi também o maior single de Richie, e o primeiro de vários hits para Richie nos anos 80. Ross gravou uma versão solo da música para seu primeiro álbum pela RCA Records, Why Do Fools Fall in Love, a versão em dueto sendo seu último sucesso na Motown. A versão solo de Richie foi lançada como faixa dez no álbum de Richie, em sua edição de relançamento como faixa bônus. A música foi indicada ao Oscar de Melhor Canção Original e foi a segunda música com a qual Ross esteve envolvida e indicada ao Oscar. Também ganhou um American Music Award por Single Pop/Rock Favorito.

Desempenho nas paradas musicais[editar | editar código-fonte]

Créditos e equipe[editar | editar código-fonte]

  • Lionel Richie – vocal principal
  • Diana Ross – vocal principal
  • Sonny Burke – piano elétrico
  • Barnaby Finch – piano
  • Paul Jackson Jr. – guitarra acústica e elétrica
  • Thomas McClary – guitarra
  • Nathan East – baixo
  • Ed Greene – bateria
  • Rick Shlosser – bateria
  • Gene Page – arranjos de cordas

Versão de Luther Vandross e Mariah Carey[editar | editar código-fonte]

"Endless Love"
Single de Luther Vandross com participação de Mariah Carey
do álbum Songs
Lançamento 29 de agosto de 1994 (1994-08-29)
Formato(s)
Gravação 1994
Gênero(s)
Duração 4:21
Gravadora(s) Epics
Composição Lionel Richie
Produção Walter Afanasieff
Cronologia de singles de Luther Vandross
"Always and Forever"
(1994)
"Going in Circles"
(1994)
Cronologia de singles de Mariah Carey
"Anytime You Need a Friend"
(1994)
"All I Want for Christmas Is You"
(1994)
Demonstração de áudio da canção.

Problemas para escutar este arquivo? Veja a ajuda.

Walter Afanasieff produziu o cover da música para Luther Vandross e Mariah Carey para o álbum Songs pela Epic Records, e é conhecido por ser o primeiro dueto de alto padrão de Carey (um dueto anterior, "I'll Be There", foi com o então cantor desconhecido Trey Lorenz). No Grammy Awards de 1995, a música foi indicada na nova categoria de Melhor Vocal Pop Colaborativo, perdendo para "Funny How Time Slips Away", de Al Green e Lyle Lovett. Mais tarde, a Columbia Records incluiu a música no álbum de compilação de Carey, Greatest Hits (2001) e novamente em seu próximo álbum de compilação, The Ballads (2008). Foi lançado como o segundo single de Songs em 1994.

Gravando[editar | editar código-fonte]

O presidente da Sony Music Entertainment, Tommy Mottola, sugeriu que o Vandross gravasse Songs, um álbum de versões cover. Com versões de Vandross de músicas como "Love the One You're With" de Stephen Stills, "Always and Forever" de Heatwave e "Killing Me Softly" de Roberta Flack, o álbum estava se preparando para ser uma grande realização da carreira. Para dar um impulso maior ao álbum, a então esposa de Mottola, Mariah Carey, teve a idéia de regravar "Endless Love" como um dueto com ela. Lionel Richie e Diana Ross originalmente gravaram "Endless Love" em 1981, e a música passou nove semanas no número 1. Embora o álbum de Luther já estivesse definido para conter uma composição de Lionel Richie, "Hello", era óbvio que ter a artista feminina mais popular do mundo, para a gravadora seria um benefício.[27]

Recepção crítica[editar | editar código-fonte]

Stephen Thomas Erlewine do AllMusic, destacou esta faixa.[28] Jeremy Helligar, da Entertainment Weekly, escreveu que o álbum pode dar a Vandross um hit número um com "Endless Love", mas ainda chamou a música de "sentimental".[29]

Desempenho comercial[editar | editar código-fonte]

"Endless Love" estreou em 10 de setembro de 1994 no número 31 e atingiu o número 2, retido da posição de topo por "I'll Make Love to You" de Boyz II Men. A música se tornou o hit pop de maior sucesso de todos os tempos de Luther Vandross e deu a Lionel Richie seu primeiro top 10 como compositor em sete anos. Tornou-se o quinto single dos dez melhores de Vandross e décimo segundo de Carey. Permaneceu no top quarenta por treze semanas e ficou em 56º lugar nas paradas de final de ano do Hot 100 de 1994. Foi também uma melhoria em relação ao single anterior de Carey, "Anytime You Need a Friend", que havia perdido os dez primeiros lugares. Foi certificado em ouro pela RIAA.

A música foi um sucesso fora dos EUA, alcançando o topo da parada na Nova Zelândia (por cinco semanas) e os cinco primeiros no Reino Unido, Austrália, Irlanda e Países Baixos. Também alcançou o top 20 na maioria dos países. Foi certificado de Platina na Austrália pela ARIA e na Nova Zelândia pela RIANZ.

O total de vendas no Reino Unido é de 230.000.[30]

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

Dois videoclipes foram lançados para o single; um mostra Carey e Vandross gravando a música em estúdio, e o outro mostra os dois tocando a música ao vivo no Royal Albert Hall. Esta última performance está incluída na coleção de videoclipes Luther Vandross: From Luther with Love em formato DVD.

