Equatorial Energia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Equatorial Energia
Equatorial Energia SA
Razão social Equatorial Energia S.A.
Empresa de capital aberto
Cotação B3EQTL3
Atividade Eletricidade
Gênero Sociedade anônima
Fundação 16 de junho de 1999
Sede Brasília, DF, Brasil
Produtos Energia elétrica
Subsidiárias Equatorial Maranhão, Equatorial Piaui, Equatorial Alagoas, Celpa
Website oficial www.equatorialenergia.com.br

O Grupo Equatorial Energia é uma holding com forte atuação no setor elétrico, nos segmentos de geração, transmissão, distribuição, comercialização, além da área de telecomunicações e serviços.

Com sede em Brasília, vem se consolidando no cenário brasileiro pela alta performance e tem sua história marcada por dois processos bem-sucedidos de turnaround nas distribuidoras de energia do Maranhão (Equatorial Maranhão) e da Centrais Elétricas do Pará (Celpa), o que comprova a eficiência do seu modelo de gestão. Ainda em 2018, a Equatorial Energia adquiriu o controle, das distribuidoras de energia do Piauí e no inicio de 2019, a de Alagoas. As empresas que fazem parte do grupo são: Equatorial Energia Maranhão (Companhia Energética do Maranhão), Celpa (Centrais Elétricas do Pará), Equatorial Energia Piauí (Companhia Energética do Piauí), Equatorial Energia Alagoas, Geramar, Equatorial Transmissão, Intesa, Equatorial Telecom, Sol Energia e 55 Soluções.

História[editar | editar código-fonte]

A empresa nasceu com a denominação de Brisk Participações S.A. "Companhia" e foi constituída em 16 de junho de 1999 pela PPL Global LLC., inicialmente, para participar do leilão de privatização da Companhia Energética do Maranhão-CEMAR que foi privatizada no dia 15 de junho de 2000 em decorrência do então Programa Nacional de Desestatização, conhecido também pela sigla "PND" implementado pelo Governo Brasileiro a partir das gestões de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.

O grupo Equatorial Energia se consolidou no cenário brasileiro, como uma holding de empresas de alta performance e grandes resultados, com cases que mostram em dados sólidos como eram as empresas ao serem adquiridas pelo Grupo e suas evoluções operacionais em um curto espaço de tempo. Com a recente aquisição da Equatorial Alagoas, concessionária de energia do estado de Alagoas, o grupo passa a atender quase 10% do total de consumidores brasileiros e responder por 6,5% do mercado de distribuição do País.

O Grupo Equatorial Energia possui forte atuação no setor elétrico nos segmentos de distribuição, transmissão, geração, comercialização, além da área de telecomunicações e serviços. As empresas que fazem parte do Grupo são a Equatorial Maranhão, Celpa, Equatorial Piauí, Equatorial Alagoas, Geramar, Equatorial Transmissão, Intesa, Equatorial Telecom, Sol Energia e 55 Soluções.

Empresas do Grupo Equatorial[editar | editar código-fonte]

Equatorial Energia Maranhão[editar | editar código-fonte]

No segmento de distribuição, a Equatorial Energia controla a Equatorial Maranhão, antiga Cemar, única concessionária do Estado do Maranhão, que possui área de atuação de 331.937 mil km2 – cerca de 3,9% do território brasileiro – e abrange cerca de 6,9 milhões de habitantes – ou 3,4% da população do Brasil.

Celpa[editar | editar código-fonte]

Ainda no mesmo setor, a Companhia controla a Celpa, Centrais Elétricas do Pará, única concessionária do Estado do Pará, que possui área de atuação de 1.247.955 mil km2 – cerca de 6,3% do território brasileiro – e abrange cerca de 8,3 milhões de habitantes – ou 4,0% da população do Brasil.

Equatorial Energia Piauí[editar | editar código-fonte]

Uma das mais recentes aquisições do Grupo Equatorial foi a Equatorial Piauí, única concessionária do estado do Piauí, que possui área de atuação de 251.529 mil km² – cerca de 2,9% do território brasileiro.

Equatorial Energia Alagoas[editar | editar código-fonte]

A Equatorial Alagoas a mais recente aquisição, feita em dezembro de 2018, e desde o dia 18 de março de 2019 é controlada pela Grupo Equatorial Energia. A Distribuidora atende a todos os 102 municípios do Estado, que possui uma área de concessão de 27.768 km², contando com mais de 42 mil quilômetros de linhas e redes de distribuição. A Equatorial Alagoas se divide em duas regionais, com sede em Maceió e Arapiraca, e conta agora com o modelo de gestão do Grupo Equatorial

Geração e Transmissão[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 2016 e abril de 2017, a Equatorial participou de 2 leilões de transmissão realizados pela ANEEL, através dos quais adquiriu as concessões de 08 lotes de linhas de transmissão, totalizando R$ 879 milhões em RAP (Receita Anual Permitida), a valores de dezembro de 2017. Adicionalmente, a Equatorial Energia adquiriu 100% da Intesa, linha de transmissão operacional nos Estados do Tocantins e Goiás.

No segmento de geração, a Equatorial Energia detém 25% de participação na GERAMAR, sociedade responsável pela operação de 2 usinas termoelétricas localizadas no Maranhão, com capacidade instalada conjunta de 330MW, e em operação comercial desde 2010.

Serviços[editar | editar código-fonte]

No segmento de prestação de serviços, a Equatorial Energia detém 100% da 55 Soluções, que por sua vez detém 51% da Sol Energias, empresa comercializadora de energia elétrica e 100% da Equatorial Telecom, empresa de telecomunicações.

Referências