Epitáfio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Antistub.png
Este artigo está em manutenção emergencial a fim de evitar uma futura eliminação. Ajude a corrigir imprecisões no texto e colocar fontes que atestem sua relevância. Caso precise de ajuda para corrigi-lo, proponha a manutenção emergencial do artigo, seguindo as instruções na página.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Epitáfio (desambiguação).
Túmulo do escritor grego Níkos Kazantzákis em Heraclião, cujo epitáfio é "Não espero nada. Não temo nada. Sou livre" (em grego: Δεν ελπίζω τίποτα. Δεν φοβούμαι τίποτα. Είμαι ελεύθερος)

Epitáfios (do grego antigo ἐπιτάφιος; "sobre a tumba") são frases escritas sobre túmulos, mausoléus e campas cemiteriais para homenagear pessoas ali sepultadas.[1] Normalmente, os dizeres são colocados em placas de metal ou pedra.[2][3][4] Tradicionalmente escritos em verso, alguns epitáfios são célebres como o de Robespierre:

Passant, ne pleure pas ma mort ("Passante, não chores minha morte")
Si je vivais tu serais mort. ("Se eu vivesse tu estarias morto")
A vida é noite: o sol tem véu de pedra.
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons

Referências

  1. S.A., Priberam Informática,. «Significado / definição de epitáfio no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa». www.priberam.pt. Consultado em 19 de abril de 2018 
  2. «Epitáfios da Primeira Guerra Mundial ganham vida no Twitter». opiniaoenoticia.com.br. Consultado em 19 de abril de 2018 
  3. «Significado de Epitáfio». Significados 
  4. «Significado de Epitáfio». www.dicionarioinformal.com.br. Consultado em 19 de abril de 2018 
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.