Algumas versões da música foram lançadas, nas quais Carey ou Vandross cantam solo.

Equipe[editar | editar código-fonte]

  • Luther Vandross, Mariah Carey: vocais
  • Lionel Richie: compositor
  • Walter Afanasieff: produtor, arranjador, orquestrador, teclado, piano, programação de bateria, baixo, baixo acústico, violão, programação
  • Dan Shea: teclados, programação de sintetizadores, programação
  • Ren Klyce: Akai AX60, Roland Juno-106 e programação Synclavier
  • Gary Cirimelli: Synclavier programação
  • Dann Huff: guitarra acústica e elétrica
  • Jeremy Lubbock: orquestrador, maestro

Desempenho nas paradas musicais e certificação[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «The 40 Biggest Duets of All Time». Billboard. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  2. Joel Whitburn's Top Pop Singles 1955-1990 - ISBN 0-89820-089-X
  3. «SA Charts 1965–March 1989». Consultado em 30 de outubro de 2019 
  4. «Ultratop.be – Diana Ross & Lionel Richie – Endless Love» (em neerlandês). Ultratop 50. Ultratop & Hung Medien / hitparade.ch. Consultado em November 24, 2018.
  5. Lwin, Nanda. Top 40 Hits: The Essential Chart Guide. Mississauga, Ontario: 1999.
  6. «Diana Ross Album & Song Chart History» (em inglês). Billboard Hot 100 para Diana Ross. Consultado em November 24, 2018.
  7. «Diana Ross Album & Song Chart History» (em inglês). Billboard Adult Contemporary Songs para Diana Ross. Consultado em November 24, 2018.
  8. «Diana Ross Chart History (Hot Black Singles)». Billboard. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  9. Cash Box Top 100 Singles (October 10, 1981)
  10. «The Irish Charts – Search Results – Endless Love» (em inglês). Irish Singles Chart. Consultado em November 24, 2018.
  11. «Dutchcharts.nl – Diana Ross & Lionel Richie – Endless Love» (em neerlandês). Mega Single Top 100. Hung Medien / hitparade.ch. Consultado em November 24, 2018.
  12. «Norwegiancharts.com – Diana Ross & Lionel Richie – Endless Love» (em inglês). VG-lista. Hung Medien. Consultado em November 24, 2018.
  13. «Charts.org.nz – Diana Ross & Lionel Richie – Endless Love» (em inglês). Top 40 Singles. Hung Medien. Consultado em November 24, 2018.
  14. «Chart Stats – Diana Ross and Lionel Richie – {{{song}}}» (em inglês). UK Singles Chart. Consultado em November 24, 2018.
  15. «Swedishcharts.com – Diana Ross & Lionel Richie – Endless Love» (em inglês). Singles Top 60. Hung Medien. Consultado em November 24, 2018.
  16. «Diana Ross & Lionel Richie – Endless Love swisscharts.com» (em inglês). Swiss Singles Chart. Hung Medien. Consultado em November 24, 2018.
  17. «Top 20 Hit Singles of 1981». Consultado em 8 de junho de 2017 
  18. Steffen Hung. «Forum – Top 100 End of Year AMR Charts – 1980s (ARIA Charts: Special Occasion Charts)». Australian-charts.com. Consultado em 8 de junho de 2017 
  19. «Item Display – RPM – Library and Archives Canada». Collectionscanada.gc.ca. Consultado em 8 de junho de 2017 
  20. «Top 100 Hits of 1981/Top 100 Songs of 1981». musicoutfitters.com. Consultado em 8 de junho de 2017 
  21. «Archived copy». Consultado em 8 de junho de 2017 
  22. «Top Selling Singles of 1981». THE OFFICIAL NZ MUSIC CHART. Consultado em 8 de junho de 2017 
  23. «Top 100 1981». top-source.info. Consultado em 8 de junho de 2017 
  24. «Hot 100 turns 60». Billboard. Consultado em 8 de junho de 2017 
  25. «Certificações (Estados Unidos) (single) – Diana Ross & Lionel Richie – Endless Love» (em inglês). Recording Industry Association of America. Consultado em 8 de junho de 2017  Se necessário, clique em Advanced, depois clique em Format, e seleccione Single, e clique em SEARCH.
  26. «Certificações (Reino Unido) (single) – Diana Ross & Lionel Richie – Endless Love» (em inglês). British Phonographic Industry. Consultado em 8 de junho de 2017 
  27. «Archived copy». Consultado em 30 de outubro de 2019 
  28. Stephen Thomas Erlewine. «Songs». AllMusic. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  29. «Album Review: 'Songs' - EW.com». Entertainment Weekly's EW.com. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  30. a b «Mariah Carey Official Top 20 Best Selling Singles in the UK». MTV. MTV Networks Europe. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  31. «Luther Vandross & Mariah Carey – Endless Love» (em German). GfK Entertainment. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  32. «Australian-charts.com – Luther Vandross & Mariah Carey – Endless Love» (em inglês). ARIA Top 50 Singles. Hung Medien. Consultado em May 22, 2015.
