Engelen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Engelen
Localidade dos Países Baixos Flag of the Netherlands.svg
Engelendenbosch.jpg
Uma vista de Engelen
Flag of Engelen.svgWapen van Engelen.JPG
BandeiraBrasão de armas
Netherlands North Brabant location map.svg
Red pog.svg
Provinces of the Netherlands - Noord-Brabant.svg
Localização de Brabante do Norte nos Países Baixos
Localização
Município Flag of 's-Hertogenbosch.svg 's-Hertogenbosch
Tipo de localidade Aldeia
Fuso horário +01:00
Características geográficas
Área 3,45 km²
- terra 3,24 km² (93,9 %)
- água 0,21 km² (6 %)
População (31 dez 2008) 5 120 hab.
   - densidade 1,4 hab/Km²
Códigos
Sítio web http://www.dorp-engelen.nl/
Prefixo telefônico 073
Map NL 's-Hertogenbosch-Engelen.png
Localização de Engelen no município de 's-Hertogenbosch
(área mais clara do mapa)
Portal Portal Países Baixos

Engelen é uma aldeia e um bairro no município neerlandês de 's-Hertogenbosch, na província de Brabante do Norte com cerca de 5 120 habitantes (31 de dezembro de 2008, fonte: CBS[1]). Está localizada às margens do canal e do rio Dieze.

Localização[editar | editar código-fonte]

Engelen está localizada no norte da província de Brabante do Norte, conectada às zonas industriais de Bokhoven, De Vutter, Vlijmen e 's-Hertogenbosch. Engelen está dividida em duas partes: Kom Engelen, que inclui a parte mais antiga da aldeia, e De Haverleij, uma área em expansão que possibilita um estilo de vida diferenciado, onde pode-se morar em um ambiente moderno, cuja arquitetura lembra um castelo. Inclui também um novo campo de golfe de 18 buracos, o BurgGolf Haverleij Den Bosch.[2] Em De Haverleij localiza-se também a eclusa de Engelen, na divisa com Henriëttewaard, no canal do rio Dieze.

Uma das atrações naturais de Engelen é o Engelenmeer (o lago de Engelen), um pequeno lago entre a zona industrial De Vutter e a aldeia de Vlijmen, no município vizinho de Heusden.

Facilidades[editar | editar código-fonte]

Atualmente, existe uma série de facilidades, por exemplo, o complexo esportivo com quadras de tênis, futebol e golfe localizado em De Haverleij. Cuidados na área da Saúde, com o chamado De Lage Leun, que inclui dentista, farmácia, posto de saúde, etc., um pavilhão de encontros para as pessoas e empresas de Engelen, o Engelenburcht, um local para encontros sociais e um pequeno salão de eventos para as atividades anuais dos habitantes de Engelen, Bokhoven e De Haverleij.[3] Engelen possui ainda as escolas primárias De Matrix e Jenaplanschool Antonius Abt. A aldeia tem a sua própria igreja católica, a de igreja de São Lamberto de Maastricht.

História[editar | editar código-fonte]

A partir de achados arqueológicos revelou-se que já na Idade do Ferro havia um povoado na área da atual Engelen. Entretanto, apenas em 815 é que a aldeia teve um registro em crônicas da época como Ang Crisa.

Engelen, durante a Idade Média, pertenceu ao Condado da Holanda. Em 1805 passou para o domínio de Brabante-Batava, um membro da República Batava, e em 1806 foi anexada por Napoleão Bonaparte ao Primeiro Império Francês, como parte do departamento de Bouches-du-Rhin. Em 1818, com o estabelecimento dos limites das divisões administrativas do Reino Unido dos Países Baixos, Engelen ficou pertencendo à província de Brabante do Norte. A maioria de seus habitantes era católica e falava o dialeto de Brabante.

Até 1821, Engelen fez parte do município de Vlijmen en Engelen.

Em 1922 fundiu-se à aldeia de Bokhoven. Em 1971, o antigo município de Engelen foi anexado ao município de 's-Hertogenbosch.[4]

Referências

  1. «Statline» (em inglês). Consultado em 11 de agosto de 2009 
  2. «BurgGolf Haverleij Den Bosch» (em neerlandês). Consultado em 11 de agosto de 2009 
  3. «dorp-engelen.nl» (em neerlandês). Consultado em 11 de agosto de 2009. Arquivado do original em 10 de agosto de 2008 
  4. Ad van der Meer e Onno Boonstra (2006). «Repertorium van Nederlandse gemeenten 1812-2006» (em neerlandês). KNAW. Consultado em 11 de agosto de 2009 
Momumento aos mortos de Empel durante a Segunda Guerra Mundial.