Engenho do Ribeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde junho de 2016).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2016).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Engenho do Ribeiro
—  Distrito do Brasil  —
Igreja Santa Rosa de Lima, no distrito do Engenho do Ribeiro
Igreja Santa Rosa de Lima, no distrito do Engenho do Ribeiro
Estado  Minas Gerais
Município Bandeira de Bom Despacho MG.png Bom Despacho
Criado em 27 de dezembro de 1948
Área
 - Total 52,1 km²
População (2010)
 - Total 2 200 habitantes
    • Densidade 36,5 hab. hab./km²

Engenho do Ribeiro é um distrito do município de Bom Despacho, na Mesorregião Central Mineira, mais precisamente na Microrregião de Bom Despacho, no estado de Minas Gerais, onde esta a 661 metros acima do nível do mar. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sua população no ano de 2010 era de 2200 habitantes. Foi criado pela lei estadual nº 336, de 27 de dezembro de 1948,sendo anexado ao município de Bom Despacho, que fica a 22 km de distância.[1][2]

História[editar | editar código-fonte]

Pouco se sabe sobre a história do distrito, mas por relatos dos moradores mais antigos, por volta do ano de 1916, 4 anos após a emancipação do município de Bom Despacho, o local era pertencente a um grande produtor de cana, da Família Ribeiro, na qual tinha um grande engenho de cana-de-açúcar, fabricante de caldo da respectiva planta e cachaça. A Família vendia os produtos derivados da cana-de-açúcar, leite e milho, onde, posteriormente, habitantes das cidades vizinhas passaram a construir casas e adquirir terras próximo ao engenho da Família Ribeiro,pois viam ali uma fonte de renda.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome surgiu muito antes da criação do distrito, quando os moradores daquela localidade, ao serem indagados sobre sua residência, denominavam Engenho da Família Ribeiro, que, mais tarde, foi reduzido simplesmente para Engenho do Ribeiro.

Economia[editar | editar código-fonte]

Agricultura e Serviços são as atividades econômicas mais importantes, dando ênfase para a Carpintaria, onde o distrito é conhecido pela grande fabricação de mesas, cadeiras, portas e diversos móveis em madeira maciça. O distrito conta também com supermercados, mercearias e açougue, onde os moradores não precisam sair do município para fazer compras básicas. Possui Posto de Combustível e Agência Bancária.

Saúde e Educação[editar | editar código-fonte]

No setor da saúde, o distrito abarca um Posto de Saúde. Por não possuir hospital, os pacientes em estado mais grave são levados para o distrito-sede, Bom Despacho. Já na área da educação, possui a Escola Estadual Maria Guerra (Ensino Fundamental) e uma Creche Municipal. Os alunos do Ensino Médio frequentam escolas de Bom Despacho, onde o transporte é fornecido pela Prefeitura Municipal.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Engenho do Ribeiro fica a 22 km do distrito-sede Bom Despacho e 32 km de Martinho Campos, cidade que influencia o distrito quando o assunto é funeral. Da Capital Mineira Belo Horizonte, o distrito está a 187 km.

O distrito é limitado ao:

Encontra-se na bacia do Alto São Francisco e é banhado pelo Rio Picão, onde inclusive tem sua nascente bem próximo ao distrito.

Conhecida por ser um distrito limpo e agradável de se viver, além de possuir índices de criminalidade quase nulos, o policiamento deriva do 7º Batalhão de Polícia Militar de Bom Despacho, o que gera uma importante sensação de segurança entre os moradores.

Religião[editar | editar código-fonte]

Tradicionalmente, 95% da população do distrito é Católica. Apenas 4% Evangélica e 1% Sem Religião.

Religião Católica[editar | editar código-fonte]

O distrito conta com uma igreja, a Igreja Santa Rosa de Lima (sede da Comunidade Santa Rosa de Lima), na qual, hierarquicamente, pertence a Paróquia Nossa Senhora do Bom Despacho, de Bom Despacho, na circunscrição da Diocese de Luz. Acontece no mês de Janeiro a Festa de São Sebastião, padroeiro contra peste, fome e guerra e patrono dos fazendeiros, sitiantes e produtores rurais. Contudo, o mês de maior festividade católica no distrito é Setembro. Acontece nesse mês a Festa em Louvor a Padroeira do distrito, Santa Rosa de Lima e o início da Festa do Reinado em louvor a Nossa Senhora do Rosário, na qual termina em Outubro, mês também da Festa do Carro de Boi.

Esportes[editar | editar código-fonte]

O distrito possui dois times de futebol amador: Ipiranga Futebol Clube (segundo relatos dos moradores, o mais velho, e manda seus jogos no Estádio Parque do Azulão) e o Clube Esporte Recreativo (que atua no Estádio Verde Vale), na qual possuem grande rivalidade entre si. Disputam o Campeonato Municipal de Bom Despacho, estrelando o Clássico do Interior. Não conquistaram nenhum título, apenas um vice campeonato em 2012, conquistado pelo Clube Esporte Recreativo.

Transportes[editar | editar código-fonte]

A MG-164 corta o distrito do Engenho do Ribeiro.

Estradas[editar | editar código-fonte]

A via de acesso mais usada é a MG-164, que liga a BR-262 a BR-040.

Rodoviário[editar | editar código-fonte]

Diversas linhas de ônibus em diversos horários circulam diariamente pelo distrito:

  • Santa Inês: Bom Despacho
  • Sertaneja: Curvelo, Pompéu, Abaeté, Martinho Campos, Bom Despacho, Nova Serrana.
  • São Cristóvão: Abaeté, Martinho Campos, Bom Despacho, Nova Serrana, Divinópolis.
  • Oeste de Minas: Pompéu, Martinho Campos, Bom Despacho, Nova Serrana, Divinópolis.
  • Santa Maria: Bom Despacho, Nova Serrana, Igaratinga, Pará de Minas, Florestal, Juatuba, Betim, Belo Horizonte.

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 15 de outubro de 2015 
  2. IBGE. «Bom Despacho - Minas Gerais - MG» (PDF). Consultado em 15 de outubro de 2015 

[1]<ref>{{citar web|url=http://pt-br.amadormg.wikia.com/wiki/Liga_Municipal_de_Desportos_de_Bom_Despacho<\ref>

Ligações externas[editar | editar código-fonte]