Engelen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Engelen
Dorp Engelen
Localidade dos Países Baixos Flag of the Netherlands.svg
Engelendenbosch.jpg
Uma vista de Engelen
Engelen está localizado em: Brabante do Norte
Localização de Engelen em Brabante do Norte
Provinces of the Netherlands - Noord-Brabant.svg
Localização de Brabante do Norte nos Países Baixos
Localização
51° 43' 14" N 5° 16' 7" E51° 43' 14" N 5° 16' 7
Município Flag of 's-Hertogenbosch.svg 's-Hertogenbosch
Província Brabante do Norte
Tipo de localidade Aldeia
Fuso horário +01:00
Características geográficas
Área 3,45 km²
- terra 3,24 km²
- água 0,21 km²
População (31 dez 2008) 5 120 hab. (1484 hab./km²)
Map NL 's-Hertogenbosch-Engelen.png
Localização de Engelen no município de 's-Hertogenbosch
(área mais clara do mapa)

Portal Portal Países Baixos

Engelen é uma aldeia e um bairro no município neerlandês de 's-Hertogenbosch, na província de Brabante do Norte com cerca de 5 120 habitantes (31 de dezembro de 2008, fonte: CBS[1]). Está localizada às margens do canal e do rio Dieze.

Localização[editar | editar código-fonte]

Engelen está localizada no norte da província de Brabante do Norte, conectada às zonas industriais de Bokhoven, De Vutter, Vlijmen e 's-Hertogenbosch. Engelen está dividida em duas partes: Kom Engelen, que inclui a parte mais antiga da aldeia, e De Haverleij, uma área em expansão que possibilita um estilo de vida diferenciado, onde pode-se morar em um ambiente moderno, cuja arquitetura lembra um castelo. Inclui também um novo campo de golfe de 18 buracos, o BurgGolf Haverleij Den Bosch.[2] Em De Haverleij localiza-se também a eclusa de Engelen, na divisa com Henriëttewaard, no canal do rio Dieze.

Uma das atrações naturais de Engelen é o Engelenmeer (o lago de Engelen), um pequeno lago entre a zona industrial De Vutter e a aldeia de Vlijmen, no município vizinho de Heusden.

Facilidades[editar | editar código-fonte]

Atualmente, existe uma série de facilidades, por exemplo, o complexo esportivo com quadras de tênis, futebol e golfe localizado em De Haverleij. Cuidados na área da Saúde, com o chamado De Lage Leun, que inclui dentista, farmácia, posto de saúde, etc., um pavilhão de encontros para as pessoas e empresas de Engelen, o Engelenburcht, um local para encontros sociais e um pequeno salão de eventos para as atividades anuais dos habitantes de Engelen, Bokhoven e De Haverleij.[3] Engelen possui ainda as escolas primárias De Matrix e Jenaplanschool Antonius Abt. A aldeia tem a sua própria igreja católica, a de igreja de São Lamberto de Maastricht.

História[editar | editar código-fonte]

A partir de achados arqueológicos revelou-se que já na Idade do Ferro havia um povoado na área da atual Engelen. Entretanto, apenas em 815 é que a aldeia teve um registro em crônicas da época como Ang Crisa.

Engelen, durante a Idade Média, pertenceu ao Condado da Holanda. Em 1805 passou para o domínio de Brabante-Batava, um membro da República Batava, e em 1806 foi anexada por Napoleão Bonaparte ao Primeiro Império Francês, como parte do departamento de Bouches-du-Rhin. Em 1818, com o estabelecimento dos limites das divisões administrativas do Reino Unido dos Países Baixos, Engelen ficou pertencendo à província de Brabante do Norte. A maioria de seus habitantes era católica e falava o dialeto de Brabante.

Até 1821, Engelen fez parte do município de Vlijmen en Engelen.

Em 1922 fundiu-se à aldeia de Bokhoven. Em 1971, o antigo município de Engelen foi anexado ao município de 's-Hertogenbosch.[4]

Referências

  1. «Statline» (em inglês). Consultado em 11 de agosto de 2009. 
  2. «BurgGolf Haverleij Den Bosch» (em neerlandês). Consultado em 11 de agosto de 2009. 
  3. «dorp-engelen.nl» (em neerlandês). Consultado em 11 de agosto de 2009. 
  4. Ad van der Meer e Onno Boonstra (2006). «Repertorium van Nederlandse gemeenten 1812-2006» (em neerlandês). KNAW. Consultado em 11 de agosto de 2009. 
Momumento aos mortos de Empel durante a Segunda Guerra Mundial.