Equipe de vendas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Equipe de vendas é um grupo designado pela empresa para por em circulação os produtos fabricados e/ou adquirido e que precisam ser entregues a seus respectivos consumidores.

Existem equipes de vendas em quase todos os segmentos de mercado, com produtos ou serviços, no atacado, varejo, comércio virtual operando multi-canais de vendas.

Sendo figura importante o do Gerente de Vendas: lida diretamente com a venda na ponta, vendem diretamente ou gerenciam equipes, coordenadores, supervisores, distribuidores e representantes. Sua função é específica: vender, vender e vender. Em muitos casos é parecido com o gerente de negócio. Reportam ao gerente comercial, regional, geral e em casos isolados a donos ou diretoria. São vendedores talentosos e conhecem muito o produto ou serviço que vendem, desenvolvem grande interação e afinidade com seus clientes.

A responsabilidade da pessoa que representa a organização perante aos clientes para Churchill & Peter (2000) é constituir o desenvolvimento de um relacionamento duradouro que traga benefícios para a organização e aos clientes, prestando suporte e pesquisando informações sobre as dificuldades, necessidades e anseios dos clientes que ajude no desenvolvimento das soluções, e direcione o cliente a tomar decisões de compra, que obtenha a confiança do cliente.

A pessoa responsável pela venda é exigida de bons conhecimentos sobre os negócios da organização, sobre os produtos, capacidades técnicas macro, necessidade de clientes e empresas, além de uma alta capacidade de resolver problemas, habilidades de negociação, convencimento e que dissemine a cultura da organização (FUTRELL, 2003).[1]

  1. «Estrutura de Vendas nas Organizações de Conformação a Frio do Norte de Santa Catarina». Revista ESPACIOS | Vol. 37 (Nº 14) Año 2016 (em espanhol). 29 de maio de 2016