Ermida de Jesus, Maria, José

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ermida Jesus, Maria, José.

A Ermida de Jesus, Maria, José localiza-se no extremo norte da praia de São Lourenço, na freguesia de Santa Bárbara, concelho da Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, nos Açores.

História[editar | editar código-fonte]

Foi erguida em 1717 por iniciativa do padre Belchior Barreto,[1] que foi vigário de quase todas as freguesias da ilha, tendo entretanto se mantido mais tempo na de Santa Bárbara. Referido como de posses, entre elas contavam-se terras de vinha na fajã de São Lourenço.[2]

A ermida remonta ao século XVIII, integrante do chamado "Solar Vermelho".[3] De acordo com o padre Jacinto Monteiro, o solar e a sua quinta pertenceram em tempos idos à família dos Sousa Coutinho, encontrando-se à época nas mãos da família Gago da Câmara.[4]

Características[editar | editar código-fonte]

Em alvenaria de pedra rebocada e caiada, apresenta planta retangular com a sacristia adossada à fachada lateral direita e uma construção de apoio.

A fachada é emoldurada por dois cunhais encimados por pináculos, um soco e uma cornija que acompanha e remata as águas do telhado, com uma cruz na cumeeira. A portada é emoldurada por pilastras e cornija dupla onde assentam pináculos laterais e um elemento decorativo/simbólico em relevo ao centro.

Do lado direito da fachada ergue-se um campanário, com sino, recuado em relação à fachada mas saliente em relação ao corpo da sacristia ao qual se adossa. Tem vão rematado em arco de volta perfeita, encimado por uma pequena cornija e está assente no prolongamento da cornija da fachada.

A cobertura é de duas águas, em telha de aba e canudo, rematada por beiral simples.

No interior destaca-se, no frontão do altar, um painel de azulejos em estilo barroco, representando três frades e três freiras de joelhos diante da Sagrada Família, juntamente com o Morgado Sousa Coutinho e sua esposa. Estes últimos trajam vestes de gala com cabeleiras empoadas à moda pombalina.[5]

É acedida por uma rampa na antiga quinta. No cimo da rampa, um segundo portão dá acesso à parte mais privada da quinta e, à esquerda, a uma série de degraus que levam ao adro da ermida. Todo o muro de suporte da propriedade, situada numa plataforma elevada, é rebocado e pintado de almagre. No extremo esquerdo da plataforma, junto ao muro, está um mirante rústico, integrante da propriedade.

Referências

  1. FERREIRA, 1997:69.
  2. FERREIRA, s.d.: 215-216.
  3. Nome certamente alusivo à sua pintura com almagre, ainda encontrada em outros solares na ilha.
  4. MONTEIRO, 1982:52.
  5. MONTEIRO, 1982:51. Em painel semelhante ao encontrado na Ermida de Nossa Senhora do Pilar. FIGUEIREDO (1990) descreve a imagem como "(..) seis frades e seis freiras de joelhos e de mãos postas, em fervente adoração: é a família do padroeiro, o Padre Belchior Barreto, mais tarde vigário de Vila Franca." (Op. cit., p. 48). FERREIRA (1997), a seu turno, completa: "(...) painel de azulejos, em que figuram, em oração, os herdeiros do padre Belchior Barreto, (...) sua irmã, D. Francisca de Macedo, o marido, Capitão-mor [da ilha de Santa Maria], [José] Inácio de Sousa Coutinho e os filhos do casal." (Op. cit., p. 69).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • CARVALHO, Manuel Chaves. Igrejas e Ermidas de Santa Maria, em Verso. Vila do Porto (Açores): Câmara Municipal de Vila do Porto, 2001. 84p. fotos.
  • FERREIRA, Adriano. Era uma vez... Santa Maria. Vila do Porto (Açores): Câmara Municipal de Vila do Porto, s.d.. 256p. fotos p/b cor.
  • FERREIRA, Adriano. São Lourenço: Um Recanto de Sonho. Vila do Porto (Açores): Círculo de Amigos de São Lourenço, 1997. 96p. fotos p/b, cor.
  • FIGUEIREDO, Jaime de. Ilha de Gonçalo Velho: da descoberta até ao Aeroporto (2ª ed.). Vila do Porto (Açores): Câmara Municipal de Vila do Porto, 1990. 160p. mapas, fotos, estatísticas.
  • MONTEIRO, Jacinto. Memórias da Minha Ilha (2ª ed.). Vila do Porto (Açores): (ed. do autor), 1982. 126p.
  • Ficha 57/Santa Maria do "Arquivo da Arquitectura Popular dos Açores".
  • Ficha D-5 do "Inventário do Património Histórico e Religioso para o Plano Director Municipal de Vila do Porto".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]