Envelhecimento (metalurgia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Envelhecimento ou recozimento isotérmico é um tratamento térmico do âmbito da metalurgia que consiste em aquecer a uma temperatura relativamente baixa, mantida durante centenas de horas a mais, uma peça de aço duro ou outros materiais.[1]

Trata-se da aceleração de um processo que ocorreria naturalmente na temperatura ambiente, em um prazo muito mais longo. É um tratamento indicado para eliminar tensões internas, e correntes de usinagem, forjamento ou têmpera, entre outros denominados aços temperados. Nos dias de hoje é possível saber-se a idade de um aço envelhecido, e isto inclui desde tanques da segunda guerra mundial ate materiais mais recentes como motherboards ou a carroceria de um carro, através da datação radioativa por átomos de carbono. Cientista e técnicos desta área têm-se dedicado ao estudo deste fenômeno para tentar descobrir a idade de metais utilizados ainda há mais tempo, como nos aviões franceses durante a revolução ou das obras de arte esculpidas em aço durante a Grécia Antiga.

Trata-se da aceleração de um processo que ocorreria naturalmente na temperatura ambiente, em um prazo muito mais longo. É um tratamento indicado para eliminar tensões internas, decorrentes de usinagem, enferrujamento ou temperamento, entre outros.

Referências

  1. Machado, Izabel F. Introdução à Manufatura Mecânica - Tratamentos Térmicos e de Superfície (PDF). [S.l.]: Universidade de São Paulo. p. 11 
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.