Ernesto II, Duque de Saxe-Coburgo-Gota

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ernesto II
Duque de Saxe-Coburgo-Gota
Reinado 29 de janeiro de 1844
a 22 de agosto de 1893
Antecessor(a) Ernesto I
Sucessor(a) Alfredo
 
Esposa Alexandrina de Baden
Casa Saxe-Coburgo-Gota
Nome completo
Ernesto Augusto Carlos João Leopoldo Alexandre Eduardo
Nascimento 21 de junho de 1818
  Palácio de Ehrenburg, Coburgo, Saxe-Coburgo-Saalfeld, Confederação Germânica
Morte 22 de agosto de 1893 (75 anos)
  Castelo de Reinhardsbrunn, Saxe-Coburgo-Gota, Império Alemão
Enterro Igreja de São Moritz, Coburgo, Alemanha
Pai Ernesto I, Duque de Saxe-Coburgo-Gota
Mãe Luísa de Saxe-Gota-Altemburgo
Religião Luteranismo
Ernesto II de Saxe-Coburgo-Gota

Ernesto II (Coburgo, 21 de junho de 1818Reinhardsbrunn, 22 de agosto de 1893) foi o segundo duque soberano do ducado germânico de Saxe-Coburgo-Gota.

Ele era o filho mais velho de Ernesto I de Saxe-Coburgo-Gota e de sua esposa, Luísa de Saxe-Gota-Altemburgo. Ele também foi o irmão mais velho de Alberto, príncipe consorte da rainha Vitória do Reino Unido.

Em 3 de maio de 1842, em Karlsruhe, ele desposou Alexandrina de Baden, mas o casamento não gerou filhos. Em 1844, Ernesto sucedeu seu pai aos ducados de Saxe-Coburgo-Gota.

Ele morreu sem deixar herdeiros e foi sucedido por seu sobrinho, Alfredo, Duque de Edimburgo (o então Príncipe de Gales, seu sobrinho mais velho, renunciou seus direitos ao ducado).

Em 26 de agosto de 1845, ele assinou um tratado de comércio com D. Maria II. Foi Ernesto II que concedeu o título de Condessa de Edla para Elise Hemsler, segunda esposa de Fernando II, seu primo.

O Duque de Saxe-Coburgo-Gota tinha a reputação de ser um grande amigo dos Estados Unidos, bem como seu irmão Alberto. Ele foi o único soberano europeu a ser apontado cônsul dos Estados Confederados da América. Além disso, Ernesto II também foi um compositor amador; sua ópera Diana von Solange recebeu duras críticas da Metropolitan Opera de Nova York, em 1890.

Ele foi também quem negociou o casamento de seus sobrinhos com o Imperador do Brasil, D. Pedro II. Era um desejo de todos dessa família ter a Coroa de um Império nos Trópicos.

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Ernesto II, Duque de Saxe-Coburgo-Gota