Ermida de Nossa Senhora da Graça
A Ermida de Nossa Senhora da Graça localiza-se no lugar da Graça, na freguesia da Almagreira, concelho da Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, nos Açores.
História
[editar | editar código-fonte]Remonta a uma primitiva ermida edificada pelo capitão do donatário João Falcão de Sousa, conforme registado por FRUTUOSO acerca deste personagem: "Já em 16 de novembro de 1653 dera património para a ermida de Nossa Senhora da Graça, que erigira numa sua quinta."[1]
Encontra-se referida por MONTE ALVERNE (1986) ao final do século XVII.[2]
Foi reedificada em 1900.
Atualmente mantém-se em bom estado de conservação.
Características
[editar | editar código-fonte]Construída em alvenaria de pedra rebocada e pintada, apresenta de planta retangular, com o corpo da sacristia adossado à lateral esquerda.
A fachada é rasgada pela portada, ladeada por duas janelas. Os três vãos inferiores são rematados em arco quebrado sobre impostas.
A fachada lateral direita é rasgada por uma janela.
A cobertura é de duas águas, em telha de meia-cana tradicional, rematada por beiral duplo.
O conjunto é integrado ainda pela copeira, nos fundos, em plano inferior, onde se realizam os tradicionais Impérios.
Ver também
[editar | editar código-fonte]Referências
- ↑ FRUTUOSO, Gaspar. Saudades da Terra. Anotações ao Livro III das Saudades da Terra. p. 98.
- ↑ Op. cit., cap. I.
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- CARVALHO, Manuel Chaves. Igrejas e Ermidas de Santa Maria, em Verso. Vila do Porto (Açores): Câmara Municipal de Vila do Porto, 2001. 84p. fotos.
- MONTE ALVERNE, Agostinho de (OFM). Crónicas da Província de S. João Evangelista das Ilhas dos Açores (2ª ed.). Ponta Delgada (Açores): Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1986.
- MONTEREY, Guido de. Santa Maria e São Miguel (Açores): as duas ilhas do oriente. Porto: Ed. do Autor, 1981. 352p. fotos.