Energisa Acre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Energisa Acre
Energisa Acre
Razão social Energisa Acre - Distribuidora de Energia S.A.
Atividade Energia Elétrica
Fundação 17 de dezembro de 1965
Sede Rio Branco, AC
Área(s) servida(s) Acre
Proprietário(s) Grupo Energisa
Produtos Distribuição de energia elétrica
Antecessora(s) Eletroacre, Eletrobras Distribuição Acre
Website oficial www.energisa.com.br

A Energisa Acre[1], anteriormente conhecida como Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), é uma empresa brasileira de distribuição de energia elétrica que opera no estado do Acre.

História[editar | editar código-fonte]

Foi criada como Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre) através da lei estadual n° 60, de 17 de dezembro de 1965. Foi autorizada a funcionar como empresa concessionária de serviços públicos de energia elétrica para o Acre, em 20 de agosto de 1968, por intermédio do Decreto Federal n° 63.121.

Era Eletrobrás[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 1997, a Eletroacre, uma sociedade por ações de economia mista, passou a ser administrada de forma compartilhada, através do Contrato de Gestão firmado entre o governo do Acre e a Eletrobras até 30 de janeiro de 1998. Neste dia foi federalizada por intermédio do contrato de “Compra e Venda de Ações e Outras Avenças” celebrado entre os referidos agentes, previamente autorizada pela Assembléia Legislativa do Estado do Acre (lei n° 9.491, de 09 de setembro de 1997).

A Eletrobras Distribuição Acre foi uma concessionária federal de serviço público responsável pela distribuição e comercialização de energia elétrica para todo o Estado, subsidiária da Eletrobras, que detinha 93,29% do total de seu capital social. O suprimento de energia elétrica da capital, Rio Branco, e às seis localidades interligadas ao Sistema Rio Branco, feita pela Eletronorte.

Privatização[editar | editar código-fonte]

Em 2018, com a venda das seis concessionárias da Eletrobrás, a empresa foi adquirida pelo Grupo Energisa junto com a concessionária Energisa Rondônia. Com isso, a empresa alterou seu nome para Energisa Acre. [2]

Área de concessão[editar | editar código-fonte]

Sua área de concessão é o estado do Acre.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]