Enhanced Versatile Disc

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Enhanced Versatile Disc (EVD) é um formato de áudio e vídeo digital baseado em mídia óptica desenvolvida na China com o objetivo de substituir o DVD e eliminar os custos com o pagamento de royalties. O EVD possui a capacidade de armazenar vídeos em alta-definição, recurso indisponível no DVD.

O EVD foi anunciado pela primeira vez em 18 de novembro de 2003 pela agência de notícias estatal chinesa Xinhua. A China começou o desenvolvimento da tecnologia em 1999. Após disputas judiciais entre a On2 Technologies, desenvolvedora do codec utilizado no padrão, e o consórcio Beijing E-World, responsável pelo formato EVD, o desenvolvimento do formato parece ter sido interrompido, mesmo já tendo sido proposto ao governo chinês como padrão.

Após a disputa contratual em 2004, pouco se ouviu sobre o EVD até 6 de dezembro de 2006, quando 20 empresas chinesas de eletrônicos demonstraram 54 protótipos de reprodutores de EVD, anunciando sua intenção de trocar completamente para o formato em 2008, como um esforço para reduzir a dependência de produtos e tecnologias estrangeiras, além de estabelecer um mercado para o produto. Apesar da indústria já ter se esforçado anteriormente, nunca houve tanto apoio como dessa vez.

Especula-se que, atualmente, nenhum EVD esteja codificando conteúdo em resolução HDTV, ou que exista um bloqueio que esteja prevenindo que os discos sejam reproduzidos na sua resolução completa. O formato não é mais vendido pela Livraria Xinhua em Wuhan, devido ao baixo número de vendas.

Lista de EVDs lançados[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Tecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.