Epístolas paulinas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

As Epístolas Paulinas, Epístolas de Paulo ou Cartas de Paulo são os 14 livros do Novo Testamento da Bíblia que têm o nome Paulo (Παῦλος) como a primeira palavra, portanto, as mesmas reivindicam a autoria do apóstolo Paulo. Entre essas cartas, estão alguns dos mais antigos documentos cristãos existentes. Eles fornecem uma visão das crenças de parte do cânon do Novo Testamento e são textos fundamentais para a teologia cristã e para a ética. A Epístola aos Hebreus, embora não tenha o nome de Paulo, foi tradicionalmente considerada paulina por mil anos. Mas, a partir do século XVI, a opinião se moveu constantemente contra a autoria paulina e poucos estudiosos agora atribuem a autoria dessa carta a Paulo, principalmente porque a mesma não é lida como qualquer uma das outras epístolas atribuídas a ele em estilo e conteúdo. [1] A maioria dos estudiosos concorda que Paulo realmente escreveu sete das Epístolas Paulinas, mas considera que quatro das epístolas em nome de Paulo parecem não ser da autoria dele. Além disso, os estudiosos estão divididos sobre a autenticidade de duas das epístolas.

As Epístolas Paulinas são, geralmente, colocadas entre o livro Atos dos Apóstolos e as Epístolas Gerais nas edições modernas. A maioria dos manuscritos gregos, no entanto, coloca as Epístolas Gerais primeiro, [2] e alguns manuscritos (175, 325, 336, e 1424) colocam as Epístolas Paulinas no final do Novo Testamento.

Ordem[editar | editar código-fonte]

Paulo escreveu as epístolas para as comunidades que visitara, pregando e ensinando as máximas cristãs. As cartas relacionadas a seguir (conhecidas como Corpus Paulinum) são aquelas que tradicionalmente são atribuídas a Paulo:

As epístolas paulinas ainda podem ser divididas em:

Na ordem em que aparecem no Novo Testamento, as epístolas paulinas são:

Nome Localização Grego Latim Abreviações
Maiusc. Min.
Πρὸς Ῥωμαίους Epistola ad Romanos Rom Ro
Πρὸς Κορινθίους Αʹ Epistola I ad Corinthios 1 Cor 1C
Πρὸς Κορινθίους Βʹ Epistola II ad Corinthios 2 Cor 2C
Πρὸς Γαλάτας Epistola ad Galatas Gal G
Πρὸς Ἐφεσίους Epistola ad Ephesios Eph E
Πρὸς Φιλιππησίους Epistola ad Philippenses Phil Phi
Προς Κολοσσαεῖς Epistola ad Colossenses Col C
Πρὸς Θεσσαλονικεῖς Αʹ Epistola I ad Thessalonicenses 1 Thess 1Th
Πρὸς Θεσσαλονικεῖς Βʹ Epistola II ad Thessalonicenses 2 Thess 2Th
Πρὸς Έβραίους Epistola ad Hebraeus Heb H
Πρὸς Τιμόθεον Αʹ Epistola I ad Timotheum 1 Tim 1T
Πρὸς Τιμόθεον Βʹ Epistola II ad Timotheum 2 Tim 2T
Πρὸς Τίτον Epistola ad Titum Tit T
Πρὸς Φιλήμονα Epistola ad Philemonem Philem P
Ícone de esboço Este artigo sobre a Bíblia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.