Erich Ribbeck

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Erich Ribbeck
Treinador de futebol
Informações pessoais
Nome completo Erich Ribbeck
Data de nasc. 13 de junho de 1937 (81 anos)
Local de nasc. Wuppertal,  Alemanha
Altura 1,84 m
Informações profissionais
Equipa atual Aposentado
Posição Treinador (Ex-defensor)
Clubes de juventude
Clubes profissionais
Times/Equipas que treinou

Erich Ribbeck (Wuppertal, 13 de junho de 1937) é um ex-futebolista e ex-treinador de futebol alemão.

Como jogador, foi revelado pelo Wuppertal, time de sua cidade, em 1949. Atuou profissionalmente por 11 anos, por Wuppertaler e Viktoria Köln, até encerrar sua carreira em 1965, com apenas 28 anos. No mesmo ano, virou auxiliar-técnico do Borussia Mönchengladbach.

Tornou-se técnico em 1967, comandando o Rot-Weiss Essen. Comandaria ainda o Eintracht Frankfurt e o Kaiserslautern até 1978, quando foi contratado para ser auxiliar-técnico da Alemanha Ocidental, sucedendo Jupp Derwall, promovido ao comando da seleção.

Voltaria a comandar equipes em 1984, passando por Borussia Dortmund, Bayer Leverkusen, Bayern de Munique e novamente o Bayer Leverkusen até 1998, quando foi contratado para substituir Berti Vogts no comando da Seleção Alemã.

Sob a gestão de Ribbeck, o Nationalelf viveu uma péssima fase, com destaque para a eliminação na primeira fase da Eurocopa de 2000, onde apostou na experiência: convocou 9 jogadores "trintões", sendo que os mais velhos eram o capitão Lothar Matthäus (39 anos), Thomas Häßler e Ulf Kirsten (34 anos), até então, os únicos remanescentes da equipe que venceu a Copa de 1990 que ainda jogavam.

Após a competição, Ribbeck foi demitido, dando lugar a Rudi Völler.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Bayer Leverkusen

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de AlemanhaSoccer icon Este artigo sobre futebolistas alemães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.