  33. «Luther Vandross & Mariah Carey – Endless Love Austriancharts.at» (em alemão). Ö3 Austria Top 40. Hung Medien. Consultado em May 22, 2015.
  34. «Ultratop.be – Luther Vandross & Mariah Carey – Endless Love» (em neerlandês). Ultratop 50. Ultratop & Hung Medien / hitparade.ch. Consultado em May 22, 2015.
  35. «Hits of the World» (PDF). Billboard. p. 66. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  36. «Archive Chart» (em inglês). Scottish Singles Top 40.
  37. «Luther Vandross Album & Song Chart History» (em inglês). Billboard Hot 100 para Luther Vandross. Consultado em May 22, 2015.
  38. «Luther Vandross Album & Song Chart History» (em inglês). Billboard Adult Contemporary Songs para Luther Vandross. Consultado em May 22, 2015.
  39. «Luther Vandross Album & Song Chart History» (em inglês). Billboard R&B/Hip-Hop Songs para Luther Vandross. Consultado em May 22, 2015.
  40. «Luther Vandross Album & Song Chart History» (em inglês). Billboard Pop Songs para Luther Vandross. Consultado em May 22, 2015.
  41. «Luther Vandross Album & Song Chart History» (em inglês). Billboard Rhythmic Songs para Luther Vandross. Consultado em May 22, 2015.
  42. «Hits of the World» (PDF). Billboard. p. 64. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  43. «Lescharts.com – Luther Vandross & Mariah Carey – Endless Love» (em francês). Les classement single. Hung Medien. Consultado em May 22, 2015.
  44. «Íslenski Listinn Topp 40 (13.10.1994 - 19.10.1994)» (PDF). Dagblaðið Vísir - Tónlist. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  45. «The Irish Charts – Search Results – Endless Love» (em inglês). Irish Singles Chart. Consultado em May 22, 2015.
  46. «Norwegiancharts.com – Luther Vandross & Mariah Carey – Endless Love» (em inglês). VG-lista. Hung Medien. Consultado em May 22, 2015.
  47. «Charts.org.nz – Luther Vandross & Mariah Carey – Endless Love» (em inglês). Top 40 Singles. Hung Medien. Consultado em May 22, 2015.
  48. «Nederlandse Top 40 – week 41, 1994» (em neerlandês). Dutch Top 40 Stichting Nederlandse Top 40. Consultado em May 22, 2015.
  49. «Dutchcharts.nl – Luther Vandross & Mariah Carey – Endless Love» (em neerlandês). Mega Single Top 100. Hung Medien / hitparade.ch. Consultado em May 20, 2015.
  50. «Chart Stats – Mariah Carey – Endless Love» (em inglês). UK Singles Chart.
  51. «Top 40 R&B Singles Archive» (em inglês). UK R&B Chart.
  52. «Swedishcharts.com – Luther Vandross & Mariah Carey – Endless Love» (em inglês). Singles Top 60. Hung Medien. Consultado em May 22, 2015.
  53. «Luther Vandross & Mariah Carey – Endless Love swisscharts.com» (em inglês). Swiss Singles Chart. Hung Medien. Consultado em May 22, 2015.
  54. «ARIA Charts – End Of Year Charts – Top 50 Singles 1994». ARIA. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  55. «Jaaroverzichten 1994» (em Dutch). Ultratop. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  56. «RPM Top 100 Hit Tracks of 1994». RPM. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  57. «RPM Top 100 AC Tracks of 1994». RPM. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  58. a b «The Year in Music: 1994» (PDF). Billboard. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  59. «Top Selling Singles of 1994». RIANZ. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  60. «Jaarlijsten 1994» (em Dutch). Stichting Nederlandse Top 40. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  61. «Jaaroverzichten – Single 1994» (em Dutch). GfK Dutch Charts. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  62. «Najlepsze single na UK Top 40-1994 wg sprzedaży» (em Polish). Official Charts Company. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  63. «Årslista Singlar – År 1994» (em Swedish). GLF. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  64. «Swiss Year-end Charts 1994». Hung Medien. Consultado em 30 de outubro de 2019 
  65. David Kent (1993). Australian Chart Book 1970–1992. Australia: St Ives, N.S.W. : Australian Chart Book. ISBN 0-646-11917-6 
  66. «Certificações (Estados Unidos) (single) – Luthor Vandross & Mariah Carey – Endless Love» (em inglês). Recording Industry Association of America. Consultado em 8 de junho de 2017  Se necessário, clique em Advanced, depois clique em Format, e seleccione Single, e clique em SEARCH.
  67. «Certificações (Nova Zelândia) (single) – Luthor Vandross & Mariah Carey – Endless Love» (em inglês). Recorded Music NZ. Consultado em 8 de junho de 2017 
  68. «Certificações (Reino Unido) (single) – Luthor Vandross & Mariah Carey – Endless Love» (em inglês). British Phonographic Industry. Consultado em 8 de junho de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Diana Ross