Envelope

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-question.svg
Este artigo ou seção pode conter texto de natureza não-enciclopédica. (desde outubro de 2011)
Justifique o uso dessa marcação e tente resolver essas questões na página de discussão.

Um envelope ou sobrescrito é uma coberta de papel ou outro material para guardar cartas, documentos ou impressos de qualquer outra natureza para enviar pelos correios. O envelope é feito de forma para que possa se colocar as informações referentes ao destinatário (na frente do envelope, lado sem aba) e ao remetente (atrás do envelope, lado com aba). Por isso a parte frontal é lisa, com as dobras do papel sempre para trás. Os envelopes podem ser adquiridos em papelarias, ou até nos próprios correios, podendo ser encontrado nas mais diversas formas, tamanhos e cores. É comum envelopes estamparem as cores nacionais na bordadura.

Modelo de envelope brasileiro ornamentado com as cores do país..

Envelope padrão Brasil[editar | editar código-fonte]

Comumente a cultura de cada país adota envelopes com bordas nas principais cores nacionais. No Brasil, por exemplo, o padrão principal é o modelo de envelope com bordas nas cores amarelo e verde alternadas sobre o branco de uso precípuo para correspondências internacionais1 . Outras observações também caracterizam o modelo brasileiro como envelope cartão-postal, devido a ornamentação conferida pelas cores da borda.

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Rompendo fronteiras com cartas: “Letras aventureiras” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5090#. Portal do Professor MEC. Página visitada em 23/04/2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Envelope