Epístolas paulinas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

As Epístolas paulinas, Epístolas de Paulo, ou Cartas de Paulo, são os 13 livros do Novo Testamento que têm o nome Paulo (Παῦλος) como a primeira palavra, portanto, reivindicando a autoria de Paulo Apóstolo. Entre essas cartas estão alguns dos mais antigos documentos cristãos existentes. Eles fornecem uma visão das crenças e controvérsias do cristianismo primitivo e, como parte do cânon do Novo Testamento, são textos fundamentais para a teologia cristã e para a ética. A Epístola aos Hebreus, embora não tenha seu nome, era tradicionalmente considerada paulina por mil anos, mas a partir do século XVI a opinião se moveu constantemente contra a autoria paulina e poucos estudiosos agora atribuem a Paulo, principalmente porque não lê Como qualquer uma de suas outras epístolas em estilo e conteúdo. [1] A maioria dos estudiosos concorda que Paulo realmente escreveu sete das epístolas paulinas, mas que quatro das epístolas em nome de Paulo parecem não ser de sua autoria; os estudiosos estão divididos sobre a autenticidade de duas das epístolas.

As epístolas paulinas são geralmente colocadas entre os Atos dos Apóstolos e as epístolas gerais nas edições modernas. A maioria dos manuscritos gregos, no entanto, colocar as Epístolas Gerais primeiro, [2] e alguns manuscritos (175, 325, 336, e 1424) colocar as epístolas paulinas no final do Novo Testamento.

Ordem[editar | editar código-fonte]

Paulo escreveu as epístolas para as comunidades que visitara, pregando e ensinando as máximas cristãs. As cartas relacionadas a seguir (conhecidas como Corpus Paulinum) são aquelas que tradicionalmente são atribuídas a Paulo:

As epístolas paulinas ainda podem ser divididas em:

Na ordem em que aparecem no Novo Testamento, as epístolas paulinas são:

Nome Localização Grego Latim Abreviações
Maiusc. Min.
Πρὸς Ῥωμαίους Epistola ad Romanos Rom Ro
Πρὸς Κορινθίους Αʹ Epistola I ad Corinthios 1 Cor 1C
Πρὸς Κορινθίους Βʹ Epistola II ad Corinthios 2 Cor 2C
Πρὸς Γαλάτας Epistola ad Galatas Gal G
Πρὸς Ἐφεσίους Epistola ad Ephesios Eph E
Πρὸς Φιλιππησίους Epistola ad Philippenses Phil Phi
Προς Κολοσσαεῖς Epistola ad Colossenses Col C
Πρὸς Θεσσαλονικεῖς Αʹ Epistola I ad Thessalonicenses 1 Thess 1Th
Πρὸς Θεσσαλονικεῖς Βʹ Epistola II ad Thessalonicenses 2 Thess 2Th
Πρὸς Έβραίους Epistola ad Hebraeus Heb H
Πρὸς Τιμόθεον Αʹ Epistola I ad Timotheum 1 Tim 1T
Πρὸς Τιμόθεον Βʹ Epistola II ad Timotheum 2 Tim 2T
Πρὸς Τίτον Epistola ad Titum Tit T
Πρὸς Φιλήμονα Epistola ad Philemonem Philem P
Ícone de esboço Este artigo sobre a Bíblia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.