Ermida de Nossa Senhora do Livramento (Vila do Porto)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ermida de Nossa Senhora do Livramento.
Ermida de N. Sra. do Livramento: pia.

A Ermida de Nossa Senhora do Livramento localiza-se na freguesia da Vila do Porto, concelho da Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, nos Açores.

História[editar | editar código-fonte]

A ermida integra o chamado solar de Dna. Branca de Sousa,[1] tendo sido erguida ao tempo do capitão do donatário Brás Soares de Sousa, em 1622, sob a invocação da Senhora do Livramento, em acção de graças após o ataque de Piratas da Barbária registado em 1616.[2]

Encontra-se referida por MONTE ALVERNE (1986) ao final do século XVII.[3]

Atualmente em ruínas, o conjunto encontra-se protegido pelo Decreto Legislativo Regional nº 22/92/A, de 21 de outubro de 1992.

Características[editar | editar código-fonte]

Em alvenaria de pedra rebocada e caiada, onde se destacam os cunhais em cantaria, a ermida ergue-se na continuidade da fachada lateral esquerda. Conserva ainda o campanário com um vão sineiro rematado em arco de volta perfeita sobre impostas, uma cornija proeminente sobre a porta e uma cruz de pedra no topo posterior da cumeeira.

FIGUEIREDO (1990) recorda que apesar de suas pequenas dimensões, dispunha de um painel pintado com interessante tema religioso, talvez datado do último período da Renascença.[4] Este perdeu-se, no século XX, devido a um incêndio que consumiu a capela, originado em velas acesas no local por um devoto.

Referências

  1. Branca dos Anjos de Sousa, filha de Brás Soares de Sousa, neto de Brás Soares de Sousa e também capitão do donatário da ilha. Por essa razão, o imóvel, à rua Frei Gonçalo Velho 14 em Vila do Porto, também é denominado como "Casa do Capitão Brás Soares de Sousa". A parte do imóvel voltada para a rua principal foi demolida em 2003-2004.
  2. MONTEIRO, 1982:14; FIGUEIREDO, 1990:46.
  3. Op. cit., cap. I.
  4. Op. cit., p. 46.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • CARVALHO, Manuel Chaves. Igrejas e Ermidas de Santa Maria, em Verso. Vila do Porto (Açores): Câmara Municipal de Vila do Porto, 2001. 84p. fotos.
  • MONTEIRO, Jacinto. Memórias da Minha Ilha (2ª ed.). Vila do Porto (Açores): (ed. do autor), 1982. 126p.
  • FIGUEIREDO, Jaime de. Ilha de Gonçalo Velho: da descoberta até ao Aeroporto (2ª ed.). Vila do Porto (Açores): Câmara Municipal de Vila do Porto, 1990. 160p. mapas, fotos, estatísticas.
  • FIGUEIREDO, Nélia Maria Coutinho. As Ilhas do Infante: a Ilha de Santa Maria. Angra do Heroísmo (Açores): Secretaria Regional da Educação e Cultura/Direcção Regional da Educação, 1996. 60p. fotos. ISBN 972-836-00-0
  • MONTE ALVERNE, Agostinho de (OFM). Crónicas da Província de S. João Evangelista das Ilhas dos Açores (2ª ed.). Ponta Delgada (Açores): Instituto Cultural de Ponta Delgada, 1986.
  • Plano de Salvaguarda da Vila do Porto, Santa Maria, 1ª fase, Análise, Paulo Gouveia, SREC/DRAC, 1992
  • Ficha 29/Santa Maria do "Arquivo da Arquitectura Popular dos Açores".
  • Fichas A-8 e 9 do "Inventário do Património Histórico e Religioso para o Plano Director Municipal de Vila do Porto".
  • Ficha 15/Santa Maria do "Levantamento do Património Arquitectónico da Vila do Porto", SREC/DRAC.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ermida de Nossa Senhora do Livramento (Vila do Porto)