Engines of Creation é um álbum experimental lançado pelo guitarristaestadunidenseJoe Satriani em 2000. Todas as canções do álbum, exceto "Until We Say Goodbye", foram gravadas usando somente guitarras gravadas e mixadas não tradicionalmente em plataformas de computador, além de serem manipuladas digitalmente usando sintetizadores e software de computador[2]. Satriani descreveu o álbum como "completamente techno"[3].
Steve Huey, do site "AllMusic.com" deu ao álbum três estrelas em cinco, chamando-o de "a maior mudança estilística que Satriani já fez" e "uma experiência corajosa e esporadicamente bem-sucedida". Ele sugeriu que fãs de longa data do material regular de Satriani podem ficar desapontados, assim como aqueles que não gostam de sons eletrônicos em música baseada em guitarra, mas elogiou o guitarrista por desafiar a si mesmo a "encontrar maneiras de extrair sons totalmente novos de sua guitarra", e que "suas melodias e temas principais raramente foram tão angulosos e fora de ordem, o que significa que explorar essa música realmente ajudou Satriani a atualizar e a re-imaginar seu som característico"[1].
Additional Creations foi um EP que foi vendido junto com a tiragem inicial do CD Engines of Creation.[6] Lançado em 2000[7][8], na discografia do Satriani, Additional Creations é o quarto EP.
Deste EP, destaca-se a faixa Turkey Man, inédita até então.